Curiosidades

Bolhas na pele – Causas, providências, soluções caseiras e médicas

Sapato apertado, queimadura e uma série de coisas podem causa bolhas na pele. Saiba o que fazer com elas em casa e quando procurar um médico.

A priori, as bolhas, ou flictenas são bastante comuns de aparecer em situações que causam desconforto. Como por exemplo, muitas horas de caminhada com um sapato desconfortável, ou então, por conta de um aparelho ou ferramenta pesada da academia.

Sobretudo, as bolhas podem surgir por diversos motivos. Até porque, elas surgem como resultado de um atrito indevido de algo em seu corpo. Mas, a boa notícia é que elas do mesmo jeito que são fáceis de surgirem, são também fáceis de evitar e de resolvê-las sem causar aquele incômodo enjoado.

Inclusive, o incômodo, só é causado se a bolha estourar. Portanto, mantenha essa mão “nervosa” quieta. Pois, não é recomendado estoura-las antes da hora. E já aproveita e vem conferir algumas soluções práticas e simples para você resolver essa questão das bolhas.

O que fazer se elas aparecerem?

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Seleções

A priori, se você quer se livrar das temíveis bolhas, nós indicamos que você siga essas recomendações.

Continua após a publicidade
  • Use sapatos que se ajustem bem aos seus pés. Ou seja, o seu número exato, sem estar largo e apertado demais.
  • Use meias feitas para manter os pés secos, que em geral são de fibras sintéticas. Inclusive, meias compridas não são recomendadas. Além do mais, troque as meias com frequência.
  • Use luvas para realizar tarefas repetitivas com ferramentas ou apetrechos esportivos.
  • Aplique antitranspirante nos pés. Inclusive, é aquele mesmo que você usa nas axilas. Pois, eles podem ajudar a reduzir o suor dos pés.

Primeiras providências

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Runners world

Sobretudo, se mesmo você seguindo essas recomendações de cima, surgir bolha, você pode agir de acordo com as seguintes formas:

  • Aplique um antisséptico. Basicamente, o antisséptico pode limpar o local, isto é se a bolha não tiver sido rompida. Caso ela tenha sido, use antibiótico (creme).
  • Corte a aba de pele. Calma, não estamos falando para você se machucar mais. Na verdade, estamos falando pra você cortar aquela pelinha que soltou da bolha. Até porque, cortando-a você evita machucados maiores.
  • Mantenha a bolha coberta. De todo modo, é recomendado que você mantenha as bolhas tampadas com gaze, tecido ou outro tipo de curativo. Até porque, assim você evitará qualquer tipo de irritação e infecção.

Soluções caseiras para cuidar das bolhas

1- Deixe de molho em chá de camomila enriquecido

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Lunetas

A princípio, prepare o chá com três saquinhos de chá para um litro de água fervida. Após ficar pronto, você já pode mergulhar os pés no chá por 10 minutos, isto é, se as bolhas estiverem nos pés. Caso as bolhas não estiverem em lugares que dê para imergir na mistura, você pode embebedar um algodão no chá e aplicar na bolha.

Continua após a publicidade

Além do mais, você pode acrescentar no seu chá uma colher de bicarbonato de sódio. Pois, ele ajuda a aliviar o desconforto, é um antisséptico e também pode ser um ótimo antídoto contra frieiras.

2- Use fita adesiva

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Mercado livre

A priori, não coloque a fita adesiva diretamente na bolha. Até porque, pode ser extremamente desconfortável quando for tirar. Portanto, primeiro limpe as bolhas com álcool. Em seguida, coloque uma gaze sobre elas. E logo depois, coloque a fita adesiva, para que ela fixe o curativo.

Continua após a publicidade

Inclusive, a fita adesiva é também indicada para evitar o aparecimento da bolha.

3- Recorra ao gel curativo natural

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Place hair

A princípio, o gel que estamos referindo, é a famosa babosa, ou melhor, o gel de aloe vera. Basicamente, para fazer o curativo você precisará pegar uma folha de babosa e esfregar suavemente o gel curativo nas bolhas. Inclusive, a babosa pode trazer inúmeros outros benefícios para a sua saúde.

Quando procurar o médico

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Conectando pessoas

A princípio, se torna necessário procurar uma assistência médica se caso a bolha tiver um diâmetro superior a 5 cm. Ou então, se a bolha estiver infectada. Inclusive, os sinais e sintomas da infecção são vermelhidão além das bolhas, crosta amarela, pus drenando, dor prolongada e febre.

Além do mais, é importante ir ao médico também caso as bolhas não tenham sido provocadas por conta de atrito. Portanto, se aparecer bolhas, sem um motivo aparente, pode ter sido por conta de plantas venenosas, catapora, eczema, herpes ou outro quadro. Por conta da incerteza é recomendado ir ao médico.

Continua após a publicidade

De modo geral, fique atento as reações e condições da sua pele. Inclusive, os diabéticos, que têm um processo de cicatrização mais demorado.

Qual o melhor tratamento para queimaduras com bolhas?

Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Cepelli

A priori, se as suas bolhas são consequências de queimaduras, é recomendado ir ao médico. Inclusive, as queimaduras que envolvem bolhas, são classificadas como de 2º grau. Essas queimaduras, formam as bolhas pois, elas afetam a epiderme e parte da derme.

Vale destacar que existem duas classificações para elas, as superficiais e as profundas. Basicamente, as superficiais são aquelas bolhas que tem a base rósea, úmida e dolorosa. Já as profundas, são aquelas bolhas brancas, secas e indolores.

De todo modo, os dois tipos de lesões são restauradas entre 7 e 21 dias. Além do mais, vale destacar que em hipótese alguma você deve romper as bolhas sem assepsia. Pois, estourá-las sem assepsia pode correr o risco de infecção bacteriana secundária.

Continua após a publicidade
Bolhas- Primeiros cuidados, tratamentos e soluções caseiras
Fonte: Vuello pharma

Sobretudo, o tratamento das bolhas difere dependendo da demora até chegar ao médico. Por exemplo, se as suas bolhas estiverem íntegras e o tempo da queimadura até o atendimento médico for menor que 1 hora, o médico irá aspirar com agulha, o líquido e as bactérias da bolha. Para então minimizar a dor e evitar a lesão.

Agora se o tempo de demora for maior que 1 hora, o médico terá que manter as bolhas íntegras, agora se as bolhas estiverem rompidas ele terá que retirar o tecido da epiderme que está solto, e fazer uma limpeza, para tirar qualquer indício de bactéria. Logo depois, ele aplicará os curativos necessários.

Enfim, conseguiu compreender sobre esse assunto levemente doloroso?

Vem conferir mais uma matéria do Segredos do Mundo: Dermatose – o que é, principais tipos, sintomas, características e Dermatite

Continua após a publicidade

Fontes: Seleções, Atenção primária em saúde

Imagem de destaque: Wikipédia

Próxima página »

Escolhidas para você