Você já teve a sensação de bolo na garganta, ou seja, aquela desconforto que a gente sente como se algo estivesse preso na garganta?
Pode parecer besteira, porque na maioria dos casos é, mas esse bolo pode fazer com que a pessoa sinta dificuldade na hora de respirar.
Além disso, mesmo que às vezes seja só um pigarro ou um pouquinho de catarro preso na garganta, essa sensação de algo preso nela pode indicar problemas piores.
Portanto, se você tiver com essa sensação durante muito tempo, a melhor opção é procurar um médico. Só ele poderá dizer com propriedade qual o seu problema. Enfim, vamos descobrir o que causa o bolo na garganta?
Bolo na garganta – Causas
Excesso de muco – Bolo na garganta pode ser só catarro
Em alguns casos, a sensação de que tem algo preso na garganta pode ser só o famoso catarro mesmo. Isso pode acontecer devido a problemas alérgicos ou quando o nosso corpo para de produzir saliva. No primeiro caso, a produção de muco torna-se maior. E no segundo caso, a falta de saliva pode aumentar o muco nela, deixando-a mais grossa.
- Como cuidar: No caso da falta de saliva, a pessoa precisa consumir mais água para acabar com a sensação de bolo na garganta. Contudo, em casos alérgicos, é necessário descobrir o fator que está desencadeando essa reação e tratá-lo.
Estresse e ansiedade
Sentimentos como ansiedade e estresse pode causar diversas reações no corpo. E uma delas é a sensação de bolo na garganta. Além disso, em momentos mais fortes, a pessoa também pode sentir tensão muscular, sensação de aperto no peito, tremores e até ânsia de vômito.
- Como cuidar: Nesses casos a pessoa pode tentar trabalhar com técnicas de relaxamento. Entretanto, caso os sintomas sejam muito fortes, é necessário buscar terapia e até mesmo fazer uso de ansiolíticos e calmantes.
Cáseos amigdalianos
Cáseos amigdalianos são aquelas bolinhas da garganta que aparecem dentro das amígdalas. Enfim, essas bolinhas acabam causando, além de mau hálito, um sensação bem ruim de que há um bolo na garganta.
- Como cuidar: É só retirar os cáseos amigdalianos que fica tudo bem. Aliás, em alguns casos a pessoa consegue retirar sozinha. Contudo, em outros é necessário uma visita ao otorrino.
Problemas na tireóide
A glândula da tireóide fica exatamente no pescoço, portanto, não é muito difícil a sensação de que algo está preso na garganta seja relacionado a ela. Então, qualquer alteração na tireóide pode fazer com que essa sensação apareça.
- Como cuidar: Nesse caso o melhor a se fazer é visitar um endocrinologista. Ele vai passar exames específicos para saber se a pessoa tem alguma alteração na glândula e qual o tratamento correto.
Refluxo gastroesofágico
Quando um alimento consumido volta do estômago, para o esôfago e segue em direção à boca, dizemos que é um refluxo gastroesofágico. Esse problema pode ocasionar ardência, dor, inflamação e aquela sensação de algo está preso na garganta.
- Como cuidar: A forma mais rápida para reduzir a dor que a volta do alimento causa na garganta é tomando remédios como omeprazol e antiácidos. Entretanto, é necessário visitar um gastro e tratar a real causa do problema.
Edema da glote
Também conhecido como angioedema da laringe, o edema da glote aparece como sintoma de uma forte reação alérgica. Enfim, essa reação acaba causando um inchaço na garganta, traz dificuldade na hora de respirar e também causa a sensação de bolo na garganta.
- Como cuidar: Nesse caso a melhor coisa a se fazer é correr para uma emergência. A edema da glote pode acabar causando uma parada respiratória.
Distrofia miotônica
Esta é uma doença genética que causa uma rigidez nos músculos dos pescoços. Portanto, quando a pessoa contrai o músculo, ela sente dificuldade para relaxá-lo depois. Aliás, não só o pescoço é atingido, como também as mãos, os antebraços, os pés e a face.
- Como cuidar: Deve-se ingerir remédios que auxiliem na rigidez muscular e também melhorem as dores causadas pela doença. Além disso, a pessoa precisa fazer fisioterapia para aumentar a força dos músculos.
Miastenia Gravis
Essa doença neuromuscular pode causar uma fraqueza nos músculos do pescoço. Ou seja, em alguns casos, a pessoa que tem miastenia gravis não consegue nem mesmo firmar a cabeça. Além disso alguns pacientes também dizem sentir um bolo na garganta.
- Como cuidar: É necessário tomar remédios para conseguir manter o controle dos músculos. Em alguns casos, também deve-se fazer uma cirurgia para retirar o timo, uma glândula associada ao sistema imunológico.
Câncer – o pior dos casos do bolo na garganta
Provavelmente, o pior dos casos, a sensação de bolo na garganta pode estar associada a um câncer no pescoço. Alguns outros sintomas da doença pode ser: caroço no local, dificuldade para engolir, engasgamento constante e rouquidão.
- Como cuidar: A pessoa deve procurar um médico especializado e fazer os exames necessários para seguir um tratamento para o câncer.
Então, gostou da matéria? Em seguida leia:
Imagens: Otomed, Medium, Psicologoeterapia, Abril, Uol, Gastrica, Tudosobrevidaesaude, Controledaansiedade, Uol e Agenciasertao
Fontes: Portaldohalito e Tuasaude