Curiosidades

Catarro – Causas, como se forma, sintomas e o que pode indicar

Catarro nada mais é do que uma secreção das vias aéreas feito para proteger o seu organismo de invasões que podem te fazer mal.

Por Marcella Alves de Freitas

-

Você sabia que o catarro é uma secreção das vias aéreas? Calma que nós vamos explicar. Primeiramente uma secreção transparente é responsável por proteger nossas narinas.

Ou seja, ela retém impurezas que a gente respira. Como por exemplo, poeiras e bactérias. E você deve estar se perguntando agora: e o que acontece com essa secreção?

Preparado para essa resposta? Ela desce pela garganta e você engole sem nem ver o que está fazendo. Isso mesmo, a gente engole sujeira do nariz o tempo todo. E não adianta tentar negar.

Mas calma que a história do catarro fica ainda pior. Nossos pulmões, brônquios e todas outras vias aéreas inferiores também possuem uma secreção – ou muco – protetora.

Enfim, quando nossas vias aéreas sofrem algum tipo de agreção, como uma gripe por exemplo, esse muco se modifica para tentar retirar o invasor do corpo.

Por fim, a junção de secreções das vias aéreas, com água, gordura, sais, algumas substâncias inflamatórias e restos celulares formam o catarro.

Causas e sintomas do catarro

Catarro - Causas, como se forma, sintomas e o que pode indicar
Fonte: Pinterest

O que pode causar o catarro? Muitas coisas, por exemplo:

  • Fumo
  • Alergia
  • Álcool
  • Cafeína
  • Determinados alimentos (como leite, ovo, trigo)
  • Gravidez
  • Alterações estruturais (como desvio de septo)
  • Medicamentos (como o vasoconstritor nasal)
  • Infecções virais ou bacterianas
  • Refluxo gastro-esofágico (causa muco na orofaringe)

O principal sintoma do catarro é aquela sensação pouco agradável de estar com alguma coisa presa na garganta ou na orofaringe (esse segundo é chamado de gotejamento pós-nasal). Além disso, essas sensações podem causar tosse, rouquidão, pigarro, engasgos, falta de ar e até dor em orofaringe.

O que o catarro pode indicar

secreção das vias aéreas
Fonte: R7

O nosso catarro pode ter cores diferentes e, a partir delas, conseguimos analisar qual é o tipo de infecção presente em nosso organismo. De modo geral, o catarro é transparente e assim deve permanecer. Mas em outras cores ele pode significar:

  • Verde – uma provavel infecção viral
  • Amarelo – uma provável infecção bacteriana
  • Vermelho – pode significar algo tranquilo como o rompimento de uma veia das vias aéreas, ou algo grave, como câncer de pulmão ou tuberculose (nesse caso é melhor visitar um médico)
  • Marrom ou preto – comum em fumantes e pessoas que estão expostas a poluição ou fuligem de forma constante.

Detalhes sobre o processo de formação

Fonte: Vix

Como dito anteriormente, uma secreção no nariz é formada para barrar impurezas. Entretanto, quando essa proteção não consegue fazer mais esse trabalho sozinha e o nosso organismo começa a ser infectado, os brônquios começam a trabalhar.

Glândulas dos brônquios passam a produzir uma secreção um pouco mais espessa que a anterior. Esse muco começa a ser engrossado devido a restos de anticorpos encontrados ali. Então, além de engrossar, o muco pode ganhar diferentes cores e cheiros.

E agora vem o detalhe: quando esse muco – ou catarro – fica mais grosso, é quando ele começa a ser empurrado rumo a nossa garganta. E diferentemente do que muitos dizem, não faz mal engolir o catarro. Ou seja, a história de que retarda o tratamento contra uma doença é mentira.

A triste – e nojenta – realidade

secreção das vias aéreas
Fonte: Wikihow

Quer saber por que não faz mal engolir catarro? Porque nós estamos engolindo essa secreção das vias aéreas o tempo todo sem sequer perceber. Portanto, mesmo que seja em menores quantidades, o catarro desce pela nossa garganta seguindo a força da gravidade.

Contudo, é interessante expelir (se não for pra engolir, joga fora) essa secreção. Isso porque o acúmulo de catarro pode causar falta de ar, sibilância (aquela chiadeira chatinha) e até mesmo causa uma predisposição para infecções mais graves. Como por exemplo: uma pneumonia.

Enfim, o único problema em engolir uma secreção das vias aéreas é que ela vai demorar mais tempo para sair do seu corpo. Para evitar esse pequeno problema, a dica é lavar as narinas com soro fisiológico e beber muita água durante o dia. Além disso, também é possível fazer gargarejo para ajudar na limpeza do catarro.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Inalar fumaça – Riscos para o organismo e o que fazer nesse caso

Imagens: Pinterest, Vix, R7, Wikihow e Gizmodo.

Fontes: Cuidadospelavida, Drauziovarella, Otorrinoscuritiba e Cuidadospelavida

Próxima página »

Escolhidas para você