Certamente, o gigante e temível Tiranossauro Rex é o dinossauro mais famoso de todos os tempos, todavia tem sido alvo de piadas por causa dos seus braços minúsculos e aparentemente inúteis.
Mas, por que os tiranossauros tinham braços curtos?
Ao longo dos anos foram propostas várias hipóteses que procuram responder sobretudo a questão da funcionalidade desses membros. Desta forma, foi dito que o tamanho dos braços poderia servir como:
- Suporte para levantar mais facilmente as patas traseiras;
- Característica sexual para abraçar a fêmea durante o acasalamento;
- Ferramenta para cortar a presa ou segurá-la;
- Atributo para atrair fêmeas;
No entanto, essas suposições foram debatidas e refutadas porque, em todos os casos, braços mais longos teriam sido mais úteis para os dinossauros.
Nesse sentido, o paleontólogo Steven Stanley defende uma teoria interessante que vamos conferir abaixo.
Estudo explica por que os tiranossauros tinham braços curtos
Em suma, o Dr. Steven Stanley, da Universidade do Havaí em Manoa, acredita que os tiranossauros usavam seus braços curtos para deflagrar um “corte violento” de perto.
“Seus membros anteriores curtos e fortes e garras grandes permitiriam que o T. rex , montado nas costas de uma vítima ou segurando-a com suas mandíbulas, infligisse quatro cortes por metro ou mais longos e vários centímetros, em poucos segundos”, escreveu Stanley em seu estudo, conforme divulgado pela The National Geographic.
Ele acrescentou que a fera certamente fez uso das garras de dez centímetros de comprimento para infligir feridas profundas em sua presa, o que poderia ter sido repetido “várias vezes em rápida sucessão”.
Além disso, o Dr. Stanley observou que o T-Rex possuía uma articulação quase esférica e soquete incomum, que seria ideal para cortar, pois podia se mover em várias direções.
Ele também observou que os ancestrais da criatura provavelmente tinham membros mais longos, mas evoluíram para suportar o peso maciço do resto da parte superior do corpo.
Outra teoria
Outro estudo publicado na Acta Palaeontologia Polonica, Kevin Padian, curador do Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, teoriza que os braços do T-Rex evoluíram para serem curtos para reduzir as chances de desmembramento acidental durante a alimentação frenética.
Embora muitas vezes se suponha que esses animais caçavam sozinhos, evidências mais recentes indicam que muitos deles podem realmente ter caçado em bandos.
Dito isto, quando se trata da hora da alimentação, as mandíbulas enormes e os dentes afiados do animal podem causar danos bastante sérios a qualquer coisa que esteja em seu caminho.
Portanto, Padian sugere em seu relatório que “durante a alimentação em grupo de carcaças, a redução de membros foi selecionada para manter os membros anteriores fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores da mesma espécie, evitando lesões, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.
Padian espera poder fortalecer muito sua teoria estudando marcas de mordidas fósseis em espécimes existentes em museus em todo o mundo.
10 fatos sobre o Tiranossauro Rex
1. O tiranossauro rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos; o maior espécime completo (batizado de Stan) media 11,7 metros de comprimento e 4 m de altura e pesava até 6,8 toneladas.
2. O debate sobre se o tiranossauro era um predador ou necrófago está entre os mais antigos da paleontologia; no entanto, a maioria dos cientistas concorda que o tiranossauro rex era um carnívoro oportunista, tanto predador quanto necrófago.
3. Os membros anteriores tinham apenas dois dedos com garras, juntamente com um pequeno metacarpo adicional representando o remanescente de um terceiro dedo.
4. A cauda era pesada e longa, às vezes contendo mais de quarenta vértebras, para equilibrar a cabeça e o tronco maciços.
5. A força de mordida do Tiranossauro poderia ter sido a mais forte de qualquer animal terrestre que já existiu.
Os cálculos sugerem que o T. rex adulto poderia ter gerado de 35.000 a 57.000 newtons de força nos dentes posteriores.
Em outras palavras, seria 3 vezes a força estimada para um grande tubarão branco, 15 vezes a força de um leão africano, 3 vezes força de um crocodilo de água salgada australiano e cerca de 7 vezes a força estimada para o Alossauro.
6. Mais da metade dos espécimes conhecidos de T. rex parecem ter morrido dentro de seis anos após atingirem a maturidade sexual.
7. Os tiranossauros tinham 13 vezes a acuidade visual (clareza e nitidez da vista) de um humano (uma águia tem 3,6 vezes).
8. O sentido do olfato nos tiranossauros pode ter sido comparável ao dos abutres modernos, que usam o cheiro para rastrear carcaças para limpeza.
9. O tiranossauro rex ouvia melhor na faixa de baixa frequência.
10. Há evidências de canibalismo entre os tiranossauros. As marcas de dentes indicam limpeza em vez de combate.