Notícias

Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de ataques de tubarões no mundo

O Brasil ocupou o 3º lugar no ranking de ataques de tubarões em todo o mundo. Sendo assim, o levantamento foi feito pelo ISAF.

O Brasil ocupou o 3º lugar no ranking de ataques de tubarões em todo o mundo. Sendo assim, o levantamento foi feito pelo Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (ISAF). Os dados também apontam que houve um aumento de 40% nos ataques de tubarões no Planeta.

O acréscimo aconteceu depois de 3 anos consecutivos em queda. Portanto, os casos voltaram a ocorrer no último ano. Ou seja, grande parte da diminuição dos ataques foi por conta da pandemia do novo coronavírus

Os números da ISAF mostram que o Brasil está em 3º lugar no ranking. Por isso, a lista tem a liderança da Nova Zelândia e na segunda posição está a África do Sul em casos de ataques de tubarões. 

Os ataques de tubarões

Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de ataques de tubarões no mundo

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, houve o registro de 73 casos de ataques de tubarão. Sendo assim, todos aconteceram no habitat natural do animal sem que a vítima provocasse a situação. Nos Estados Unidos da América (EUA) aconteceram 47 incidentes no total. Vale ressaltar que 28 deles foram no estado da Flórida.

Já a Austrália apresentou 12 ataques de tubarão. Apesar dos episódios, o governo revelou que ainda é um pequeno número de casos. Ou seja, sem demonstração futura de que os incidentes irão aumentar. 

Aumento de tubarões no Brasil

O surgimento de novos tubarões em algumas regiões do Brasil chamou a atenção de forma negativa para moradores locais e turistas. No Balneário Camboriú, em Santa Catarina, por exemplo, mais de uma dezena desses peixes foram vistos no decorrer dos últimos meses. Com a preocupação da população, a secretaria do Meio Ambiente da Cidade informou que o aumento não tem relação com a extensão da faixa de areia no Município.

Continua após a publicidade

Descubra logo abaixo locais em que novos tubarões foram vistos recentemente:

  • Ubatuba, em São Paulo
  • Laguna, em Santa Catarina
  • Balneário Camboriú, em Santa Catarina

 Veja também sobre Buraco negro que produz estrelas ao invés de devorá-las é descoberto!

Próxima página »

Escolhidas para você