Mundo Animal

Cachorro gigante – Características e quais as maiores raças

Há diversas raças de cães para quem quer ter um cachorro gigante. Apesar de enormes, eles costumam ser ótimos cães de guarda e salvadores.

Atualizado em 15/10/2020

Os cães são considerados os melhores amigos do homem não por acaso. Isso porque, esses animais são domesticados pelo ser humano há milhares de anos. Mesmo um cachorro gigante pode ser domesticado e ser um ótimo animal de estimação, além de cão de guarda.

Apesar de enormes e robustos, os cachorros gigantes costumam ser dóceis, tranquilos e carinhosos. No entanto, as raças de cachorro gigante foram desenvolvidas a partir de uma necessidade humana de proteção e cuidado. Desse modo, vários cães foram desenvolvidos a fim de serem cães de guarda e proteção de propriedades.

Não há um padrão para um cão ser considerado gigante. No entanto, estudiosos e criadores consideram que um cachorro gigante tem a partir de 45 quilos. Mesmo tendo sido criados para proteção, não costumam ser agressivos e são dão bem com famílias.

Cachorro gigante: principais raças

Dogue alemão, um ótimo cão de guarda

Fonte: GreenMe

Com certeza você já viu um dogue alemão, mesmo que em forma de desenho. Isso porque, essa é a raça do cachorro Scooby Doo, famoso nos desenhos animados. Na vida real, esse cão pode medir até 80 centímetros e pesar até 62 quilos.

No entanto, o Guinness Book já registrou um dogue alemão ainda maior, com 110 centímetros e 111 quilos. De modo geral, seu corpo é firme e musculoso, o que o faz ser considerado um bom cão de guarda. Por isso, precisa de muito espaço para se movimentar.

Landseer, uma raça de cão nadadora

Fonte: Mascotário

Apesar do tamanho, o Landseer é um cachorro conhecido pela personalidade bondosa, companheira, gentil e serena. De modo geral, ele pode atingir 80 centímetros de altura e 80 quilos.

Mas, o que mais chama atenção nessa raça é, com certeza, seu uso para salvamento. Por serem ótimos nadadores e lidarem bem com pessoas, eles são treinados para socorrer vítimas de afogamento.

Mastim Inglês, raça de cachorro fofa e carinhosa

Fonte: Mascotário

O Mastim Inglês aparece nessa lista por conta de sua enorme massa corporal. Eles podem ter até 90 centímetros e pesar cerca de 113 quilos. No entanto, o recordista dessa raça de cachorro pesava 156 quilos!

Eles também são muito amigáveis e leais, por isso, vão sempre fazer de tudo para proteger sua família.

São Bernardo, um cachorro gigante e muito famoso

Fonte: Mascotário

Esse é outro cachorro gigante que, com certeza, você deve conhecer por causa do cinema. Isso porque, o São Bernardo ficou eternizado pelo filme Beethoven. De modo geral, essa raça de cachorro tem exemplares de até 90 centímetros de altura e 120 quilos.

Por serem tão companheiros e cuidadosos, costumam ser chamados de cães babás. No entanto, também são famosos por babar muito!

Cane Corso, excelente cão de guarda

Fonte: mascotário

O Cane Corso é um cachorro gigante que chama muita atenção por seu porte elegante, patas alongadas, altura e magreza. Este é um cão de origem italiana, comumente usada como cão de guarda ou caça, por estar sempre em alerta. De modo geral, esses cães costuma ter 70 centímetros de altura e 50 quilos.

Dogo Argentino, cachorro gigante e sensível

Fonte: Mascotário

Assim como o nome indica, essa raça de cachorro é típica da Argentina. Além disso, trata-se de um dos cachorros gigantes mais mansos e sensíveis de mundo. Por isso, precisam ser tratados com muita paciência, ou acabam ficando profundamente tristes.

De modo geral, sua altura varia entre 60 e 68 centímetros e seu peso costuma ficar na faixa dos 45 a 50 quilos. O que tem de grande, tem de sensível!

Terra Nova, uma raça de cachorro salvador

Fonte: Patas da Casa

O Terra Nova pode ser considerado um cachorro gigante primo do Landseer e também é um excelente nadador. Pesando 70 quilos e medindo entre 60 e 80 centímetros ele é um cão fácil de adestrar. Na realidade, é uma raça que precisa ser adestrada ou passa a ser dominadora e destrutiva.

Além disso,  é utilizado no resgate aquático de vítimas e também ajuda pescadores.

Fila Brasileiro, um cão gigante tipicamente nacional

Fonte: mascotário

Um cachorro gigante integrante da lista tipicamente brasileiro, mas que se assemelha muito ao Mastim. Ele pode ter até 55 quilos e chega até 70 centímetros de altura. No entanto, para conviver bem com humanos, precisa ser adestrado.

Tosa Inu, um cão de guarda que precisa ser adestrado

Fonte: Mascotário

Apesar de figurar nessa lista, o Tosa Inu não chama muita atenção por sua altura, de até 60 centímetros. Contudo, seu peso é surpreendente, podendo chegar a até 100 quilos, e, por isso, é considerado um cachorro gigante.

Comumente, é um cão manso e reservado que se dá bem com crianças. Contudo, precisa passar por adestramento.

Komondor, uma raça de cachorro peculiar

Fonte: Mascotário

Esse cão gigante pode ter até 75 centímetros e pesar cerca de 60 quilos. Contudo, o que mais chama a atenção desse animal é sua aparência, já que seus pelos lembram um esfregão. Comuns da Hungria, eles pereciam de muitos cuidados específicos com o pelo.

Boerboel, um cachorro gigante e super forte

Fonte: Mascotário

O Boerboel trata-se de uma raça de cachorro gigante africana, que chama atenção pelo corpo forte e musculoso. De modo geral, eles têm 70 centímetros de altura e pesar cerca de 95 quilos. Além disso, ele é super obediente e pode ser facilmente domesticado.

Dogue de Bordeaux, excelente para crianças

Fonte: Canal do Pet

Apesar da cara de bravo, esse cachorro gigante pode ser ótimo para se ter em família com crianças. Eles são grandes e podem chegar 65 centímetros e 65 quilos.

Ama cães? Então você também vai gostar dessa matéria: Dog tag – O que é, história, nome e para que serve

Fonte: Canal do Pet, Patas da Casa

Imagens: Canal do Pet, Patas da Casa

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada