Ciência & Tecnologia

Bórax ou Borato de Sódio: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Mesmo sendo um mineral natural, o bórax causa irritações na pele, e, se ingerido, problemas intestinais. Mas, afinal, qual sua utilidade?

Febre entre as crianças e adolescentes o slime, uma massa colorida de aspecto gosmento ficou muito famosa de uns anos para cá. E mesmo sendo uma brincadeira inofensiva, um dos seus componentes, o bórax vem causando problemas.

Na verdade, os slimes comprados em lojas não apresentam tanto perigo. Contudo as crianças gostam de produzi-las em casa, e ai que está o problema. Isso se deve ao fato de que mistura contém várias substancias químicas, sendo uma delas o bórax (o borato de sódio). Ao misturarmos a outros ingredientes podem causar alergias.

Assim como a substancia é matéria prima de alguns produtos de limpeza, como por exemplo inseticida, dentre outros. Desta forma o bórax é classificado na classe toxicológica II pela ANVISA. Contudo, com cuidado e supervisão dos adultos tem como a brincadeira ser saudável e sem perigosos.

Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
TForce Equipamentos

Bórax e seus perigos

O bórax ou Borato de Sódio, ou ainda Tetraborato de sódio é um mineral natural derivado da mistura de um tipo de sal com ácido bórico. Assim como pode ser obtido a partir da evaporação de lagos de água salgada. No todo, se usado em porções pequenas não é toxico, porém pode causar reações alérgicas na pele se usado em grades quantidades.

Continua após a publicidade

Certamente isso se dá ao fato de ser uma substancia extremamente alcalina, com PH alto. Por essa razão ela tende a danificar a camada de gordura protetora da pele, assim podendo causar lesões parecidas com feridas vermelhas. Além disso essas lesões coçam e ardem, uma reação similar a uma queimadura.

Do mesmo modo, se ingerido ou inalado pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos bem como até hemorragias no sistema digestivo. Por outro lado, o contato constante pode acarretar no desgaste das digitais e dermatites.

Utilidades do Bórax

Por não ser prejudicial ao meio ambiente, o borato de sódio está presente em muitos produtos de limpeza. Bem como pode ser usado como limpador multiuso, a exemplos de panelas, vasos sanitários e pias. Também podem ser usados em desodorizações ou para eliminar ferrugem.

Devido também a suas propriedades antissépticas, antifúngicas, antivirais e antibacterianas o produto também pode ser usado de outras maneiras. Como por exemplo em:

Continua após a publicidade

– tratamentos de micose: como pé de atleta e candidíase, lesões na pele, no alivio de sintomas de fissuras, pele seca e queimaduras picadas.

Cia da Consulta

– enxague bucal: como antissépticos e antimicrobianos, sendo diluído em água, tratando feridas na boca e língua. Assim como desinfeta a cavidade bucal, evitando cáries. Desta forma você irá conseguir um sorriso saudável e bonito.

Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
Santos Prime Odontologia

– preparação de sais de banho: pois podem deixar a pele macia e suave.

JJ Aromas

– tratamento de Otite: isso é por causa das suas propriedades bacteriostáticas, assim ele trata otites médias bem como as externas, além do pós-operatório do ouvido.

Continua após a publicidade
Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
Clinica Omorax

Além dessas utilidades o borato de sódio, como também é conhecido o bórax, é muito importante para a manutenção dos ossos e articulações. Em outras palavras a substancia contribui para a regulação da absorção e metabolismo do cálcio, magnésio e fósforo. Contudo, sempre usado com moderação.

A febre do Slimes e os cuidados ao manuseá-los

Como dito anteriormente, os slimes, que são massas gosmentas caíram no gosto do público. Crianças adolescentes e até adultos se divertem com o brinquedo gelatinoso, que pode ser comprado pronto o feito em casa. Contudo é preciso tomar algumas precauções.

Slime – Luneta.com

O grande problema está na hora da sua confecção em casa. Ao fazer a mistura em casa, pode-se acabar colocando uma quantidade maior do que a pedida de bórax. E como falarmos antes, o ingrediente pode causar irritações na pele, além de problemas intestinais se inalado ou ingerido.

Por outro lado, podemos usar a água boricada como substituta do bórax, dando assim consistência ao slime. Essa substituição pode ser feita, pois, a água boricada também possui ácido bórico, porem em níveis mais baixos. Dessa forma uma opção mais segura.

Continua após a publicidade

Então para ter uma brincadeira segura e saudável com slimes é recomendável:

  • Escolham slimes comprados prontos em lojas;
  • Escolham produtos que não contem o bórax, como a água boricada;
  • Se preferir faze-lo em casa, sempre tenha um adulto ou responsável por perto;
  • Utilize avental e luvas na hora de misturas os ingredientes para o seu slime.
  • Faça suas misturas em locais abertos e arejados.
  • Evite colocar amaciantes ou espumas de barbear, pois podem reagir ao ácido bórico;
  • Sempre guarde bem os produtos utilizados em locais onde as crianças não irão encontra-los;
  • Limite o tempo de brincadeira até uns 30min.
  • Despois da brincadeira sempre lave as mãos.
  • Passe também hidratantes e cremes nos locais onde o slime teve contato.

E você, também caiu na graça dos slimes? Então lembre-se de sempre ter cuidado ao manusear ou produzir o brinquedo. E se gostou, confira também: Slime feita em casa pode ser perigosa para saúde das crianças

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você