Curiosidades

Caranguejo anda para trás: como ele se movimenta na verdade

O que nem todo mundo sabe é que o caranguejo anda para trás também. Ou seja, o crustáceo não se move apenas para os lados, como estamos acostumados a ver.

Se você já parou para observar um caranguejo se movendo, provavelmente notou que o crustáceo tem um jeito diferente de se locomover. Pois, em vez de caminhar para frente, ele se move para os lados. E, de forma bem rápida com suas várias pernas. Mas, o que nem todo mundo sabe é que o caranguejo anda para trás e para frente também. Caso seja necessário.

Em suma, o caranguejo possui dez patas. Sendo que, duas delas possuem a finalidade de agarrar alimentos. Enquanto que as demais são utilizadas para sua locomoção. Ademais, suas patas são rígidas e articuladas. Por isso, tende a se mover mais rapidamente para os lados.

Além disso, cada uma das patas possui sete partes menores, chamadas de artículos. Que se conectam entre si através das articulações. Sendo que a que une o corpo com a coxa é a mais complexa. E, é ela que permite que o caranguejo ande para trás e para frente.

No entanto, as outras seis articulações se movem em uma única direção. Ou seja, na lateral. Por isso, é mais comum vermos o caranguejo se movendo de lado. Principalmente, quando ele quer se mover mais rapidamente.

Anatomia e locomoção do caranguejo

Conexão Planeta

O caranguejo é um crustáceo pertencente ao filo Arthropoda. Cuja característica principal é apresentar um exoesqueleto. Ou seja, ele possui um esqueleto externo, duro devido uma substância presente chamada quitina. Que recobre todo o seu corpo. Ademais, um fato curioso é que ao longo de sua vida, esse exoesqueleto é trocado.

Como mencionado anteriormente, o caranguejo anda para trás e para frente. Mas, costuma se locomover de lado. A razão para isso, é que seu corpo foi feito para se locomover melhor assim.

Pois, esse crustáceo possui patas localizadas nas laterais do corpo. Com articulações que se dobram para o lado de fora. Por isso, é mais natural e eficiente que o caranguejo se locomova de lado. Dessa forma, uma pata nunca se move no caminho da outra. Portanto, é improvável que o crustáceo venha a tropeçar.

Enfim, toda sua movimentação é coordenada. Ou seja, de um lado, as patas se esticam. Enquanto que do outro lado, as patas impulsionam o seu corpo. Dessa forma, o primeiro par de patas tem um formato de pinças. Cuja função é capturar alimentos e para sua proteção. Já as demais patas, sua única função é a locomoção.

Ademais, o fato de o caranguejo ter olhos distantes. Também favorece o movimento na lateral. Pois, facilita ver o ambiente ao seu redor e, não apenas à sua frente. Mas, não quer dizer que o caranguejo anda apenas para os lados.

Por fim, geralmente os caranguejos são onívoros. E se alimentam de vegetais e animais, o que vai depender da espécie e de seu habitat. Além disso, a expectativa de vida desse crustáceo varia de acordo com seu tamanho, espécie e onde vive. Podendo viver por dois anos ou por 50 anos.

Caranguejo anda para trás

"<yoastmark

Apesar de ser mais comum vermos o caranguejo se movendo pela lateral. Algumas espécies evoluíram de tal forma que seus corpos ficaram mais largos e longos. O que possibilita o caranguejo andar para trás e para outras direções.

Ademais, entre as espécies do crustáceo com a capacidade para se movimentar em outras direções estão: Libinia emarginata, Mictyris platycheles e as da família Raninidae.

Dessa forma, as patas dianteiras, normalmente usadas para defesa e para alimentação. Também podem ser usadas para se movimentar para frente e para trás. No entanto, não é muito eficiente em termos energéticos. Além disso, não permite que o caranguejo se mova rapidamente.

Enfim, o caranguejo anda para trás também. Mas, é mais eficiente e mais ágil se mover para os lados. Principalmente, em situações de perigo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Esponjas-do-mar, o que são? Origem e importância para a vida marinha.

Fontes: Diário do Grande ABC; Treinamento 24; Zona Curiosa;

Imagens:

Próxima página »

Escolhidas para você