Curiosidades

Carranca, o que é? Origem e significados das esculturas folclóricas

Carranca tem uma origem um pouco confusa, porém tem vários significados. Aprenda um pouco sobre esse termo bem típico da cultura brasilera.

Certamente, você já deve ter se deparado com algumas das imagens dessa matéria. A carranca é bem mau encarada e tem uma origem pouco conhecida, além de significados bem interessantes.

Em suma, uma carranca é uma escultura com uma fisionomia feia que exagera nas feições de uma pessoa mau humorada. Tais esculturas têm o formato muito parecido com os rostos humanos, mas também misturam elementos de animais. Com essa descrição, sabemos que elas são antropomórficas, como por exemplo os dentes pontiagudos de feras ou mesmo chifres que também são características animais.

Outra característica importante de uma carranca são as cores. Podendo ter as mais diversas cores, como, por exemplo, um vermelho bem forte, passando pelo preto e até mesmo verde. Elas são feitas por um profissional chamado “carranqueiro”, que quer fazer a carranca mais feia possível Olhos esbugalhados e elementos animais são algumas características do objeto.

Agora que já sabemos o que é uma carranca, fique em seguida com a origem dessas esculturas:

Continua após a publicidade

Origem da carranca

Carranca, o que é? - Entenda sua origem e seus significados
Galeria Arte Brasileira

Primeiramente, é importante dizer que sua origem é bastante discutida. Apesar de serem encontradas aqui no Brasil, em cidades próximas ao rio São Francisco, também é encontrada em algumas religiões africanas, como a umbanda e o candomblé.

As primeiras histórias dos índios diziam que a muito tempo atrás, existia O Nego d’Água ou também conhecido como Caboclo d’Água. Esse espírito maligno afundava embarcações, matando dezenas de pessoas. A carranca, a partir dessa lenda, era colocada na frente das embarcações para espantar esse terrível monstro. Outro paralelo que podemo fazer é com os Vikings, uma vez que também tinham esculturas de seres na ponta de suas embarcações.

Com o passar dos anos, a carranca acabou se popularizando, se tornando um amuleto de proteção. Ela pode ser encontrada em diversas versões, como em estátuas para ser colocadas em casas e até mesmo como tatuagens.

Agora quando vamos para as religiões de origem africana, uma carranca pode representar tanto a imagem de Exu, quanto servir como um amuleto do mal olhado. Para a umbanda, Exu é um orixá que representa a comunicação, paciência, ordem e disciplina.

Continua após a publicidade

Tatuagens Hannya

Carranca, o que é? - Entenda sua origem e seus significados
Tattoo

Certamente você já viu alguma tatuagem igual à imagem acima. As tatuagens Hanyas são de origem japonesa, mas também podem ser chamadas de carrancas. Apesar de muitas pessoas ligarem essas máscaras ao teatro profissional japonês, existem outros significados e origens para esse símbolo.

No teatro, temos a representação exacerbada de diversos sentimentos, como por exemplo, a felicidade, o ódio ou a tristeza. As cores e formas são as mais variadas, porém sempre exageradas em suas expressões.

Também existe uma lenda de um amor proibido entre um padre e uma bela mulher. Eles não podiam continuar com esse romance, porém ele nunca a esqueceu. Consumido pelo amor, pelo ódio, pelo ciúme e pela vingança, ele acabou se tornando esse terrível monstro. Portanto, simples sentimentos transformam os humanos em monstros.

Apesar de essa segunda origem ser vista como algo ruim, as pessoas que fazem esse tipo de tatuagem veem como um amuleto de proteção ou como uma expressão para sua personalidade.

Continua após a publicidade

Outros significados

Carranca, o que é? - Entenda sua origem e seus significados
Quanto Custa Viajar

Por fim, temos mais dois significados para caso você escute essa palavra por ai. Primeiramente vamos para a cidade Carrancas, localizada no estado de Minas Gerais. A cidade é pequena com apenas 3.952 habitantes e conta com belezas naturais deslumbrantes. Vale a pena conhecer.

A palavra carranca também pode ser um adjetivo utilizado popularmente. Quando uma pessoa é mal-humorada ou fechada, por exemplo, ela é chamada de carrancudo ou carrancuda.

E aí, o que achou do significado de carranca? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado, é provável que também goste dessa matéria: Descubra o verdadeiro significado das tatuagens de cadeia

Fontes: Significados, Definição, Portal Tatto

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Cultura Niterói

Próxima página »

Escolhidas para você