Notícias

Carro que consegue voar passa em testes e pode ser comercializado

A Klein Vision desenvolveu um carro que consegue voar. Sendo assim, o veículo consegue se transformar em uma aeronave.

A Klein Vision desenvolveu um carro que consegue voar. Sendo assim, o veículo consegue se transformar em uma aeronave. O carro voador passou por diversos testes na Eslováquia e conseguiu passar em todos com sucesso.

Por isso, recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslovaca depois de 70 horas de testes de voo. Ou seja, inclui mais de 200 decolagens e aterrissagens que estão dentro dos padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA).

A Klein Vision batizou o carro que consegue voar de AirCar. Para dirigi-lo, a empresa informou que é preciso de uma licença de piloto para dirigir o veículo híbrido. Além disso, a companhia quer iniciar a comercialização do carro-avião daqui 1 ano. 

Vídeo do carro que consegue voar

Capacidades do veículo

O AirCar é capaz de voar a uma altitude máxima de 18.000 pés. Ou seja, o equivalente a 5,4 quilômetros, segundo o cofundador da Klein Vision, Anton Zajac. Além disso, em junho do último ano o carro que consegue voar viajou pelo ar entre os aeroportos de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia.

O percurso durou cerca de 35 minutos. Quando chegou ao destino, o AirCar se transformou em um carro e dirigiu pelas ruas até o centro da Cidade. 

Sobre o AirCar

Carro que consegue voar passa em testes e pode ser comercializado

Foram necessárias mais de 100 mil horas para que o grupo de profissionais elaborasse a transformação conceitual do design em formas matemáticas para que o veículo fosse capaz de levantar voo. O carro que consegue voar possui um motor BMW de 1,6 litros. Por isso, é possível conseguir o combustível para o AirCar em qualquer posto de gasolina.

Outros projetos

De acordo com o piloto de testes, inventor do AirCar e líder da equipe de desenvolvimento, Stefan Klein, a certificação obtida em seu novo modelo de sucesso irá abrir diversas oportunidades para outros projetos.

O presidente do Grupo de Especialistas em Aeronavegabilidade e Manutenção da Sociedade Aeronáutica Real, do Reino Unido, Kyriakos Kourousis, revelou que esta não é a primeira vez que um carro que consegue voar recebe um certificado.

Existem, por exemplo, o PAL-V Liberty, um giroplano que também é um carro, da empresa holandesa PAL-V. Nos Estados Unidos da América (EUA) especialistas também desenvolveram um veículo automotor e que consegue voar que se chama Transition.  

Veja também sobre Neurolink se prepara para iniciar testes de chips cerebrais em humanos!

Próxima página »

Escolhidas para você