Curiosidades

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Dentre todos os veículos originais e estranhos que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial, os mais icônicos são os carros anfíbios.

O conceito de veículo anfíbio foi criado durante a Segunda Guerra Mundial tanto por alemães quanto por americanos. A partir daí surgiram dois modelos, o primeiro foi o carro militar anfíbio alemão Schwimmwagen baseado no Volkswagen; enquanto o pequeno carro militar anfíbio americano foi inspirado no Jeep: o Ford GPA.

Embora tenha estado em produção por apenas cinco anos, de 1960 a 1965, as inovações que introduziu nunca foram retomadas por outros grandes fabricantes de automóveis. Portanto, os carros anfíbios como o Amphicar ou Anficar Modelo 770 é algo que vale a pena conhecer.

O que é um carro anfíbio?

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Um veículo anfíbio é um carro capaz de funcionar tanto em terra quanto na água, com um design exclusivo que combina todas as características de um carro padrão para estrada com um sistema de propulsão aquática de duas hélices. Entretanto, mais de cinquenta anos depois do primeiro modelo, ainda não há nada igual.

Continua após a publicidade

Desse modo, o modelo mais famoso que existiu foi o Volkswagen Schwimmwagen, um carro anfíbio com tração nas quatro rodas projetado e usado na Segunda Guerra Mundial.

Esses veículos tiveram produção em larga escala em uma fábrica em Wolfsburg, Alemanha. Assim, mais de 14.000 unidades foram fabricadas,  todavia, eles nunca foram usados ​​por civis e sua produção parou após a guerra.

Por que esse veículo não se popularizou?

Após o fim da guerra, o designer alemão Hans Trippel, que havia começado a projetar veículos anfíbios durante a década de 1930, decidiu tentar criar o primeiro carro anfíbio recreacional civil: o Amphicar.

Continua após a publicidade

Este veículo foi feito em um estilo semelhante ao Volkswagen Schwimmwagen, com o motor na parte traseira acionando as rodas traseiras e também fornecendo energia para a hélice.

Mas, o novo veículo de Hans Trippel foi feito com melhorias em relação ao seu antecessor do tempo de guerra. Embora o Schwimmwagen exigisse que a hélice traseira fosse manualmente abaixada na água no novo design do pós-guerra de Hans Trippel, havia hélices gêmeas montadas sob a parte traseira do carro que não precisava ser abaixada ou levantada, então ninguém precisava molhar os pés.

Apesar de ter causado rebuliço, o Amphicar não era particularmente nem como carro nem como barco, mas sua natureza dupla o tornou popular no mercado americano, onde cerca de 3.000 unidades foram vendidas das 3.878 montadas durante sua produção limitada.

Infelizmente, o último ano de venda do Amphicar foi 1968, menos de uma década após seu lançamento inicial. No final das contas, venderam o carro por um preço muito baixo para ser lucrativo; dados os altos custos de desenvolvimento e fabricação, e a empresa não conseguiu se manter financeiramente.

Continua após a publicidade

10 modelos de carros anfíbios mais famosos

Com o tempo, os carros anfíbios evoluíram notavelmente em forma e função para fornecer uma grande variedade de recursos e atender às necessidades exclusivas de cada usuário. Portanto, veja a seguir os modelos clássicos e modernos de carros anfíbios do universo automotivo.

1. Amphicar 770

Em primeiro lugar, temos um clássico do mundo dos carros anfíbios, o Amphicar 770. Ele tem um nome bastante autoexplicativo, ótima aparência e um funcionamento incrível.

Vendido pela primeira vez em 1961, a Amphicar Corporation recebeu apoio do governo alemão, vendendo o carro na América como um carro esporte que também poderia funcionar como um barco.

Continua após a publicidade

O marketing funcionou, e o Amphicar 770 vendeu impressionantes (para um veículo de nicho) 3.878 unidades. No entanto, a água salgada não funcionou no corpo de metal e muitos Amphicar 770 desintegraram-se.

2. Gibbs Humdinga

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Parecendo mais um barco com rodas do que um carro que pode flutuar, o Gibbs Humdinga é um veículo utilitário resistente que pode funcionar como um burro de carga tanto em terra quanto na água.

Alimentado por um Mercury Marine V8 a diesel, o Humdinga produz 370 cv pelas rodas ou pelas hélices. Com 9 assentos, uma velocidade máxima de 80 MPH em terra e 30 MPH na água, o Gibbs Humdinga pode facilmente acompanhar as capacidades de veículos utilitários dedicados na estrada e na água.

Continua após a publicidade

3. ZVM-2901 Shnekokhod

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Eliminando a necessidade de rodas, a União Soviética desenvolveu uma série de veículos “com acionamento por parafuso” nos anos 70 como uma exploração em verdadeiros veículos anfíbios.

Capaz de flutuar facilmente sobre superfícies difíceis como lama profunda, neve e até corpos d’água abertos, o ZVM-2901 é uma fusão de uma van UAZ-452 normal e o sistema experimental de acionamento por parafuso.

Embora não tenha entrado em produção, o protótipo ZVM-2901 foi recentemente restaurado para funcionar pelo atual diretor da fábrica russa do ZVM.

Continua após a publicidade

4. WaterCar Panther

Os jipes são absolutamente icônicos por um bom motivo: possuem capacidade para todos os tipos de terreno. Mas, se você sente que dirigir na água é uma parte essencial do carro anfíbio, então precisa conhecer o WaterCar Panther.

Uma criação anfíbia da WaterCar, o Panther transforma um Jeep Wrangler em um carro anfíbio de alta velocidade. Iniciando a produção em 2013, o WaterCar Panther custa um preço base de US $ 158.000.

Com efeito, alimentado por um Honda V6, o Panther deriva sua propulsão aquática de um jet-drive semelhante, permitindo que atinja 45 MPH em águas abertas.

Continua após a publicidade

5. CAMI Hydra Spyder

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Um dos anfíbios mais caros, o CAMI Hydra Spyder alcançou um preço intimidante de US $ 275 mil. Aliás, este modelo combina barcos esportivos com carros esportivos.

Alimentado por um Chevy LS2 V8 de 6 litros, o CAMI Hydra Spyder produz impressionantes 400 cv e pode atingir altas velocidades em terra. Portanto, na água, porém, o Hydra Spyder pode transportar 4 pessoas a velocidades de até 50 MPH e tem um desempenho semelhante ao do jet-ski.

6. Rinspeed Splash

Continua após a publicidade

Em vez de usar um casco de barco tradicional, o spoiler do Splash gira para funcionar como um hidrofólio. Essencialmente asas para a água, os hidrofólios são uma tecnologia usada em barcos de alta velocidade avançados e que se aplica diretamente ao Splash.

Desse modo, usando um motor eficiente de 140 HP, o Splash pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 50 MPH voando em suas asas de água.

7 . Gibbs Aquada

Este modelo surgiu para cruzar o estilo, o manuseio e o desempenho de um carro esportivo com as qualidades de um barco esportivo. Com efeito, o Gibbs Aquada usa um V6 de montagem central que produz 250hp na estrada e um jet drive produzindo 2.200 libras de empuxo para atingir esse desempenho.

Continua após a publicidade

Entretanto, seja qual for a superfície em que você dirige, o Aquada é um veículo totalmente divertido de aparência e desempenho.

8. Caminhonete anfíbia Watercar PythonVia Carscoops

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Combinando uma mistura improvável de caminhão e Corvette, o WaterCar Python possui um motor da série LS do Corvette, dando-lhe um desempenho brutal tanto na estrada quanto na água.

Além do desempenho, o WaterCar Python é um espetáculo para ser visto na água, o que o torna um dos anfíbios mais legais que existem.

Continua após a publicidade

9. Corphibian

Baseado em uma picape Chevy Corvair robusta, o Corphibian foi uma criação anfíbia única com alguns visuais marcantes.

Feito por uma equipe de engenheiros da Chevy, com a esperança de que a criação caprichosa se tornasse uma opção para o caminhão Corvair, contudo o Corphibian se tornou um barco totalmente dirigível.

Apesar de tudo, ele é incrível e provavelmente é o veículo perfeito para um passeio de fim de semana no lago.

Continua após a publicidade

10. Rinspeed sQuba

Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Por fim, os fãs de James Bond podem reconhecer o conceito de um Lotus submersível e o destaque “Q”. Na verdade, esta criação foi diretamente inspirada no icônico submarino 007 Lotus Esprit.

Produzido apenas como um conceito único, o Rinspeed sQuba toma a base de um Lotus Elise, instala um trem de força elétrico, veda todas as partes eletrônicas e transforma o carro em um submarino completo.

Então, gostou de saber mais sobre os carros anfíbios? Pois, leia também: Manuscrito Voynich – História do livro mais misterioso do mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você