Curiosidades

Casca de ovo, como usar? Consumo, reutilização e benefícios

Confira 20 usos brilhantes para cascas de ovo em casa, no jardim e como suplementos nutricionais que trazem diversos benefícios à saúde.

Por Adelina Lima

-

Por muito tempo, ouvimos falar dos benefícios do consumo de ovos para a saúde. Para esclarecer, os ovos são uma fonte barata e versátil de proteína, ideais para serem preparados e acompanhados em diversas receitas. Mas, e a casca do ovo?

Pesquisas sugerem que podemos estar perdendo uma fonte valiosa de cálcio quando jogamos fora as cascas dos ovos. Ou seja, a cobertura externa dura do ovo é composta por carbonato de cálcio, proteínas e outros minerais. Dessa forma, meia casca de ovo pode atender às necessidades diárias de cálcio de uma pessoa adulta.

Fonte: Pinterest

Para melhorar a saúde das articulações, você pode consumir a membrana do ovo, que fica entre a casca e o ovo, especialmente visível quando você descasca um ovo cozido. Por isso, se decidir consumir a casca na forma de pó, não remova a membrana.

Estudos realizados mostraram que o consumo de membrana pode melhorar significativamente a saúde das articulações, bem como auxiliar no tratamento de doenças como a osteoporose.

Além dos benefícios nutricionais que as cascas de ovo oferecem, há uma imensa variedade de usos para elas, tanto no jardim quanto em casa, por exemplo. Por este motivo, reunimos neste artigo, uma seleção de coisas surpreendentes que você pode fazer para reaproveitá-las.

Como usar a casca de ovo?

Com efeito, aqui estão todas as coisas impressionantes para as quais as cascas de ovo podem ser usadas:

Uso na jardinagem

Fonte: Pinterest

1. Veneno de pragas de jardim

Se acaso existem pragas indesejadas em seu jardim, como lesmas e formigas, por exemplo, há um modo fácil de se livrar delas. Neste caso, as cascas de ovo podem se tornar seu novo melhor aliado. Espalhe nos lugares infestados e desfrute de um jardim livre de pragas.

2. Adubo

Da mesma forma que as cascas dos ovos adicionam cálcio à nutrição devido à sua composição de cálcio, elas farão o mesmo com o seu jardim. Ou seja, usá-las como adubo será ótimo se você cultivar tomates ou pimentões, por exemplo.

3. Use-as como vasos de plantas

Os usos inteligentes para o revestimento do ovo incluem o plantio nas próprias cascas. Afinal, não é preciso desperdiçar dinheiro em copos caros para plantar suas mudas. Em vez disso, coloque as sementes algumas cascas. Em seguida, você transfere diretamente a muda no solo com cobertura externa do ovo. Como resultado, a casca do ovo vai comportar e dar um impulso de cálcio ao solo e consequentemente à planta.

4. Compostagem orgânica

Em caso de dúvida sobre o que fazer com estes itens biodegradáveis, você pode jogá-los numa pilha de compostagem. Consequentemente, elas se decomporão e criarão um excelente composto para o crescimento de suas plantas.

Suplemento nutricional

Fonte: Pinterest

5. Ração de galinhas

A primeira coisa que você pode fazer com suas cascas de ovo é simplesmente jogá-las de volta para alimentar suas galinhas. Pois, elas são um suplemento de cálcio excelente, natural e barato que suas galinhas precisam para botar ovos saudáveis.

6. Coloque-as no café

Se você gosta de café doce, uma dica é ferver cascas de ovo e colocá-las no café. Desse modo, elas contribuem, não apenas para reforçar os níveis de cálcio, como também para inibir alguns sabores amargos.

7. Consuma as cascas de ovos

Você sabe que pode comer o ovo, mas sabia que também pode comer a casca do ovo? Sim você pode! Basta assá-las e depois moê-las para criar um pó fino. Depois disso, você pode jogar o pó em qualquer bebida para potencializar a ingestão de cálcio. Por outro lado, o consumo de cascas inteiras e não higienizadas pode causar engasgo e problemas de saúde.

8. Comida de cachorro

Se você tem um cachorro como animal de estimação, certamente vai querer fazer tudo para deixar seu amigo peludo o mais saudável possível. Então, você deve considerar cozinhar cascas de ovo e transformá-las em pó. Em seguida, armazene-os em um recipiente hermético. Eventualmente, quando quiser dar ao seu pet um aumento de cálcio, misture um pouco do pó em sua ração.

Usos na limpeza

Fonte: Pinterest

9. Limpadores de panela

Jogue as cascas de ovo na panela com um pouco de sabão e água morna. Posteriormente, os filamentos da cobertura externa do ovo vão se quebrar e se tornar abrasivas para remover a sujeira.

10. Clareador de roupas

Coloque cascas de ovo em uma meia com algumas rodelas de limão. Em seguida, coloque na lavadora com roupas brancas e espere para ver um resultado surpreendente.

11. Limpador de ralos

Alguns dizem que cascas de ovo são um excelente limpador de ralos. Dessa maneira, basta fazer com que elas desçam pelo ralo da pia e sejam uma ferramenta de limpeza abrasiva para seus canos.

12. Limpador de vasos

Um dos muitos usos úteis para cascas de ovo é limpar vasos estreitos. Os vasos que são usados ​​para segurar uma única rosa são muito bonitos, mas geralmente muito difíceis de limpar. Nesses casos, a casca do ovo pode ser de grande ajuda. Para limpar, basta encher o vaso com água morna, sabão e cascas esmagadas. Em seguida, agite a mistura. Por conseguinte, a água morna e o sabão irão soltar a sujeira, enquanto as cascas limparão todo o recipiente.

Usos como remédio caseiro

Fonte: Pinterest

13. Remédio cicatrizante

Quando você quebra um ovo, geralmente vê a membrana do ovo ainda presa à casca. Da próxima vez que você tiver um corte ou ferimento aberto, pegue as cascas do ovo e coloque diretamente na ferida. Todavia, isso vai liberar nutrientes para melhorar a cicatrização de cortes e farpas.

14. Remédio para dor de dente

Um dos muitos usos úteis para cascas de ovo é usá-lo para parar uma dor de dente. Aliás, basta misturar partes iguais de cada casca e aplicar no dente e na gengiva.

15. Analgésico

Você já sentiu dores nos músculos ou nas articulações? Então use as cascas de ovo para aliviar a dor. Do mesmo modo, basta fervê-las com um pouco de água e passar a mistura sob os músculos doloridos e articulações para amenizar a dor.

Usos da casca de ovo no tratamento de beleza

Fonte: Pinterest

16. Máscara facial

Gosta de máscaras faciais que hidratam e tonificam o rosto? Tente fazer uma máscara facial de casca de ovo e sinta com se sua casa tivesse virado um SPA. Além de hidratar, as cascas ajudam a higienizar, esfoliar, bem como limpar a pele.

17. Reparador de cutículas

Acredite ou não, mas você pode reparar suas cutículas colocando um pedaço de casca de ovo quebrada em cima da unha, com a membrana do ovo voltada para baixo. Quando a casca secar, você deve retirá-la e verá que a cutícula está fixada com os nutrientes da membrana.

Usos diversos para a casca de ovo

Fonte: Pinterest

18. Afiador de faca

Não perca seu tempo ou dinheiro comprando um amolador de facas. Em vez disso, coloque suas cascas de ovo não utilizadas em uso. Dessa forma, você precisará colocá-las no freezer para que fiquem bem duras. Então, quando estiverem congeladas, é só passar suas facas por elas para criar uma borda mais afiada.

19. Isca de pesca

Colocar no anzol algumas cascas de ovos pode ajudar a atrair peixes para sua área de caça. Além disso, outra dica é queimar algumas cascas para dissipar os mosquitos presentes no local.

20. Ornamentos DIY

Por fim, experimente fazer um furo no fundo da casca do ovo com um alfinete. Dessa forma, é só retirar o ovo e depois decorar as cascas como quiser.

Então, se gostou deste artigo, deveria ler também: 7 coisas que acontecem no seu corpo se você comer 2 ovos por dia

Fontes: Atmosfera Online, Green Me Brasil

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você