Mundo Animal

Cavalo dorme em pé? Veja se é verdade e por que isso acontece

Assim como os humanos, os cavalos dormem em ciclos diferentes. Eles podem cochilar, ter um sono leve e profundo. Mas, por que eles dormem em pé?

Você já se perguntou por que os cavalos dormem em pé em vez de deitar como os outros animais? Acontece que isso é apenas meia verdade. Ou seja, é fato que os cavalos podem dormir em pé, mas para entrar em um sono profundo e reparador, o cavalo realmente precisa deitar.

Na natureza, os cavalos são presas. Desse modo, os cavalos são capazes de dormir em pé porque se um predador atacasse uma manada de cavalos, os cavalos perderiam um tempo precioso de fuga lutando para ficar de pé.

Em suma, um cavalo deitado é mais vulnerável a ataques. Todavia, os cavalos deitam-se de lado para dormir por períodos de tempo, geralmente à noite.

Alternância na hora do sono

Fonte: Pexels

Em rebanhos de cavalos, mesmo em rebanhos domesticados, um cavalo quase sempre permanece em pé enquanto os outros deitam e dormem, e esta posição é alternada durante a noite. Você pode observar esse comportamento facilmente em cavalos enquanto observa o rebanho de seus cavalos ou até mesmo observa rebanhos pastando perto das estradas por onde passa. Então, note que um cavalo sempre ficará de pé enquanto os outros se deitarão.

Continua após a publicidade

Ao observar o rebanho, observe qual cavalo fica de pé com mais frequência e se todos os cavalos estão deitados sem uma sentinela em pé. Se um cavalo fica parado a maior parte do tempo, pode ser uma dica de que aquele cavalo em particular não está muito ligado ao seu rebanho e não é capaz de descansar facilmente em sua companhia.

No entanto, se todos os cavalos se deitarem regularmente, é um bom sinal de que seus cavalos se sentem seguros e confortáveis ​​em sua dinâmica de rebanho.

Posição para dormir

Cavalo dorme em pé? Veja se é verdade e por que isso acontece
Fonte: Pexels

Como os cavalos dormem confortavelmente em pé? Em suma, o “aparelho de apoio” das pernas dianteiras e o “aparelho de verificação” (funções dos tendões e ligamentos das pernas) das pernas trava suas pernas enquanto eles dormem para que não caiam. Eles ativam esses aparelhos ficando em posição ereta e girando os quadris para a direita ou para a esquerda.

Com efeito, o peso do cavalo ficará nas patas dianteiras e em uma traseira. O outro casco traseiro apoiará em seu dedo do pé enquanto o cavalo ‘ergue o pé’. Isso bloqueia o cavalo na posição. Em sono profundo, que pode durar apenas alguns minutos, as orelhas do cavalo relaxam para o lado, os olhos caem e o cavalo deixa a cabeça pender.

Continua após a publicidade

Por outro lado, quando os cavalos dormem deitados, isso é mais estressante para eles do que ficar em pé para dormir. Mas, não é incomum ver cavalos esticados tomando banho de sol. Deitar-se causa muito estresse em seus órgãos internos.

Além disso, um cavalo que fica deitado de lado ou de costas por um período de tempo corre o risco de acúmulo de sangue e outros efeitos potencialmente prejudiciais. Quer estejam de pé ou deitados, os cavalos podem desfrutar de um bom sono. Por fim, existem relatos de cavalos que nunca se deitam, mas isso é raro.

Sono dos cavalos em idades diferentes

Fonte: Pexels

Os padrões de sono dos cavalos variam com as diferentes idades e por diferentes razões. Primeiro, um cavalo adulto requer apenas 2-3 horas de sono profundo por dia. Isso apesar dos muitos cochilos que eles podem tirar durante outras horas do dia.

Para os potros, eles precisam dormir mais e podem dormir enquanto as mães vigiam. Os potros passam a maior parte de seus dias dormindo até terem pelo menos três meses de idade. Durante esse tempo, eles dormem metade do dia. Aos três meses, precisam aprender a dormir em pé. Além disso, eles também tiram várias sonecas durante o dia.

Continua após a publicidade

Corpos hipervigilantes

Cavalo dorme em pé? Veja se é verdade e por que isso acontece
Fonte: Pexels

De acordo com pesquisadores veterinários, os cavalos precisam de cerca de 30 minutos de sono deitado todos os dias e passam cerca de 12% do dia cochilando em pé. Entretanto, como os cavalos passaram milênios como presas, seus corpos são hipervigilantes, isto é, eles evoluíram para ficar alertas e reativos aos menores estímulos.

Assim, apesar de os vermos sempre de pé, os cavalos podem deitar para descansar durante a noite. Contudo, se um cavalo ficar deitado por um longo período, é necessária uma visita de emergência ao veterinário.

Quando os cavalos estabelecem sua circulação, que depende da contração dos músculos das pernas à medida que caminham para ajudar a movimentar o sangue, fica comprometida e com o tempo eles podem ficar muito doentes.

Cavalos saudáveis ​​se deitam regularmente por horas, mas um cavalo lutando para se levantar e que não consegue ficar em pé, provavelmente está com um problema grave de saúde e precisa de um veterinário imediatamente.

Continua após a publicidade

Se você gostou de saber mais sobre os hábitos de sono dos cavalos, vai gostar de: Como pegar no sono – Técnicas para dormir mais rápido

Fontes: Perito Animal, ABCCMM, Compre Rural, Superinteressante, UFSM

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você