Curiosidades

Qual é a melhor posição para dormir?

Dormir bem depende da combinação de uma série de fatores de ambiente e saúde, mas um dos mais importantes é escolher a melhor posição.

Por P.H Mota

Para dormir bem, é preciso manter hábitos saudáveis e um ambiente aconchegante. No entanto, encontrar a melhor posição para dormir também pode fazer toda a diferença para o bem-estar no dia seguinte.

Por mais que cada pessoa possa ter uma preferência diferente, existe um consenso científico que diz que a melhor posição para dormir é de lado. A princípio, é a forma ideal de posicionar o corpo para que a coluna fique bem apoiada, evitando problemas e dores nas costas.

No entanto, outras posições também podem trazer benefícios, em situações específicas. Independente da posição, também é fundamental que colchão e travesseiros estejam bem posicionados e com boa qualidade.

Qual é a melhor posição para dormir?

Dormir de barriga para cima

Quem dorme com a barriga para cima favorece a postura corcunda, em razão da anteriorização da cabeça apoiada no travesseiro. A posição também pressiona a região lombar com mais intensidade, o que pode gerar dores nas costas. Além disso, deitar dessa maneira também promove o ronco e a apneia, uma vez que a língua bloqueia parte do ar que passa pela garganta.

Continua após a publicidade

Por outro lado, quem sofre com dores ou alterações no ombros pode se beneficiar dessa posição. Da mesma forma, se a pessoa está indo dormir com algum tipo de ferimento ou pomadas e cremes no rosto, pode dormir nessa posição. Para reduzir os danos, é interessante colocar uma almofada no pescoço e uma nas costas ou sob os joelhos.

Dormir de barriga para baixo

Para o pescoço, dormir de barriga para baixo está longe de ser uma das melhores posições. Isso porque o pescoço precisa ficar virado de lado, além da coluna não respeitar a curvatura natural.

Continua após a publicidade

A solução para quem não consegue mudar de posição pode ser utilizar um travesseiro fino e macio sob o abdômen. Dessa maneira a coluna tem melhor sustentação e as dores podem ser reduzidas ou evitadas. Ainda que essa seja a posição de preferência, não é indicado permanecer nela durante toda a noite.

Melhor posição para dormir: de lado

Dormir de lado é a melhor forma de garantir a saúde da coluna, mas algumas recomendações são necessárias para que o efeito seja melhor. Além de um travesseiro para a cabeça, é bom colocar um outro mais fino entre as pernas. Essa combinação garante que a coluna mantém a curvatura natural, evitando danos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, dormir de lado com um travesseiro muito alto ou sem nenhum, pode ser prejudicial. Também não é recomendado ficar em posição fetal, pois os ombros ficam muito deslocados para a frente, promovendo a corcunda.

Qual lado é melhor?

Agora que já ficou estabelecido que a melhor posição para dormir bem é de lado, é preciso diferenciar os dois. Ainda que possa parecer a mesma coisa, existem diferenças entre se apoiar do lado esquerdo ou direito.

Dormir sobre o lado esquerdo traz uma série de benefícios para a saúde do corpo. Primeiramente, a posição beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central. Além disso, já que o coração está desse lado do corpo, a posição garante que a artéria aorta (responsável por bombear o sangue) não fique obstruída durante o sono.

Da mesma forma, o estômago e o intestino grosso também está ligeiramente posicionado à esquerda. Portanto, deitar-se sobre esse lado faz com que o fluxo de alimentos aconteça com mais facilidade durante a noite.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você