Curiosidades

Pé grande, mito ou verdade? Saiba quem é a criatura e o que diz a lenda

A lenda do pé grande já rodeia a cultura americana há muitos anos. Entretanto, ainda há muito o que desvendar, vem descobrir com a gente

Atualizado em 19/05/2019

Com certeza você já deve ter ouvido sobre a lenda do pé grande. A lenda, aliás, faz parte do folclore do Himalaia há mais de 100 anos atrás. Contudo, essa lenda não é tão disseminada para os brasileiros, ela é uma lenda mais popular na cultura americana.

Basicamente, essa lenda foi levada a diante, pois muitos americanos começaram a contar casos de que estavam vendo muitas dessas criaturas. Além disso, segundo eles, esses seres que vivem em montanhas, eram brutais e poderiam ameaçar a vida dos seres humanos.

Entretanto, mesmo que essa lenda imaginária americana já esteja presente nas histórias há muitas décadas, ainda não se confirmaram nenhuma prova concreta sobre a existência deles.

Mas, então quem seria esse abominável homens das neves, ou melhor, o famoso pé grande? Vem que iremos lhe contar tudo que sabemos sobre essa criatura.

Quem é o Pé Grande?

Abominável homem das neves ou pé grande? Saiba mais

Mesmo quase todos já constatarem que o pé grande não se passa de uma lenda, ainda existem pessoas e cientistas que realmente acreditam na existência dessa criatura no meio das neves. Além do mais, os cientistas que acreditam que ele possa existir, acreditam também que possa existir outras espécies de pé grande.

Entretanto, o mito de que existe realmente o pé grande, se tornou popular na década de 1950. Em vista disso, essa história se iniciou logo após, o alpinista britânico Eric Shipton publicar uma série de fotos de algumas pegadas gigantes que ele havia encontrado na superfície gelada da cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia.

Sim, você com certeza pensou que poderia ser qualquer outro urso, ou animal que lá consegue sobreviver. Porém, o que chamou atenção para eles, foi que o animal além de ter dois pés, assim como o ser humano, sua pegada seria de um animal com mais de 200 quilos, e que ele poderia chegar até três metros de altura.

Abominável homem das neves ou pé grande? Saiba mais

Então dá para se imaginar, como ele poderia ser grande, não é mesmo? E por isso se explica o medo que muito americanos sentiram e ainda sentem por esse mito do pé grande. Até porque tudo indicou que ele seria bem mais forte que um ser humano.

Contudo, o pé grande, ou Yeti ou os “Abominável Homens das Neves” são criaturas cheias de pelos, com traços parecidos com de um macaco, e que vivem nas florestas geladas dos Estados Unidos e do Canadá, totalmente isolados. Por isso então, é difícil de constatar alguma coisa sobre eles.

Entretanto, como já foi dito muitos pesquisadores chegam a acreditar que realmente existe ou existiu as criaturas pé grande. Por isso, esses cientistas que afirmam existir chegaram a separa-los em 4 espécies:

4 espécies de Pé Grande

  1. O primeiro seria os Sasquatch Canadense. Basicamente, eles mantém as características básicas do Pé Grande original, porém com hábitos mais noturnos e com uma velocidade acima da média.
  2. Em segundo seria os Yeti do Nepal, ou “Abominável Homem das Neves”. Esses seriam uma versão do Pé Grande para regiões geladas, sendo descritos como habitantes das Montanhas do Himalaia.
  3. Em terceiro seriam os Yowie Australiano, os quais possuem olhos vermelhos, pelo preto em uma altura que varia entre 1 metro e meio a 3 metros e meio. Provavelmente o mais assustador de todos.
  4. Por último, seriam os Orang Pendek da Indonésia, os quais são uma versão pequena do pé grande, medindo apenas 1 metro e meio, e com uma leve barriguinha e com um cabelo grande e liso.

Situações reais contendo o pé grande

Logo depois, do alpinista britânico Eric Shipton, surgiram milhares de pessoas dizendo que avistaram famílias de pé grande. Dentre esses casos um dos mais marcantes foi a filmagem de Roger Patterson e Robert Gimlin, em 1967, em que eles filmaram, uma suposta aparição do animal, o qual se movimentava como um ser humano.

Basicamente, no vídeo aparece uma criatura com cerca de 2 ou 3 metros de altura e ainda bastante peludo. Contudo, o vídeo não tem uma resolução boa, o que impede de visualizar detalhadamente a imagem da criatura. Além também de dificultar para os pesquisadores, para descobrirem a veracidade do caso.

Para você ver com os seus próprios olhos, e tirar sua conclusão, procuramos o vídeo para lhe mostrar melhor:

Além desse caso, houve também outras suposições, porém dessa vez foi com fotos. Esse caso foi o próprio Departamento de Transportes do Arizona, que publicou a foto, a qual era bem medonha. A imagem havia sido feita das câmeras de segurança da rodovia SR 260.

Nas fotos, aparentemente mostram uma família de pé grande. Contudo, como é de se esperar a imagem também está com uma péssima resolução, por ter sido feita de câmeras de segurança. Porém, mesmo assim, a foto se popularizou e foi bastante compartilhada no Facebook.

Abominável homem das neves ou pé grande? Saiba mais

Porém, as as opiniões se dividiram. Pois, muitos acreditaram na teoria de que realmente poderia ser uma família de pé grande, enquanto outros já não viam nada de anormal, e ainda achavam que poderia ser apenas troncos de árvores cortados e espalhados pela beira da estrada.

Mas, e você o que achou? Você acredita ou não na lenda do Pé Grande?

Gostou de saber mais sobre essa lenda americana? Continue nos acompanhando: 6 monstros lendários que já assustaram e ainda assustam o mundo

Fontes: Fatos desconhecidos, Fatos desconhecidos

Imagens: Fatos desconhecidos, Fatos desconhecidos, Fatos desconhecidos