Curiosidades

Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios

A Caverna Son Doong, no Vietnã, é a maior da Terra, mas permaneceu intocada por muitos anos, devido à sua localização inacessível.

A gigantesca caverna Son Doong do Vietnã é apenas uma das centenas de cavernas de calcário no Parque Nacional Phong Nha Ke-Bang. Ela foi explorada pela primeira vez em 2009, contudo só abriu para visitas públicas em 2013.

Dentro deste mundo subterrâneo, há uma passagem especialmente grande medindo quase 10 quilômetros de comprimento. Em certos pontos, a cavidade do local tem mais de 200 metros de altura do chão ao teto.

Além disso, Son Doong não é apenas enorme em escala, mas também possui uma quantidade surpreendente de biodiversidade. Vamos conferir mais sobre esse lugar único do planeta Terra.

Onde fica Son Doong?

Localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, Patrimônio Mundial da UNESCO, no Vietnã, Son Doong é considerada uma das maiores cavernas naturais do mundo.

Ela situa-se perto da fronteira com o Laos, no centro do Vietnã, e possui um rio subterrâneo interno de fluxo rápido que esculpiu a gigantesca estrutura.

Com mais de 9 quilômetros de extensão e 200 metros de largura, é tão grande que poderia caber em um quarteirão inteiro de prédios de 40 andares em – ou um Boeing 747 poderia voar sem que suas asas tocassem as paredes da caverna.

Continua após a publicidade

Estima-se que a caverna tenha se formado em seu ambiente rico em calcário entre dois e cinco milhões de anos atrás, mas não foi descoberta até 1991, quando um fazendeiro a encontrou enquanto procurava madeira.

O vento e o barulho do rio impetuoso, bem como a descida íngreme, impediram o homem de explorar ainda mais a caverna. Aliás, levaria mais 18 anos para Son Doong ser totalmente mapeada por um grupo de espeleólogos.

O que há no interior da caverna?

Os cientistas que visitaram Son Doong descobriram uma riqueza de formações geológicas recordes, incluindo as maiores contas de calcário do mundo e as estalagmites mais altas.

Enormes sumidouros mais profundos na caverna permitem que a luz do sol e a chuva alimentem dois ecossistemas de selva intocados que abrigam raposas voadoras, bem como os únicos macacos subterrâneos do mundo e peixes brancos sem olhos.

Uma dessas florestas tropicais prósperas é tão vasta que até tem seu próprio sistema climático localizado. Ademais, em 2019, um trio de mergulhadores britânicos descobriu um túnel submarino que liga Son Doong a outra caverna.

13 curiosidades sobre a maior caverna do mundo

1. Um fazendeiro da vizinhança, particularmente Ho Khanh, notou a entrada da caverna Son Doong em 1991; porém ele não a explorou de início. Isso só ocorreu mais tarde com a chegada de uma equipe de pesquisadores.

2. Son Doong Cave é a casa do grande rio Rao Thuong, que flui rapidamente no subsolo, tornando perceptíveis os sons estridentes e intensos no exterior da caverna.

3. Estima-se que a caverna Son Doong, de 2 a 5 milhões de anos, tenha 5 km de comprimento e possa acomodar até 68 aviões Boeing 777. Todavia, a quantidade pode ser maior, porque os pesquisadores acreditam que nem os dispositivos de última geração podem ajudar a descobrir o tamanho preciso desse milagre da natureza.

4. A caverna Son Doong não é apenas conhecida por sua dimensão gigantesca, contudo também fornece uma rica variedade de mundo natural. Além disso, as pessoas da expedição encontraram uma selva intacta com biodiversidade sem as marcas da exploração humama.

5. Para homenagear o ambiente extraordinário e puro da caverna, os espeleólogos se referiram a ela como “o Quintal do Éden”.

6. Ainda outro fator distintivo sobre a caverna é que ela incorpora um sistema para o surgimento de estalactites e pérolas de caverna de calcário. Aliás, acredita-se que elas se formaram a partir do fenômeno único por alguns anos, onde a água escorria, secava e deixava camadas de calcita sobrepondo grãos de areia.

Mais fatos sobre Son Doong

7. Com sua beleza irresistível, a caverna Son Doong atraiu muitos amantes da investigação, muitos dos quais são estrangeiros e principalmente celebridades.

8. A partir de 2015, a caverna Son Doong foi listada como a caverna identificada mais importante da Terra.

9. O calcário é o verdadeiro tipo de pedra que compõe a caverna Son Doong e, além disso, possui alguns grandes depósitos de calcita.

10. Existem grandes arbustos, palmeiras tropicais, samambaias de muitas variedades e plantas rastejantes tipo dosséis explícitos da boca da caverna para o interior.

11. No chão da caverna e nas paredes se desenvolvem espessas camadas de musgo e algas, bem como pode haver morada de vários insetos e pequenos animais.

12. Ao entrar na caverna, você pode encontrar-se perdido em um mundo paralelo. Você pode ver alguns lagos antigos, cachoeiras e rios subterrâneos que formam a caverna como uma paisagem viva, cheia de imagens e sons.

13. Por fim, há ondas de estalagmite no chão da caverna com bolas de pedra que parecem pérolas formadas por água corrente por milênios.

As fotos mais incríveis de Son Doong

Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios Conheça Son Doong, a maior caverna do mundo, onde caberiam edifícios

Então, gostou de saber mais sobre a maior caverna do mundo? Pois, leia também: Lugares misteriosos – 20 destinos surpreendentes pelo mundo inteiro

Próxima página »

Escolhidas para você