Curiosidades

CBLoL, o que é? Como funciona, onde assistir e todos os campeões

Organizado desde 2012, o CBLoL reúne as principais equipes do cenário competitivo de League of Legends no Brasil em duas etapas.

Atualizado em 28/08/2020

Cada dia mais popular, CBLoL é a sigla para Campeonato Brasileiro de League of Legends. O jogo online é um dos mais importantes no cenário competitivo internacional, ao lado de StarCraft, e reúne milhões de espectadores online e presencialmente.

O torneio brasileiro define as melhores equipes do país, classificadas para disputar o Campeonato Mundial.

Cada etapa do CBLoL reúne oito equipes em rodadas semanais, disputadas aos sábados e domingos. A partida utiliza o modo mais famoso do jogo, em que duas equipes de cinco jogadores entram no mapa Summoner’s Rift e devem destruir o Nexus na base adversário.

Estrutura do CBLoL

CBLoL - o que é, como funciona, onde assistir e todos os campeões
e-Sports

O CBLoL começou a ser realizado em 2012, ano em que LoL foi anunciado oficialmente por aqui. Na primeira edição, o prêmio (que hoje é de R$ 70 mil para a equipe) era de R$ 25 mil.

A princípio, a estrutura era baseada em fases classificatórias. Logo após as primeiras partidas, os classificados passavam por uma fase de mata-mata que funcionava como finais. Entretanto, a partir de 2015, a competição ganhou um novo formado, em duas etapas.

Chamadas de splits, as etapas são divididas nos dois semestres do ano e colocam oito equipes em disputas. Cada uma deve se enfrentar duas vezes, ao longo de 21 rodas. Dessa maneira, um time joga duas vezes nas primeiras dez semanas, com apenas uma partida na semana final.

Após os splits, os quatro melhores times disputam uma fase eliminatória em melhor de cindo de partidas.

Classificação

CBLoL - o que é, como funciona, onde assistir e todos os campeões
Multiverso Mais

O vencedor do CBLoL consegue uma vaga para disputar o Mid-Season Invitational. Nesse torneio, serão decididos os times participantes do Campeonato Mundial, que acontece na segunda metade da temporada.

Além do CBLoL, o Circuito Desafiante acontece em paralelo, com seis equipes disputando por pontos para definir um ranking. Os melhores classificados podem disputar o CBLoL, graças a inclusão de Promoção e Rebaixamento nos torneios.

Sendo assim, o primeiroº colocado do Circuito Desafiante se classifica automaticamente para a próxima temporada do CBLoL. Por outro lado, o último colocado do CBLoL é rebaixado para disputar o Circuito Desafiante.

Além disso, o sétimo colocado do CBLoL e o segundo do Circuito Desafiante disputam vaga para saber quem ficará em cada um dos torneios.

Equipes participantes do CBLoL

CBLoL - o que é, como funciona, onde assistir e todos os campeões
Twitter

Para que uma equipe se classifique para o campeonato, deve passar pelas fases de Promoção e Rebaixamento. Só depois de conseguir disputar o Circuito Desafiante e se classificar em primeiro ou segundo (vencendo a partida extra), a equipe estará apta.

As equipes também deve seguir algumas regras de formação e estrutura. Cada uma deve ser representada por uma organização formal, com CNPJ, e assinar um contrato com a Riot Games.

A partir da assinatura do contrato, a equipe fica comprometida a participar de todas as etapas que compõem o torneio. Todas devem conter de sete a dez jogadores, sendo cinco titulares e os remanescentes, reservas. Além disso, todos os jogadores devem ter, no mínimo, 17 anos. A presença de um a dois técnicos também é obrigatória.

Demais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site do campeonato.

Como e onde assistir

CBLoL - o que é, como funciona, onde assistir e todos os campeões
The Enemy

Os jogos do CBLoL acontecem aos sábados e domingos e são transmitidos pela internet. Eles podem ser vistos pelos canais oficiais da Riot Games, no YouTube ou na Twitch. As transmissões dos torneios batem recordes de espectadores, provando que LoL segue como um dos games mais famosos do mundo.

Todas as partidas são narradas e comentadas em português e apresentam conceitos dos jogos para novos espectadores. Além disso, algumas partidas também são transmitidas na TV fechada, pelo SporTV.

Especialmente durante as fases eliminatórias, o CBLoL também organiza partidas com público presencial, em São Paulo. Por outro lado, as finais acontecem em estádios maiores e podem ser realizadas em outros locais. Em 2019, por exemplo, a final da segunda etapa foi disputada na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.

Lista de campeões

CBLoL - o que é, como funciona, onde assistir e todos os campeões
Start
  • 2012: VTI Ignis
  • 2013: paiN
  • 2014: KeydStars (primeira etapa) / KaBuM (segunda etapa)
  • 2015: INTZ ( primeira etapa) / paiN (segunda etapa)
  • 2016: INTZ (primeira etapa) / INTZ (segunda etapa)
  • 2017: RED Canids (primeira etapa) / Team One (segunda etapa)
  • 2018: KaBuM (primeira etapa) / KaBuM (segunda etapa)
  • 2019: INTZ (primeira etapa) / Flamengo (segunda etapa)
  • 2020: KaBuM (primeira etapa)

Fontes: TecnoBlog, Hardware, TechTudo, SporTV

Imagens: Twitter, e-Sports, Agência Brasil, Multiverso Mais, Start, The Enemy