Curiosidades

Chef Gabriel Coelho – História do primeiro ganhador do Mestre do Sabor

Chef Gabriel Coelho venceu a primeira edição da disputa, em 2019, com seu Xinxim de Faisão, acompanhado de Picles e Vinagrete de Maxixe.

O reality show Mestre do Sabor é um programa de culinário brasileiro produzido pela Rede Globo, mas você conhece o primeiro ganhador? Antes de mais nada, o Chef Gabriel Coelho foi quem venceu  a primeira temporada, em 2019, sendo o campeão do time de José Avillez (que já não faz mais parte do elenco).

Em resumo, esse é um talent show de culinária, que se passa na televisão e é exibido também pela TV Globo. Nesse sentido, o programa foi ao ar, pela primeira vez, no dia 10 de outubro de 2019, contando com Gabriel Coelho como um dos competidores. A princípio, o chef paulista  se destacou perante o público por criar pratos inspirados na mãe e na avó.

Porém, o competidor se destacou também pelo seu amplo e diversificado conhecimento na culinária. Em especial, seu currículo, na época, já acumulava experiências no Brasil, Chile e na Noruega.

Primeiramente, o chef garantiu sua vaga na competição ao apresentar uma costelinha de porco, com purê de broa de milho e vinagrete de milho queimado.

Continua após a publicidade

Apesar dos jurados terem tecido críticas ao purê, porque ficou um pouco doce, o restante do prato foi amplamente elogiado. Sendo assim, o Chef Gabriel Coelho garantiu sua vaga no programa e escolheu José Avillez como seu mentor, integrando o time do representante.

Chef Gabriel Coelho - história do primeiro ganhador do reality Mestre do Sabor
Prato de estreia do Chef Gabriel Coelho na primeira temporada de Mestres do Sabor – Fonte: GShow

Como foi a prova final?

Em primeiro lugar, o formato do programa envolve um grupo de chefs experientes, mostrando suas habilidades para elaborar diferentes pratos. Sobretudo, a principal premissa é que as criações valorizem a gastronomia nacional.

Ademais, cada competidor tem seu prato avaliado por jurados renomados em diversas etapas de eliminação, até que um se torne o Mestre do Sabor, na final.

Desse modo, o Chef Gabriel Coelho alcançou a final e competiu contra o Chef Dudu Poerner. Porém, para levar o prêmio de R$ 250 mil e um carro zero, foi necessário enfrentar duas etapas. Primeiramente, quatro participantes do programa tiveram que usar carnes exóticas como ingrediente principal do prato.

Continua após a publicidade

Sendo assim, Gabriel Coelho acabou preparando um Xinxim de Faisão, acompanhado de Picles de Maxixe e também Vinagrete de Maxixe. Como consequência, conseguiu vencer essa etapa e ir para a grande final contra o Chef Dudu Poerner.

Logo em seguida, a segunda e última etapa do programa exigiu que eles preparassem um menu completo em suas três etapas. Ou seja, precisariam criar a entrada, o prato principal e a sobremesa. Mais ainda, os competidores tinham que utilizar banana como ingrediente principal nos dois primeiros pratos. Ademais, também precisariam usar coco na sobremesa.

Nesse sentido, o Chef Gabriel Coelho seguiu as premissas do desafio e entregou um menu completo, incluindo um arroz doce de coco para sobremesa. Por fim, levou o prêmio da primeira temporada e entrou para a história do programa como ganhador da edição inicial.

Chef Gabriel Coelho - história do primeiro ganhador do reality Mestre do Sabor
Chef Gabriel Coelho e sua companheira, a chef Júlia Tricate – Fonte: Uol

O que o Chef Gabriel Coelho faz atualmente?

Em suma, os planos do Chef Gabriel Coelho foram interrompidos por causa da pandemia do coronavirus, que assolou o mundo em 2020. Nesse sentido, o vencedor da primeira edição do Mestre do Sabor havia planejado abrir um restaurante com sua companheira, a chef Júlia Tricate. Entretanto, apesar de ter o projeto pronto para ser executado, ambos tiveram que adiar seus planos.

Continua após a publicidade

Porém, nesse meio tempo, continuaram a fazer parte da equipe de cozinheiros de um colégio particular em São Paulo. Além disso, organizaram um sistema de entrega de pratos via delivery, com menus completos.

Sobretudo, o projeto do restaurante está em andamento atualmente. O casal retomou a ideia e apareceu, nas redes sociais, trabalhando na construção do espaço. Acima de tudo, o estabelecimento trabalhará com carnes, uma das especialidades aprendidas pelo Chef Gabriel Coelho antes e após o programa.

E aí, gostou de conhecer sobre o primeiro ganhador do Mestre do Sabor? Então leia sobre Chef Dario Costa – História do segundo ganhador do Mestre do Sabor.

Fontes: GShow | Notícias da TV | F5 | A Gazeta | Daqui

Continua após a publicidade

Imagens: UOLGShow

Próxima página »

Escolhidas para você