O chocolate branco é opção de sobremesa muito popular entre fãs de doces e até mesmo outras variantes de chocolate. No entanto existe muito debate sobre esse ele poder ser ou não considerado chocolate.
Isso porque para ser classificado como chocolate, o doce precisa ser constituído de maior parte de massa de cacau. Quando isso acontece, quanto mais massa é utilizada na composição, mais natural (e amargo) é o chocolate. Por outro lado, quanto mais manteiga de cacau utilizada, mais doce e cremoso é o doce.
Para a produção do chocolate branco, apenas a manteiga de cacau é usada, gerando a discussão.
Como é feito o chocolate branco
Para fabricar o chocolate branco, é preciso derreter a manteiga de cacau de forma suave. Logo após essa etapa, são misturados leite em pó e açúcar na composição para poder gerar o produto final.
Além disso, cada chocolatier pode escolher adicionar outros ingredientes para criar receitas singulares. Entre os ingredientes populares, por exemplo, podem estar inclusos gengibre, canela, baunilha e castanhas.
Qualidade
A qualidade final do chocolate é definida principalmente pelos grãos de cacau utilizados. As principais variedades incluem Criollo, Forasteiro ou Trinitário, diretamente responsáveis por sabor, aroma e textura.
Um chocolate branco de qualidade deve utilizar somente a manteiga de cacau como fonte de gordura. Sendo assim, é importante conferir as descrições na embalagem para conferir se não há algum outro tipo de gordura. A única exceção é para casos em que há algum tipo de recheio, por exemplo, pois a gordura diferente pode estar nessa parte do doce.
Além disso, a manteiga de cacau naturalmente tem uma cor amarelada. Ou seja, quando o chocolate é muito branco, ele pode não ter boa qualidade.
Composição do chocolate branco
De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chocolate branco “é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau.”
A regulamentação considera, portanto, que um doce feito somente a partir da manteiga do cacau pode ser considerado chocolate, ainda que não leve a massa do grão. Por outro lado, a pureza do chocolate em sua versão comum é definida pela quantidade de massa na composição.
Ou seja, em relação ao sabor, o chocolate branco não pode ser chamado de chocolate. Já de acordo com a legislação brasileira, é sim chocolate.
Além disso, em média um grão de cacau é composto de cerca de 53% de manteiga. Então, alguns podem defender que se mais da metade do grão é manteiga, a utilização dessa parte pode definir que o doce feito com ela pode ser classificado como chocolate.
Fontes: Mercado do Cacau, Chocólatras Online, Magnum Ice Cream, Tudo Gostoso, Java Chocolates
Imagens: Chateau Rouge, ParaOil, Lifestyle ao Minuto, Sapo