Curiosidades

Algodão doce – Como é feito? O que tem na receita, afinal?

Já se perguntou como o algodão doce é feito? E o que será que o deixa com aquela textura de algodão? E será que ele faz mal à saúde?

O algodão doce é muito mais que um emaranhado de fios de açúcar cristalizado. Na verdade, ele se trata de uma explosão de sabores, sentimentos e lembranças. Até porque é muito raro uma pessoa não lembrar da sua infância após comê-lo e ficar com aquele gostinho de açúcar na boca.

Sobretudo, o algodão doce é feito de sacarose. Além disso, sua receita inclui aina corante, o grande responsável por você encontrar algodão doce de todas as cores.

Agora, quimicamente falando, o algodão doce é uma comida com uma densidade extremamente baixa. Aliás, é importante que você saiba que ele contém, em média, de 20 a 25 gramas de açúcar. Ou seja, uma colher de sopa, mais ou menos.

Portanto, se você têm ou é predisposto a ter diabetes é melhor se conter e não exagerar.

Continua após a publicidade

Como é feito o algodão doce?

Afinal, o algodão doce, o famoso doce de festa de criança, é feito de que?

Em alguma festa de criança, por exemplo, você já deve ter  reparado como é a máquina de algodão doce. No entanto, caso você não tenha visto como ela funciona, vale destacar que essa máquina é formada por duas partes.

A primeira parte é a bacia, onde saem os fiapos do que se torna o algodão doce. Já, a segunda parte, é o compartimento onde se encontra o aro e onde é depositado o açúcar. Aliás, esse aro é a tela que circunda o compartimento de açúcar.

Produção do emaranhado de açúcar

Afinal, o algodão doce, o famoso doce de festa de criança, é feito de que?

Continua após a publicidade

De modo geral, o algodão doce, como já dissemos, é preparado na bacia. Este é o recipiente com um cilindro giratório no centro.

Inclusive, é nesse cilindro que se coloca o açúcar. Além do mais, as paredes desse compartimento cilíndrico possuem furos, que são cobertos por uma resistência elétrica.

Sobretudo, a função da bacia é conter os fios de açúcar, mantendo-os organizados de uma forma que dê para confeccionar o doce. Além do mais, o fato dela ter o formato circular permite o movimento contínuo dos fios produzido e impede que eles se quebrem. É isso, aliás, que pertite que o algodão doce cresça.

Portanto, após ligar a bacia na tomada, o compartimento começa a girar e o açúcar passa a ser jogado para fora. Então, ele começa a grudar nas paredes aquecidas da resistência. Nesse momento, o açúcar derrete e adquire uma consistência viscosa, escorrendo pelos furos.

Continua após a publicidade

A partir do momento em que o açúcar sai para a bacia, ele entra em contato com o ar frio. Então, ele retorna a sua consistência normal e cristaliza novamente. Contudo, dessa vez, ele conserva o formato de fios.

Justamente nesse momento o algodão doce está pronto para ser enrolado na vareta.

Curiosidades sobre o algodão doce

Afinal, o algodão doce, o famoso doce de festa de criança, é feito de que?

Durante o preparo do algodão doce não é recomendado o uso açúcar refinado. Pois o algodão doce não ficará com a mesma consistência de quando é feito com o açúcar cristal.

Continua após a publicidade

Basicamente, por ser extremamente fino, o açúcar refinado pode gerar um doce com baixa viscosidade. Ou seja, um doce com fios muito quebradiços e curtos. Portanto, isso pode fazer com que ele não consiga se sustentar e ficar preso na vareta, por exemplo.

Já o açúcar cristal possui maior dificuldade de se fundir, justamente pelo tamanho do seu grão, que é maior que o do açúcar refinado. Por isso, acaba amolecendo apenas o necessário para formar um líquido capaz de atravessar os orifícios da bacia, como explicamos.

Outra curiosidade que podemos destacar é que, se não estiver bem embalado, o algodão doce não consegue “sobreviver” à geladeira. Basicamente, isso ocorre devido à estrutura do doce, incapaz de sobreviver à umidade e à troca de temperaturas.

Portanto, o fim de um algodão doce guardado na geladeira é virar açúcar novamente à medida que suas estruturas se reorganizam. A não ser que seja um produto industrializado.

Continua após a publicidade

Ele faz mal à saúde?

Afinal, o algodão doce, o famoso doce de festa de criança, é feito de que?

Acima de tudo, como já dissemos, o algodão doce é um alimento de baixa densidade. Por isso, suas porções se tornam pouco calóricos.

Porém, é importante destacar que ele é majoritariamente feito de açúcar, ou melhor, de sacarose. E, como todo mundo sabe, açúcar em excesso pode trazer danos prejudiciais para o seu organismo. Como por exemplo, diabetes e o aumento de peso.

Basicamente, uma porção de 20 gramas de algodão doce conta, em média, com 77 kcal. Se comparada, ela se assemelha às calorias de um copo de 200 ml de refrigerante, que também possui 20 gramas de açúcar, mais ou menos. E, como já se sabe, o refrigerante é considerado uma bebida fazia de nutrientes, sem qualquer benefício ao corpo.

Continua após a publicidade

Mas, respondendo à pergunta inicial, se consumido esporadicamente e com moderação, o algodão doce não faz mal à saúde. A não ser, claro, que você tenha problemas com açúcar. Como tudo na vida, o que importa é o bom senso.

O que achou da nossa matéria? Após ela, você ficou com mais ou menos vontade de comer um algodão doce?

Confira mais matérias do Segredos do Mundo: 9 doces alcoólicos que você vai querer provar

Fontes: O mundo da química, Revista Galileu

Continua após a publicidade

Imagens: O mundo da química, Novo negócio, Casa da cama elástica, Todo Natalense, Review box

Próxima página »

Escolhidas para você