Notícias

Chuvas fortes pelo Brasil devem acontecer pelos próximos meses

O temporal em Minas Gerais pode chegar ao seu fim na próxima quinta-feira (13) depois de uma sequência de dias chuvosos nos últimos dias.

O temporal em Minas Gerais pode chegar ao seu fim na próxima quinta-feira (13) depois de uma sequência de dias chuvosos nos últimos dias. No entanto, as chuvas fortes podem se espalhar pelo Brasil. 

Ou seja, pode atingir outros estados brasileiros, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Sendo assim, situações similares às que aconteceram na Bahia e em Minas Gerais podem se repetir no Centro-Oeste, Sudeste e Sul nos próximos meses.

Esse fenômeno de chuvas fortes pelo Brasil é por conta do La Niña e também da  Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Portanto, provocam um acúmulo que concentra uma grande massa de umidade por alguns dias em uma só região. 

Temporal em Minas Gerais

Chuvas fortes pelo Brasil devem acontecer pelos próximos meses

Continua após a publicidade

Em Minas Gerais, o temporal foi devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse fenômeno geralmente acontece na primavera e também no verão. De acordo com a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, o problema é que surgiu uma barreira atmosférica que impediu a massa de umidade se dispersar pelo Estado.

Além disso, houve uma pressão atmosférica baixa que veio do Sul. Por isso, auxiliou ainda mais na concentração das chuvas. Dessa forma ocorreu diversos desabamentos, deslizamentos e inundações em 145 cidades de Minas Gerais, que já estão em caso de emergência. A informação é da Defesa Civil.  

As situações em MG

Em Capitólio, cerca de 10 pessoas morreram após uma grande rocha se soltar de um cânion e cair sobre as vítimas. Segundo especialistas, as chuvas provocaram a situação juntamente com a erosão. 

Continua após a publicidade

Já em Raposos, o Rio das Velhas alagou mais de mil casas após transbordar e deixar mais de 9 mil pessoas sem casa. Em Santa Luiza, alagamentos provocaram situações semelhantes e 7 mil habitantes tiveram que deixar seus lares. 

Uma barragem da empresa Santanense, em Pará de Minas, pode se romper a qualquer momento também devido às chuvas. Portanto, os moradores tiveram que evacuar a região. Situações similares aconteceram em Congonhas, Betim, Nova Era e Nova Lima. 

Confira também sobre Risco de rompimento da barragem em Minas Gerais exige evacuação!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você