Notícias

Inmet explica o que causou as chuvas na Bahia com tanta intensidade

Uma equipe de uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descobriu o que causou as chuvas na Bahia.

Uma equipe de uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descobriu o que causou as chuvas na Bahia com tanta intensidade. 

Vale lembrar que o temporal foi de aproximadamente 136 milímetros. Ou seja, maior quantidade de chuva do que o mês inteiro de dezembro no último ano, que foi de 118 milímetros e também em 2018 com 131 milímetros.  

De acordo com o Inmet, essa foi a segunda maior quantidade de chuva em Ilhéus desde 2003 e a maior desde novembro de 2013, que chegou a um volume de 172 milímetros. 

Estudos sobre o que causa as chuvas na Bahia

Inmet explica o que causou as chuvas na Bahia com tanta intensidade

Continua após a publicidade

Segundo os meteorólogos, a forte chuva é decorrente de muitas causas sobre a tradicional Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Sendo assim, é o principal sistema meteorológico capaz de realizar a reposição hídrica brasileira no período chuvoso. 

Portanto, o Inmet esclareceu que uma ZCAS pode ser quando as nuvens ficam fixas em um local e demoram bastante para se deslocar. Enquanto isso não acontece, uma forte chuva pode acontecer e durar pelo menos 4 dias seguidos. 

Os especialistas concordam que este caso é atípico e extremo e acreditam que o que causou as chuvas na Bahia com tanta intensidade foi o La Niña. Ou seja, depressão subtropical e aquecimento global. 

Entenda melhor o evento La Niña no Brasil

Inmet explica o que causou as chuvas na Bahia com tanta intensidade

Continua após a publicidade

O La Niña é quando há o aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico. Isso acontece, portanto, mais em zonas equatoriais. É importante dizer que o La Niña não acontece de forma contínua.

Sendo assim, possui um intervalo de 4 anos. Contudo, chega na maioria das vezes no mês de dezembro. A data geralmente está perto do Natal. Por isso, também é famoso como El Niño, que em português significa “o menino” que se refere ao nascimento de Jesus

 Leia também sobre Idosa de 102 anos é resgatada por vizinhos após forte chuva na Bahia!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você