Notícias

Cientistas chineses desenvolvem técnica que transforma CO2 em alimento

Cientistas da China descobrem técnica que transforma CO2 em alimento com a utilização de três enzimas e auxilia no combate a fome mundial.

Cientistas da China descobrem técnica que transforma CO2 em alimento com a utilização de três enzimas. Sendo assim, pode auxiliar no enfrentamento à fome no mundo todo e, ao mesmo tempo, no combate ao aquecimento global.

Vale lembrar que o CO2 é um grande combatente do aquecimento global. Portanto, os cientistas chineses conseguiram convertê-lo em amido. Ou seja, um carboidrato naturalmente rico em arroz, batatas e milho. Além disso, o uso dele também é presente na produção de farinha e no preparo de outros alimentos.

Modo de fazer

O procedimento é parcialmente simples. Por isso, é necessário fazer a junção do CO2 com o hidrogênio. Em seguida, é preciso inserir três enzimas. Para a conclusão do processo é preciso mais onze etapas. Dessa forma, rende 8,5 vezes mais amido a por quilo de CO2 do que a fotossíntese feita naturalmente.

Continua após a publicidade

De acordo com os autores do estudo, isso quer dizer que dentro de um tanque pequeno, com capacidade máxima de 3000 litros ou 3 metros cúbicos, existe a chance de fabricar amido do mesmo tanto que em uma plantação de milho. Além disso, esta plantação teria 1 hectare. Ou seja, o mesmo tamanho de um campo de futebol olímpico.  

Outra técnica que transforma CO2 em alimento

Cientistas chineses desenvolvem técnica que transforma CO2 em alimento

Em 2017, cientistas da Finlândia criaram outra técnica que transforma CO2 em alimento. Contudo, o processo não consiste em convertê-lo em amido, mas sim em proteína. Porém, o modo de fazer dos finlandeses tem um maior grau de dificuldade. Sendo assim, é preciso a utilização de uma bactéria com a genética modificada.

Essas técnicas que transformam CO2 em alimento são importantes para aproveitar futuramente em relação ao excesso de CO2 que existe na atmosfera. Além disso, extinguir o aquecimento global. E como bônus acabar com a fome no mundo.

Continua após a publicidade

Veja também sobre Recuperação de florestas auxiliam no combate ao aquecimento global!

Próxima página »

Escolhidas para você