Curiosidades

Arroz integral – Benefícios e diferenças em relação ao branco

O arroz integral é um cereal rico em nutrientes, minerais, vitaminas e principalmente em fibras, que ajudam a manter a saúde do corpo.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

O arroz é um cereal muito popular ao redor do mundo, rico em nutrientes e serve de base para inúmeros pratos da culinária. Entre tantos tipos, podemos ver o arroz agulhinha, o parboilizado, o negro, o cateto, o arbóreo, o basmati, o vermelho, o glutinoso e o arroz integral. Além disso, a origem do arroz é asiática.

O arroz é uma fonte energética, pois é rico em carboidratos, vitaminas, proteínas, sais minerais e amido, além de possuir um baixo teor de lipídios.

Quanto ao arroz integral, ele é conhecido por ser mais saudável e ideal para compor dietas. Pois a forma como é processado é diferente do arroz branco, o que faz com que o arroz integral mantenha uma quantidade maior de nutrientes.

Por exemplo, o arroz integral possui mais fibra, que melhora o funcionamento do intestino, aumentando a sensação de saciedade.  Consequentemente, faz com que a absorção de açúcar diminua, o que ajuda no processo de emagrecimento.

No entanto, suas vantagens vão além. O arroz integral possui mais vitaminas do complexo B, responsáveis pelo sistema nervoso, muscular e acelerar o metabolismo do corpo.

As diferenças entre arroz branco e arroz integral

Arroz branco

Imagem: Globo

O arroz branco é o mais popular e consumido, principalmente no Brasil. No entanto, ao final de todo o processo que ele passa, em sua composição sobra apenas o amido. E sua cor tem uma coloração mais esbranquiçada.

O arroz branco, ou arroz polido, como também é conhecido, passa por todo um processo onde a casca e o germe é removido. O que faz com que o arroz perca muito de seus nutrientes durante todo o processo de refinamento.

Basicamente, o arroz é polido, fazendo com que sua aparência mude, ou seja, que o grão fique mais macio e o sabor mais suave.

Por fim, é adicionado ferro e vitaminas ao arroz, e ao final, o arroz acaba rico em carboidratos. Porém, carente de proteínas, e com nutrientes bastante reduzidos, o que muda significadamente suas características nutricionais.

Arroz integral

Imagem: Saúde e vitalidade

Quanto a níveis calóricos, tanto o arroz branco, quanto o arroz integral não possuem uma diferença significativa. Entretanto, o arroz integral é considerado muito mais saudável e nutritivo do que o branco.

Isso, porque o arroz integral não passa pelo mesmo processo de refinamento que o arroz branco, o que faz com que permaneça com seus nutrientes. Por isso, o arroz integral é considerado superior no aspecto nutricional, em relação ao arroz branco.

Fazem parte da composição do arroz integral, o amido, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras solúveis e insolúveis.  Responsáveis por dar ao arroz integral propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a prevenir diversas doenças.

Tem a cor mais escura e seu sabor é diferenciado, é amendoado com uma textura fibrosa, o que faz com que seu tempo de cozimento seja um pouco mais longo.

Outra vantagem do arroz integral é o seu nível de índice glicêmico ser menor do que o do arroz branco. Portanto, a quantidade de açúcar absorvida no sangue é menor, proporcionando uma sensação de saciedade por um período maior. O que torna o arroz integral uma boa opção para ajudar no emagrecimento.

No entanto, a diferença entre o valor calórico entre o arroz integral e arroz branco não é muito significativa. Pois 100 gramas de arroz branco possuem em média 128 kcal, enquanto que a mesa quantidade de arroz integral possui 124 kcal.

Porém, a questão calórica não é tão significativa quando comparado a todos os nutrientes e fibras que o arroz integral proporciona à saúde do corpo.

Benefícios do arroz integral

1- Proteção do intestino

Imagem: UOL

O arroz integral é rico em fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda no funcionamento do intestino. Pois as fibras insolúveis auxiliam na prevenção de constipações e colite.

Já as fibras solúveis, se ligam a substâncias cancerígenas, evitando que se fixem no intestino, consequentemente, evitando possível câncer no colo-retal.

2- Fortalece o coração

Imagem: Saber viver

Entre os minerais que fazem parte da composição do arroz integral está o magnésio, que ajuda regular os batimentos cardíacos, relaxa o músculo dos vasos sanguíneos e inibe a agregação das plaquetas.

Já as fibras solúveis ajudam a diminuir e manter o equilíbrio do colesterol ruim (LDL). Portanto, diminui a possibilidade de contrair doenças cardíacas, além de melhorar o metabolismo da glicose em pessoas com diabetes.

3- Estimula o cérebro

Imagem: Dor crônica

Da mesma forma que ajuda o coração, o magnésio também é importante para o cérebro, pois é responsável pela síntese da serotonina. Além de ajudar a evitar o aumento de cálcio nos neurônios.

Outro benefício é a vitamina E presente no arroz integral, por ser um agente antioxidante, ajuda a combater os radicais livres, evitando doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

Já as vitaminas B3 e B1 ajudam nas funções do cérebro e do sistema nervoso, mantendo o bom funcionamento.

4- Bom contra asma

Imagem: UOL

De acordo com estudos, uma alimentação rica em grãos integrais durante a infância, reduz a chance de casos de asma. Graças a agentes anti-inflamatórios, o magnésio e a vitamina E, presentes no cereal.

5- Fortalece os músculos

Imagem: Banco da saúde

O arroz integral contribui para o desenvolvimento da massa muscular, pois mantém o nível de energia durante todo o dia. Isso acontece pelo fato do arroz integral ser um carboidrato de digestão lenta.

Ou seja, não há picos de açúcar no sangue, garantindo um saldo positivo de energia que proporcionará mais ânimo e disposição para realizar atividades físicas.

Em suma, o arroz integral por ser rico em nutrientes, fibras, minerais, vitaminas, contem um baixo nível glicêmico e ajuda a emagrecer. Tudo isso, faz com que seja uma ótima opção para substituir o tradicional arroz branco.

Então, se você gostou da matéria, veja também: Arroz com feijão- Benefícios da mistura mais popular do Brasil.

Fontes: Beleza e Saúde, Vitao

Imagens: Cristal Alimentos, Globo, Saúde vitalidade, UOL, Saber viver, Dor crônica, Banco da saúde

Próxima página »

Escolhidas para você