Saúde

Clorela: o que é, para que serve e principais benefícios

A clorela é um tipo de microalga rica em uma grande variedade de nutrientes e clorofila, o que oferece uma série de vantagens para a saúde.

Por P.H Mota

A clorela, também chamada de chlorella, é uma microalga rica em clorofila, responsável por dar o pigmento verde das plantas. No entanto, o composto também é rico em nutrientes como fibras, proteínas, ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina A e C, e minerais como fósforo e potássio.

Por causa disso, é normalmente incluída na suplementação alimentar, a fim de oferecer benefícios que ajudam a prevenir doenças, incluindo condições como câncer e diabetes.

O produto está disponível em várias lojas de produtos naturais, além de ser acessível em farmácias de manipulação.

Principais benefícios da clorela

Clorela: o que é, para que serve e principais benefícios

Continua após a publicidade

Previne a anemia: a alta concentração de ferro e vitamina C da alga ajuda a produzir mais glóbulos vermelhos, evitando o desenvolvimento da condição.

Evita inflamações: os mesmos compostos que ajudam a fortalecer pele e cabelos também evitam inflamações no corpo. Isso porque esses nutrientes possuem alto poder anti-inflamatório, ajudando a proteger a saúde.

Reduz o colesterol: a clorela ajuda a inibir a formação de placas de gordura nas artérias graças à presença de uma série de nutrientes, como, por exemplo, niacina, fibras e compostos antioxidantes.

Estimula o sistema imunológico: compostos como beta-glucanos, um tipo de fibra, ômega 3, vitamina C e betacarotenos são estimulantes para células de defesa, ou seja, produzem efeitos de fortalecimento da proteção do corpo.

Continua após a publicidade

Controla pressão alta: entre as inflamações protegidas pela clorela, estão as dos vasos sanguíneos, ou seja, os efeitos incluem o controle e a redução dos níveis de pressão alto. Isso porque a riqueza de nutrientes incluem como arginina, cálcio, potássio e ômega 3.

Equilibra os níveis de açúcar: as fibras e os componentes antioxidantes e anti-inflamatórios da clorela melhoram a resistência da insulina do corpo e, dessa maneira, ajudam a diminuir a absorção de açúcar no sangue.

Protege o fígado: a redução do colesterol e do açúcar já ajuda a melhorar a saúde do fígado, mas a microalga também tem outro efeito positivo no órgão. Isso porque aumenta a eliminação de mercúrio pelas fezes, ajudando a recuperar o fígado de pacientes com hepatite C.

Gerencia doenças respiratórias: as doenças respiratórias também são controladas com o consumo de clorela, já que os componentes anti-inflamatórios da microalga também atuam em inflamações das vias de respiração.

Continua após a publicidade

Outros efeitos na saúde

Clorela: o que é, para que serve e principais benefícios

Além dos principais efeitos positivos no controle de doenças e inflamações, o consumo de clorela também ajuda no desenvolvimento de quem pratica atividades físicas frequentes, por exemplo. Cerca de 60% da composição da microalga é de proteína, ou seja, ela é extremamente eficiente no desenvolvimento e manutenção dos músculos.

Além disso, uma pesquisa indicou que pacientes que consumiram o composto por cerca de um mês apresentaram melhor capacidade de resistência aeróbica. Isso ocorreu porque a alga também é rica em aminoácidos de cadeia ramificada, que melhoram o desempenho da respiração.

A presença de betacaroteno, ômega 3 e vitamina C também oferece benefícios estéticos, como por exemplo a hidratação da pele. Além disso, a clorela também estimula a produção de colágeno e, portanto, previne surgimento de rugas, além de fortalecer os cabelos.

Continua após a publicidade

Por ser uma das maiores fontes de clorofila das plantas, a alga ainda pode atuar na melhora de cicatrização de feridas. Outros benefícios ainda incluem a melhora de doenças graves do sistema nervoso, como Alzheimer e depressão, por exemplo.

Recomendações de consumo

Clorela: o que é, para que serve e principais benefícios

A principal forma de consumo de clorela é na forma de comprimidos, mas a microalga também pode ser encontrada em cápsulas ou pó ou em produtos fortificados. Dessa maneira, também é possível colher os benefícios de saúde a partir de alimentos como macarrão, biscoitos, pães e iogurtes.

Segundo alguns estudos, os benefícios surgem a partir da ingestão de 1 a 2 g por dia. No entanto, outras análises defendem que os efeitos só são notados a partir de doses maiores, de 5 a 10 g por dia. A maioria dos suplementos indica doses diárias de 2 a 3 g, mas o mais importante é ter acesso a suplementos de qualidade, com selos de garantia. Além disso, a indicação de um nutricionista pode garantir o melhor proveito da suplementação.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante destacar que o consumo de clorela pode provocar alguns efeitos colaterais. Entre eles, por exemplo, está a alteração da cor das fezes, em razão da concentração de clorofila do composto. No entanto, a mudança de cor, nesse caso, não indica algum problema de saúde.

Pacientes alérgicos a frutos do mar e crianças não devem consumir a clorela. Outra ressalva vai para pacientes com problemas renais e mulheres grávidas, que podem consumir, mas devem se consultar com um médico ou nutricionista antes da suplementação, para garantir a saúde no processo.

Fontes bibliográficas

OX NATURE. 100% ORGANIC HAINAN CHLORELLA POWDER 100G: Propriedades Nutritivas.

REZENDE Hércules. Chlorella vulgaris as a Source of Essential Fatty Acids and Micronutrients: A Brief Commentary. The Open Plant Science Journal . 10. 92-99, 2017

Continua após a publicidade

EBRAHIMI-MAMEGHANI Mehrangiz et al. Glucose homeostasis, insulin resistance and inflammatory biomarkers in patients with non-alcoholic fatty liver disease: Beneficial effects of supplementation with microalgae Chlorella vulgaris: A double-blind placebo-controlled randomized clinical trial. Clinical Nutrition. 36. 4; 1001-1006, 2017

RANI Komal et al. A comprehensive review on chlorella- its composition, health benefits, market and regulatory scenario. The Pharma Journal. 7. 7; 584-589, 2018

BITO, Tomohiro et al. Potential of Chlorella as a Dietary Supplement to Promote Human Health. Nutrients. Vol.12. 9.ed; 1-22, 2020

KOYANDE, K, Apurav et al. Microalgae: A potential alternative to health supplementation for humans. Food Science and Human Wellness . Vol.8. 1.ed; 16-24, 2019

Continua após a publicidade

MACHADO, R, Adriana et al. Uma abordagem sobre caracterização e avaliação do potencial antioxidante de extratos fenólicos de microalgas Spirulina sp.LEB-18e Chlorella pyrenoidosa. Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal. Vol.40. 1.ed; 264-278, 2017

OX NATURES. 100% NATURAL PREMIUM YAEYAMA CHLORELLA POWDER 70G.

Próxima página »

Escolhidas para você