Mundo Animal

Cobra mais venenosa do mundo, qual é? Qual a potência de seu veneno?

Cobra mais venenosa do mundo é australiana, e pode matar até 100 homens ou 250 ratos com veneno produzido em um só picada, cerca de 110 mg.

Por Emilly Krishna

-

Se você achava que nossa poderosíssima jararaca era perigosa, fique sabendo que existem piores por aí. A cobra mais venenosa do mundo, por exemplo, a Taipan do interior, tem um veneno tão potente que seria capaz de fazer uma verdadeira matança com uma só picada.

Mas, antes de falarmos sobre a cobra mais venenosa do mundo, vale ressaltar que as cobras venenosas não são todas iguais. Elas, basicamente, se dividem em três categorias conforme a ação do seu veneno.

O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico. Em suma, suas picadas causam parada respiratória, como é o caso da Taipan e da Coral.

Na segunda categoria, estão as que inoculam substâncias tóxicas capazes de produzir distúrbios na coagulação do sangue. Basicamente, são consequências de suas picadas hemorragias e necrose local. Um bom exemplo de cobras nesta classificação são as víboras.

Por fim, o terceiro grupo é composto pelas serpentes marinhas. Aliás, esse grupo libera um veneno chamado miotóxico, o qual causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda.

Enfim, dá para sentir medo, não é verdade. Mas, de forma geral, a lei das cobras é muito simples: não mexa com elas e você não será ferido.

A cobra mais venenosa do mundo + 5 espécies perigosas

1- Taipan do Interior

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Mega curioso

A priori, a Taipam do Interior, ou Oxyuranus microlepidotus, é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Sobretudo, ela é endêmica da Austrália.

Inclusive, com apenas 110 mg do seu veneno, produção máxima de uma picada; pode matar aproximadamente 100 homens ou 250 mil ratos. Ou seja, a sua picada é mais que fatal.

Tanto é que um homem adulto, após ser picado por ela, pode morrer em aproximadamente 45 minutos. Aliás, dificilmente, uma vítima sobrevive a ela, mesmo tomando o soro antiofídico.

Sobretudo, vale ressaltar que a sua picada pode causar paralisia respiratória. Pois o seu veneno é hemotóxico. Ou seja, é capaz de destruir as células do sangue, causando hemorragias internas.

Contudo, é importante destacar também que elas são tímidas. E, por isso, é bem raro encontrar relatos de fatalidades provocadas por elas.

2- Krait malasiana

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Mega curioso

Primeiramente, essa cobra pertence à espécie Bungarus candidus, e são nativas da Indonésia e do sudeste da Ásia. Sobretudo, elas possuem hábitos noturnos.

Inclusive, um fato bizarro sobre elas é que caçam e devoram outras serpentes, até mesmo as de sua própria espécie. Portanto, são cobras consideradas extremamente agressivas e, claro, venenosas.

Inclusive, o veneno dessas cobras conta com uma neurotoxina que provoca câimbras, espasmos e tremores. Sua picada, portanto, pode terminar resultando em paralisia muscular.

E isso não é tudo. Basicamente, mesmo com a aplicação de soro antiofídico, a pessoa pode ficar em coma permanente ou ter morte cerebral por hipóxia. Aliás, 50% das vítimas morrem mesmo com o soro.

3- Cobra filipina

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Mega curioso

Basicamente, a cobra filipina da espécie Naja philippinensis, é uma das cobras das quais devemos manter distância delas. Basicamente, por ser extramente venenosa, sua picada pode afetar as funções cardiorrespiratórias e provocar a morte em até 30 minutos.

Além disso, elas conseguem cuspir a toxina na direção de suas vítimas há até três metros de distância. Ou seja, se for pra correr, você tem que ser rápido!

4- Víbora da Morte

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Mega curioso

Certamente, este nome não é uma simples coincidência. Em suma, ela é considerada a cobra com o ataque mais rápido do mundo. Inclusive, ela consegue dar o bote e voltar para a sua posição inicial em apenas 0,13 segundos. Além da agilidade, sua picada também é considerada uma das mais letais do planeta.

Vale destacar ainda que o veneno dessa cobra, do gênero Acanthophis, pode provocar paralisia, falência respiratória e morte em um período de apenas 6 horas.

Sobre seu habita, ela é encontrada, sobretudo, na Austrália e na Nova Guiné. Além do mais, ela prefere caçar outras serpentes, inclusive, as do mesmo gênero. Ou seja, menos mal para nós, seres humanos.

5- Serpente tigre

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Cobras venenosas

Primeiramente, essa cobra da espécie Notechis scutatus é nativa da Austrália. Sobretudo, ela só ataca quando se sente ameaçada.

Contudo, sua picada pode provocar a morte dentro de um período de 6 a 24 horas. Isto é, se sua picada não for tratada de forma adequada e rápida. Aliás, é importante destacarmos ainda que existem registros de pessoas que faleceram após 30 minutos de seu veneno no corpo.

Basicamente, isso acontece porque seu veneno tem ação neurotóxica e muito potente. Ou seja, ele pode provocar dor nos membros inferiores e na região do pescoço, adormecimento do corpo e sudorese. Além de dificuldades respiratórias e paralisia muscular.

6- Cobra marrom

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Cobras venenosas

A princípio, essa cobra pertence à espécia Pseudonaja textilis e é nativa da Austrália. Apesar de estar em 6º lugar, seu veneno também é extremamente perigoso. Tanto é que ele possui neurotoxinas que provocam a extrema coagulação do sangue. Consequentemente, com uma única gota, ela consegue matar uma pessoa.

Contudo, para a nossa sorte, ela prefere se alimentar de ratos, pássaros, ovos e também de outras cobras.

As cobras mais venenosas do Brasil

1. Coral-verdadeira

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Infoescola

A priori, a primeira cobra mais venenosa do Brasil pertence à espécia Micrurus sp. Inclusive, ela é considerada parente da Taipan, a cobra mais venenosa do mundo. Até porque ambas pertencem à família Elapidae, que conta com 240 espécies altamente venenosas em todo o planeta, exceto na Europa.

Sobretudo, apesar da sua fama, ela é responsável por apenas 1% dos acidentes com cobras no país.

2- Cascavel

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Wikipédia

Já a segunda cobra mais venenosa do Brasil pertence à espécia Crotalus durissus. Basicamente, ela é considerada perigosa devido à potência de seu veneno. Inclusive, 30% de suas vítimas não sobrevivem caso não recebam o soro antiofídico a tempo.

3- Surucucu-pico-de-jaca

Afinal, qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
Fonte: Wikipédia

E por fim, a terceira cobra brasileira mais perigosa pertence à espécie Lachesis muta. Além do mais, é uma cobra de mais de 3 metros, tanto é que é considerada como a maior cobra venenosa da América Latina. Sobretudo, sua picada pode causar edema e hemorragia.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Você já conhecia essas cobras? E sobre a cobra mais venenosa do mundo, já tinha ouvido falar?

Confira mais uma matéria do Segredos do Mundo: Sucuri é venenosa? – o que come, quanto mede, como se reproduz?

Fontes: Super interessante, Mega curioso, Cobras venenosas

Imagem de destaque: Cobras venenosas

Próxima página »

Escolhidas para você