Curiosidades

Cogumelos comestíveis, quais são? Benefícios para a saúde

Os cogumelos comestíveis fazem parte de variados pratos das culinárias de todo o mundo, pois além do sabor singular, são ótimos para a saúde do corpo.

Os cogumelos comestíveis ou fungos do bem fazem parte de variadas receitas do dia a dia, pois possuem sabores agradáveis. Além disso, esse tipo de cogumelo garante diversos benefícios para a saúde por ser um alimento natural. Por exemplo, controlando o peso e colesterol, e evitando a proliferação de doenças cancerígenas.

Ademais, os cogumelos comestíveis possuem pouca gordura, sódio e calorias, sendo excelentes fontes de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais. E, esses nutrientes variam conforme cada tipo de cogumelo.

No entanto, é necessário tomar cuidado ao consumir cogumelos sabendo diferenciar, assim evitando os venenosos ou alucinógenos que são prejudiciais à saúde. Em suma, os cogumelos que devem ser ingeridos são aqueles vendidos em supermercados, como o champignon, shitake e outros. Pois, são esses que garantem benefícios a saúde do organismo.

O que são os cogumelos comestíveis?

Imagem: Tudo Gostoso

Os cogumelos comestíveis contribuem com diversas receitas para o dia a dia. Ademais, existem inúmeros tipos, com diferentes formatos, tamanhos, cores, sabores e aromas. Além disso, trazem diversos benefícios para a saúde. Desse modo, são chamados de fungos do bem, e fazem parte do Reino Fungi.

Por isso, apresentam algumas características, como uma cabeça grande que é mantida por um tronco fino. No entanto, os cogumelos variam entre os comestíveis, venenosos e alucinógenos. Por isso, é importante saber diferenciar um do outro.

Como diferenciar quais os cogumelos comestíveis, venenosos ou alucinógenos?

Imagem: Wilder

É bastante difícil e perigoso tentar identificar se o cogumelo é comestível, venenoso ou alucinógeno através do olhômetro. Por isso, em laboratórios são feitas análises morfológicas e bioquímicas. Logo, a morfológica compara as características da espécie encontrada com as que tem catalogadas em livros científicos. Assim, analisam o formato, medidas e coloração do cogumelo. Ademais, a análise bioquímica analisa a presença de toxinas ou substâncias alucinógenas nos cogumelos.

Continua após a publicidade

Propriedades dos cogumelos comestíveis

Imagem: UOL

Os cogumelos comestíveis oferecem um sabor diferenciado e saboroso às refeições. Além disso, contribuem com benefícios para a saúde. Dessa forma, são baixos em gorduras, sódio e calorias. Ademais, são excelentes fontes de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais, como o potássio, zinco, cobre e selênio. No entanto, as quantidades dos nutrientes variam conforme a variedade de cogumelo e o solo onde foram cultivados.

Benefícios dos cogumelos comestíveis

Imagem: Alto Astral

Os cogumelos comestíveis possuem uma variedade de benefícios para a saúde. Logo, os benefícios são:

  • Controle de peso – O cogumelo é rico em fibras. Dessa forma, oferece bastante saciedade e reduz o apetite para quem consume. Ademais, o consumo dessas fibras contribui para o funcionamento do sistema digestivo, controlando o peso.
  • Diabetes – As fibras presente no cogumelo podem contribuir com quem sofre de diabetes tipo 1 e 2. Pois, elas ajudam a controlar o nível de glicose e insulina no sangue.
  • Sistema cardiovascular – A fibra, potássio e vitamina C presente no cogumelo é benéfico para o sistema cardiovascular. Ademais, por serem baixos em sódio, contribuem para diminuir a pressão arterial e riscos de doenças cardíacas.
  • Ação anticâncer – Os cogumelos comestíveis são ricos em antioxidantes, que bloqueiam a ação dos radicais livres que ocasionam alguns tipos de câncer. Além disso, apresentam selênio, que ajuda a combater inflamações e diminui o crescimento de alguns tumores.
  • Sistema imunológico – A presença do selênio no cogumelo estimula a produção do linfócito T citotóxico, que é responsável por matar células que ameaçam o funcionamento do organismo.

Tipos de cogumelos comestíveis

Existe uma variedade de cogumelos comestíveis, sendo alguns deles:

1 – Champignon

Imagem: Socorro na Cozinha

O Champignon, conhecido como cogumelo-de-paris, é o mais conhecido do Brasil. Logo, esse cogumelo pode ser consumido de forma fresca ou em conserva. E, apresenta um sabor suave e agradável, além de ter uma textura bastante interessante. Ademais, ele é rico em vitaminas B5 e B12, fósforo e fibras, que contribuem para o controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

2 – Shimeji

Imagem: Fazendinha em casa

O Shimeji é o cogumelo mais consumido na China. Entretanto, também é bastante popular no Brasil. Ademais, ele é rico em fósforo, potássio, magnésio e vitamina B3, contribuindo no combate a pressão arterial. Por outro lado, ele é um dos mais saborosos cogumelos comestíveis, podendo ser preparado de forma fácil, apenas com um refogado na manteiga ou azeite.

3 – Shitake

Imagem: Pinterest

O Shitake é bastante consumido na culinária japonesa, e ganhou espaço na alimentação brasileira através da comida japonesa. Ademais, é ideal para o controle de pressão arterial e níveis de colesterol, e fortalece o sistema imunológico, inibindo crescimento de vírus e bactérias.

Por outro lado, ele pode ser encontrado fresco, mas é comum encontra-lo desidratado. Assim, é necessário apenas adicionar um pouco de água quente para ele se hidratar novamente. Dessa maneira, é bastante utilizado em sopas, molhos e acompanhamento de massas.

4 – Portobello

Imagem: Freepik

O Portobello é um dos cogumelos comestíveis mais maduros, tendo aroma mais intenso, textura mais dura, cor mais escura e tamanho maior do que as outras espécies. Ademais, é rico em vitaminas B2 e B3. Dessa forma, fortalece o sistema imunológico e controla os níveis de colesterol. Além disso, é bastante utilizado em pratos que levam carne ou saladas. Assim, podendo ser cozido, grelhado, refogado ou acompanhado com queijos fortes.

5 – Morchella

Imagem: Pinterest

Dentre os cogumelos comestíveis tem o Morchella, que apresenta um formato semelhante a uma colmeia de abelhas. Além disso, possui um sabor marcante e uma textura bastante agradável, podendo ser refogado com manteiga para ressaltar seu sabor. Ademais, é um dos cogumelos mais consumidos e apreciados pelos franceses.

6 – Cantarelo

Imagem: Siga Saudável

O Cantarelo possui uma coloração amarela bastante intensa. Por isso, também é chamado de cogumelo canário. Ademais, ele possui um aroma agradável, quase floral, e tem um sabor suave e extremamente agradável. Porém, deve ser incrementado nas receitas apenas ao final, ou seja, deve evitar ser cozido para evitar que fique duro.

Em suma, os cogumelos comestíveis fazem parte de pratos da culinária de vários países pelo mundo. Pois, além de proporcionar um toque e um sabor especial para os pratos, o cogumelo proporciona mais saúde para o organismo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 10 Alimentos que fazem bem para o coração [saúde].

Fontes: Super Abril, Metrópoles, Conquiste sua Vida, Mundo Boa Forma

Imagens: Nosso Foco, Tudo Gostoso, Wilder, UOL, Alto Astral, Socorro na Cozinha, Fazendinha em casa, Pinterest, Freeepik, Siga Saudável

Próxima página »

Escolhidas para você