Curiosidades

7 motivos para comer chocolate todos os dias, sem culpa

Comer chocolate pode ser benéfico à saúde, desde que consumido com moderação e que contenha um teor maior de cacau em sua composição.

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados pelas pessoas, independente da idade, principalmente na época da Páscoa. Mas, ao contrário do que muitos acreditam comer chocolate não é prejudicial à saúde, pelo contrário, esse alimento pode trazer inúmeros benefícios para o funcionamento do corpo. No entanto, o consumo deve ser feito de forma moderada dando preferência aos chocolates que sejam compostos por 70% de cacau.

É comum que muitas pessoas recorram ao chocolate quando estão tristes, ansiosas, irritadas, cansadas, etc. Pois, ao comer chocolate, ele proporciona sensações prazerosas que vão saciar e aliviar a ansiedade e estresse. No entanto, é importante saber controlar a quantidade consumida e principalmente qual chocolate consumir.

De acordo com especialistas, o chocolate com 70% de cacau é o ideal, pois contêm vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes, triotofano, flavonoides e polifenóis, substâncias que fazem em à saúde. Além disso, possui menos gordura e açúcar do que outras versões como o chocolate ao leite ou chocolate branco.

Benefícios de comer chocolate

De acordo com especialistas, para aproveitar os benefícios ao comer chocolate, o ideal é consumir até 30 gramas do alimento ao dia. E o chocolate deve ser composto por 60% a 70% de cacau. Dessa forma, os principais benefícios proporcionados à saúde são:

1 – Previne doenças do coração

Laboratório Exame

De acordo com estudos, comer chocolate pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, principalmente a fibrilação atrial, um tipo comum de arritmia cardíaca. Ademais, comer chocolate também reduz em 37% os riscos de ter doenças do coração e em 29% a chances de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, os polifenóis e magnésio presentes no chocolate ajudam no controle da pressão arterial.

2 – Ajuda na perda de peso

Boa Forma

De acordo com pesquisas, comer chocolate com baixo teor de gordura e açúcar e alta concentração de cacau juntamente com uma alimentação saudável, ajuda na perda de peso. Isso acontece devido aos flavonoides presente no chocolate, que proporciona a sensação de saciedade, impede que o organismo acumule gordura e acelera a queima calórica.

Continua após a publicidade

3 – Melhora o desempenho na academia

Ultramacho

Comer chocolate melhora o desempenho durante a prática de atividades físicas. Pois, o nutriente catequina presente no cacau atua como vasodilatador. Ou seja, aumenta as funções cardíacas e a circulação do sangue. Dessa forma, eleva a oxigenação dos músculos, o que faz com que a desempenho durante o treino melhore.

4 – Previne o envelhecimento precoce

Tua Saúde

Por ser rico em flavonoides e compostos antioxidantes, comer chocolate ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, pois ele neutraliza a ação dos radiais livres no organismo. Que estão associados ao envelhecimento das células e ao câncer.

5 – Melhora o humor

Exame

Comer chocolate estimula a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores responsáveis pelo sono e humor. Por isso, é comum mulheres comerem o alimento durante o período menstrual, para que as taxas de produção dos neurotransmissores se regularizem.

Além disso, o cacau é fonte de magnésio e triptofano, responsáveis por estimular o organismo a produzir endorfina e serotonina, que proporcionam a sensação de bem-estar, prazer e relaxamento.

Por fim, comer chocolate ajuda na redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse que altera a produção hormonal. Dessa forma, pode aumentar processos inflamatórios e a pressão sanguínea.

6 – Controle das taxas de colesterol

ABC

De acordo com pesquisas, pessoas que tem o hábito de comer chocolate 70% de cacau regularmente, apresentam taxas baixas de colesterol ruim (LDL) e altas do colesterol bom (HDL). Além de reduzir a pressão arterial e estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Continua após a publicidade

7 – Faz bem para o cérebro

Veja

Segundo especialistas, comer chocolate melhora as funções do cérebro, como a memória e o processamento de informações visuais, graças aos flavonoides presentes no cacau. Além de possuir ação antioxidante e facilitar a absorção das vitaminas. Também foi comprovada que o consumo regular de chocolate melhora a atenção, o raciocínio, a dicção, além de amenizar os efeitos que a falta de sono causa no cérebro.

Comer chocolate: quando se torna prejudicial à saúde

Caraota Digital

Comer chocolate em excesso, principalmente as versões ao leite e branco, pois possuem grandes quantidades de açúcar e gordura. Portanto, o consumo exagerado pode causar ganho de peso, pois se trata de um alimento muito calórico. Além disso, o excesso de gordura pode causar problemas digestivos, sobrecarregar o fígado, provocar enjoos, náuseas, refluxo gastroesofágico, gastrite e até mesmo intoxicação alimentar.

Já em longo prazo, o consumo exagerado do chocolate pode desenvolver resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes. Sendo que, quando chega ao estágio da diabetes o açúcar acumulado no sangue pode afetar os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Enquanto que as gorduras saturadas contidas no alimento podem favorecer o aumento do LDL e a redução do HDL, além do aumento dos níveis de triglicerídeos. Consequentemente, a pessoa pode vir a desenvolver doenças como aterosclerose, ataque cardíacos, AVC, entre outras doenças.

Comer chocolate: como escolher o ideal

Cuidaí

De acordo com especialistas, para que você possa comer chocolate sem culpa, você deve saber escolher o que irá trazer os melhores benefícios para sua saúde. Além disso, o consumo deve ser moderado, ou seja, o ideal são 30 gramas diárias para obter os benefícios que o chocolate tem a oferecer à saúde. Dessa forma, os principais tipos de chocolates são:

  • Chocolate Branco – sua composição consiste em manteiga de cacau, leite, açúcar e outros ingredientes. Portanto, não apresenta propriedades nutricionais, na verdade, é o mais nocivo à saúde por conter mais gordura do que os outros tipos de chocolates.
  • Ao leite – de acordo com a resolução da Anvisa, sua constituição deve conter no mínimo 25% de cacau. Além de leite, açúcar e outros ingredientes.
  • Amargo – deve conter no mínimo 50% de cacau em sua constituição e pode ser feito com ou sem o leite. Dessa forma, o chocolate amargo é considerado como saudável, pois quanto maior for o teor de cacau, mais benefícios à saúde terá.
  • Diet ou zero açúcar – feito sem o açúcar, mas, contém a mesma quantidade de gordura que os outros tipos de chocolate.
  • Light – tem apenas a redução calórica do alimento, ou seja, tem 25% de redução de algum ingrediente de sua composição.

Comer chocolate com moderação

Gluten Free Brasil

Enfim, para evitar exageros na hora de comer chocolate, os especialistas orientam a nunca deixar o chocolate à vista para que não fique tentado a degusta-lo. Outra dica é degustar o chocolate lentamente, ou seja, coloque um pedaço na boca e mantenha-o na boca sem engolir rápido. Assim, você pode comer chocolate sem ter aquele sentimento de culpa, principalmente agora com a Páscoa chegando. E ainda aproveita todos os benefícios que o chocolate tem a oferecer à saúde.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou dessa matéria, Também vai gostar dessa: Como é feito o chocolate? Origem, fabricação e benefícios.

Próxima página »

Escolhidas para você