Curiosidades

Comer meleca do nariz faz bem ou não para a saúde?

Comer meleca do nariz é um hábito que tem virado alvos de flagras protagonizados por celebridades; saiba ser isso é saudável ou prejudicial.

Se cutucar o nariz (algo que praticamente quase todo mundo faz) já é visto como um hábito anti-higiênico, imagina comer a própria meleca? Pode parecer algo nojento e inimaginável de se fazer em público, mas não é o que pensam algumas celebridades. Nesse sentido, a última a ser flagrada, ‘limpando o salão’ e levando o dedo com o muco à boca, foi a Viih Tube.

A Youtuber de 20 anos e participante do Big Brother Brasil, reality de TV, foi vista num momento muito peculiar na casa do BBB 21. Distraída, Viih Tube enfiou o dedo no nariz, tirou a ‘meleca’ e em seguida colocou o mesmo dedo na boca. Apesar de ser algo incomum e até constrangedor para algumas pessoas, fica o questionamento: comer meleca do nariz é saudável? Continue lendo para saber mais.

O que acontece ao comer meleca do nariz?

Fonte: Pinterest

Antes de responder a esta pergunta, precisamos entender um pouco sobre o nosso nariz. Para esclarecer, o nariz é o órgão mais sujo do corpo, pois ele atua como um filtro de limpeza do ar que respiramos. Ou seja, ele é como um mecanismo que remove a sujeira e germes nocivos do ar, impedindo-os que eles cheguem até os nossos pulmões.

Dessa forma, o muco que ali fica grudado é o que restou de toda a sujeira e germes, que foram retidos ali para não prejudicar os pulmões. Todavia, a meleca do nariz não é apenas uma prisão para germes. Em outras palavras, ela é carregada com proteínas protetoras que matam e desativam as bactérias e vírus que inspiramos junto com o ar. Assim, essa meleca costuma sair sempre que tossimos, espirramos, assoamos ou comemos o muco. Sim, isso mesmo! Há pessoas que têm o hábito de comer meleca do nariz. E se você está se perguntando sobre os germes que são ingeridos, aqui vai um spoiler: eles são destruídos pelo ácido estomacal.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a meleca do nariz é formada por um grupo de proteínas chamadas mucinas. Ademais, elas são cobertas por açúcar que absorvem água dando ao muco aquela consistência pegajosa. Portanto, essas proteínas restantes no muco que acionam sua função protetora, são:

  • Anticorpos – minúsculas proteínas produzidas pelas células B, que ativam o sistema imunológico alertando-o da presença de vírus e bactérias.
  • Lisozima – também presente na clara de ovo, esta é uma enzima que destrói bactérias.

O que diz à ciência sobre comer meleca do nariz?

Fonte: Pinterest

Certamente, após ter lido sobre a composição do muco você deve estar se perguntado se é saudável comer a meleca do nariz. e comer meleca é saudável para todas as pessoas. Aparentemente, algumas evidências científicas, apoiam essa teoria, de que o muco pode realmente fortalecer o sistema imunológico e defender o organismo de vírus e bactérias prejudiciais. Contudo, ainda são poucas as pesquisas que sugiram que haja benefícios em comer meleca do nariz. Ao contrário, as pesquisas em maior número sobre este tema, abordam ​​sobre os riscos de comer meleca.

Como lido acima, o muco nasal filtra a maioria dos vírus e bactérias que tentam invadir o corpo. Como resultado, cada meleca pode conter uma série de microorganismos prejudiciais ao organismo. Portanto, entre os riscos potenciais associados à ingestão de melecas, estão:

Hábito pode ser um sinal de transtorno?

Fonte: Pinterest

Cutucar o nariz pode ser um hábito comum, mas limpar o nariz de forma compulsiva e repetidamente é um transtorno. Ele é chamado de rinotillexomania e pode causar sérios danos ao nariz. Além disso, estudos sugerem que a rinotillexomania crônica pode causar inflamação e edema dos tecidos nasais. Esse transtorno costuma ser acompanhada de estresse, ansiedade e outros hábitos compulsivos, como cutucar a pele ou roer as unhas. Por isso, uma pessoa deve consultar um profissional de saúde se o ato de cutucar o nariz frequentemente, causar:

Continua após a publicidade
  • Hemorragias nasais
  • Problemas respiratórios
  • Inflamação ou infecção

Por fim, o tratamento para o hábito de comer meleca do nariz compulsivamente inclui: terapia, medicação ou ambos que podem ajudar a reduzir ou interromper o comportamento.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a Viih Tube? Então, leia: Viih Tube, quem é? Biografia, vida pessoal e polêmicas

Fontes: Terra, Homeomed, Minha Vida, Catraca Livre, Uol,

Fotos: Márcia Piovesan, Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você