Curiosidades

Afiar facas: como fazer em casa e em pouco tempo?

Para aprender como afiar facas precisa-se conhecer algumas características desse instrumento e também como funciona o desgaste do material

Sabe quando aquele “chef interior” baixa e a gente a acha que está podendo na cozinha? Nesses momentos, muita coisa pode dar errado, como o tempero ou o ponto de cozimento dos alimentos, especialmente se você for um turista na cozinha, mas nada é tão frustrante quanto uma faca que precisamos afiar, não é mesmo?

É por isso que hoje você vai aprender uma técnica muito simples de afiar facas em casa, em poucos segundos. Afinal, o serviço fica muito mais árduo sem uma faca devidamente afiada quando se vai cortar um pedaço de carne, por exemplo. Mas nada é tão provador quanto cortar tomates, não é mesmo?

Agora, se você está pensando que vai aprender a afiar facas usando métodos convencionais, precisamos dizer que vamos surpreender você. Isso porque, apesar de serem muito eficientes, as técnicas para afiar essa ferramenta usando pedras para amolar ou mesmo uma chaira, não estão acessíveis à todos. Ou você tem algum desses objetos em casa?

Então, se você não for uma pessoa mais que preparada na cozinha, que tem um amolador profissional de facas, anote aí a dica: tudo que você precisa é de uma caneca! Louco, não?

Tudo que você precisa fazer é molhar a lâmina de sua faca e passá-la, da ponta até o final do corte, no fundo da caneca. O contorno, normalmente áspero do fundo desses recipientes de cerâmica funcionam como um atrito para a lâmina, que fica afiadíssima em menos de 1 minuto.

Quer ver como funciona? Então confira o vídeo abaixo. Agora, não vá se esquecer de tomar cuidado para não se ferir com suas novas facas afiadas, hein!?

Continua após a publicidade

Aprenda como afiar faca em casa

E aí, aprendeu sobre como afiar facas em casa? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fonte: Viral Nova

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você