Curiosidades

16 técnicas para descobrir uma mentira, com linguagem corporal

Para muitas pessoas, saber como descobrir uma mentira pode ser essencial em seu cotidiano. Aprenda algumas técnicas aqui e não seja enganado.

Saber como descobrir uma mentira é bastante eficaz para diversas situações do dia a dia, como ao lidar com pessoas manipuladoras, por exemplo. Uma forma de identificar bem algumas mentiras é por meio da linguagem corporal.

Em suma, a linguagem corporal, também conhecida como linguagem não verbal, consiste nos nossos gestos, expressões faciais, posturas etc., que ao serem analisados, levando em conta o comportamento natural da pessoa e o contexto em questão, podem indicar algumas ‘pistas’ inconscientes sobre a pessoa que está sendo observada.

Por mais que possa ser uma excelente forma de captar mentiras, é importante ressaltar que ela não é 100% assertiva, uma vez que nem todos os elementos da linguagem não verbal significam a mesma coisa para as pessoas.

No entanto, existem alguns comportamentos que, frequentemente, são indicativos de um pensamento, sentimento ou sensação. No caso da mentira, por exemplo, pode-se observar o locutor escondendo as mãos, desviando o olhar ou encarando persistentemente. Mas, é claro, que é indispensável a observação do contexto como um todo e é necessário levar em conta o comportamento e personalidade da pessoa também.

Continua após a publicidade

E aí? Quer saber mais sobre como descobrir uma mentira? Confira as técnicas a seguir.

16 técnicas policiais incríveis para detectar mentiras

1. Desviar o olhar pode indicar mentira

Os policiais afirmam que quando a pessoa está mentindo, ela tem uma dificuldade enorme de manter o contato visual com seu interlocutor.

Continua após a publicidade

2. Olhar fixamente

Mas, claro, existem aqueles que já conhecem a máxima que mostramos acima e tentam se blindar contra ela. Só que, como o desconforto da mentira continua, ela acaba não agindo naturalmente e o olhar fixo demais em alguém ou em alguma coisa também acaba sendo um indicador de inverdades.

3. Piscar demais

Piscadas longas e mais frequentes que o normal. Esse também costuma ser um sinal de mentira, já que se trata de uma espécie de negação corporal ao que está sendo dito.

Continua após a publicidade

4. Voz inconstante: boa forma de como descobrir uma mentira

Se o tom de voz da pessoa estiver variando o tempo todo, fique atento porque ela pode estar mentindo. Normalmente quando isso acontece a voz também tende a ficar trêmula e falta fluidez. Além disso, é comum a pessoa começar a falar “para dentro”.

5. Mãos agitadas indicam mentira

Além de deixar mãos e pés gelados e trêmulos, contar uma mentira também pode deixar as mãos agitadas, naquele estilo “não sei o que fazer com as mãos”.

6. Pele enrubescida

Por causa do nervosismo, a pessoa pode ficar um pouco mais pálida que o normal ou mesmo apresentar uma aparência mais vermelha no rosto. Suar muito também pode ser um mau sinal.

7. Fala desconexa pode ser indicativo de mentira

Falar demais, dar muitas explicações não pedidas ou demorar demais a chegar ao ponto crucial da conversa é um dos pontos mais marcantes de que uma mentira está sendo elaborada/contada.

Continua após a publicidade

8. Pausas indesejáveis

Sabe aquela impressão de que o estoque de palavras da pessoa acabou no meio da conversa? É assim que funciona quando alguém está mentindo. A conversa vai fluindo bem até chegar a um ponto em que a pessoa para, porque já não sabe mais o que falar, fazendo pausas desconcertantes e indesejáveis.

9. Mãos no bolso

Além de ser um sinal de desconforto, segundo as técnicas policiais colocar a mão no bolso é sinal (inconsciente, claro), de que a pessoa quer esconder algo e está se fechando para dar ou receber informações.

Ao contrário disso, alguém contando uma história com as palmas das mãos abertas e voltadas para cima costuma ser um sinal de história verdadeira, uma vez que esse gesto indica tranquilidade e conforto com a situação.

10. Olhar para o lado esquerdo

Não que o lado esquerdo seja ruim, mas é que esse é o lado do cérebro ligado diretamente à criatividade. Logo, quando uma pessoa conta uma mentira, ela não consegue ficar sem olhar várias vezes para o lado esquerdo. Se trata de algo instintivo.

Continua após a publicidade

11. Mãos na boca

Tipicamente, levar as mãos à boca é um gesto de quem está mentindo. Isso é explicado pelo fato de que se preocupar muito com a boca pode ser um reflexo de um desejo de impedir que escutem a mentira que está sendo falada, ou de a própria pessoa reprimir sua fala, por ser mentira.

12. Comprimir os lábios pode indicar mentira

A pessoa quando está contando mentiras, muitas vezes, se fecha em si mesmo e tenta evitar que suas palavras seja ditas e escutadas. Um ponto da linguagem corporal que pode ser vista nesse contexto é quando quem está falando dobra seus lábios para dentro e os aperta com força.

13. Microrrugas na testa te ajudam a descobrir uma mentira

A pessoa que mente pode apresentar algumas rugas horizontais, que desaparecem rapidamente, em sua testa, em decorrência de um nervosismo que surge a partir da situação.

No entanto, deve-se ressaltar que as linhas horizontais na testa também podem significar algum tipo de tensão que não tem ligação necessariamente com mentiras. Em razão disso, essa expressão deve ser observada com cuidado para que não aja injustiça com ninguém.

Continua após a publicidade

14. Encolher a cabeça

De modo geral, a pessoa que mente tem uma tendência a retrair o seu próprio corpo, dessa forma, encolhendo seu pescoço, ficando mais rígido, com os braços cruzados e as pernas unidas, como uma tentativa de controlar suas emoções.

Segundo especialistas, esse comportamento remonta aos nossos ancestrais, em que, quando tinham que enfrentar um predador, poderiam reagir fugindo, enfrentando ou ficando paralisados. Essa última alternativa é a mais discreta e, por não chamar a atenção, o mentiroso também reage dessa  forma com o intuito de “sobreviver”.

15. Encolher um dos ombro

De acordo com especialistas, frequentemente, a postura dos indivíduos que mentem é assimétrica, ou seja, um lado vai estar diferente do outro. Dessa forma, um ombro pode estar mais projetado, mais alto e isso passa uma impressão de descaso.

Esse tipo de comportamento tem como objetivo mostrar uma despreocupação com o conteúdo que está sendo exposto, como uma forma de simular uma tranquilidade e falta de tensão. Um bom sinal para descobrir uma mentira

Continua após a publicidade

16. Se afastar do interlocutor pode indicar mentira

Sabe-se que muitas pessoas precisam de uma distância saudável para poder interagir com os outros de uma forma mais natural e tranquila. No entanto, as pessoas que mentem também costumam manter uma distância como uma forma de se afastar da narrativa que está contando, sobretudo, se for uma espécie de interrogatório.

Porém, é importante deixar claro que existem mentirosos que vão agir de forma oposta, se aproximando bastante, para que assim o interlocutor se sinta intimidado e desvie, dessa forma, sua atenção, do que está sendo falado.

Leia também:

Fontes: Exame, Revista Galileu.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você