Ciência & Tecnologia

Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

Sabia que, além do tempo de duração, o sorriso verdadeiro mexe com praticamente toda a musculatura do rosto? Saiba como saber quando é de verdade e quando é falso.

O que significa um sorriso verdadeiro ou falso? A Ph.D. em psicologia pela Universidade de Yale Marianne LaFrance precisou de 20 anos de pesquisa e um livro para responder a essa simples pergunta.

De acordo com a estudiosa, essa que é a expressão humana mais difundida do planeta, tem muitas funções sociais.

“As pessoas sorriem por muitas razões, das quais apenas algumas têm a ver com o que expressa a emoção positiva. As pessoas sorriem para estabelecer conexões com os outros, pedir desculpas, passar por situações complicadas, para impressionar, seduzir e apaziguar.

Elas sorriem para mascarar sentimentos negativos, sorriem quando envergonhadas, também para restaurar relações harmoniosas”, explica.

Continua após a publicidade

Tempo de duração

A psicóloga divide os sorrisos em duas principais categorias: verdadeiros e falsos.

Sorrisos verdadeiros conhecidos também como sorrisos de Duchenne, são expressões genuínas de sentimentos positivos de felicidade, alegria e satisfação que geralmente duram 4 segundos. Os sorrisos falsos são mais longos e não expressam o que o autor está sentindo realmente.

Continua após a publicidade

Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

Sorriso verdadeiro ou sorriso de Duchenne

Para quem não sabe, esse nome “sorriso de Duchenne”, foi criado em homenagem ao cientista francês Guillaume Duchenne. Foi ele quem fez a primeira pesquisa realmente séria sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Em seus vários testes, Duchenne observou que o sorriso verdadeiro mexe com a musculatura de nosso rosto. E isso, aliás, ele observou dando choques leves em algumas regiões da face humana, de forma a estimular os músculos e a observar as expressões que surgiam.

O que o cientista concluir foi que, quando o sorriso verdadeiro acontece, o músculo zigomático maior traciona o canto da boca em direção às orelhas, fazendo a boca assumir um formato de “U”. E não é só isso.

Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

Outro sinal de um sorriso verdadeiro são as rugas. O movimento de um conjunto de músculos próximos aos olhos fazem com que rugas dinâmicas e estáticas apareçam. Só a título de curiosidade, elas também são chamadas de “pés de galinha”.

Continua após a publicidade

E, se você tem dúvida de que esse é um estudo sério, fique sabendo que ele demorou anos até ser validado pela Ciência. O francês, em questão, o iniciou em 1862. Desde então a teoria foi testada por vários outros especialistas, sendo oficializada na década de 70.

Resumindo: quando é falso e quando é verdadeiro?

. O músculo zigomático tensiona o canto da boca em direção às orelhas. Os lábios formam uma espécie de “U”;

. No sorriso verdadeiro, o famoso “pés de galinha” tende a aparecer nos cantos dos olhos;. A musculatura facial tende a levantar o lábio superior, as bochechas e favorece a contração do nariz. Por causa disso, podem aparecer rugas nessa região também;

. Rugas abaixo das pálpebras inferiores também são um sinal de sorriso verdadeiro;

Continua após a publicidade

Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

. Os olhos costumam ficar levemente fechados. Mas também é possível que exista um outro movimento: olhos entreabertos enquanto as bochechas se levantam e as sobrancelhas se abaixam. Tudo praticamente ao mesmo tempo.

Dá para mentir um sorriso verdadeiro?

Apesar de sorrisos verdadeiros serem mais difíceis de forjar, algumas pessoas conseguem o feito.

“Pessoas treinadas para simular esse tipo de sorriso existem: podem ser atores, políticos, psicopatas. Eles simulam a musculatura para dar uma veracidade à expressão,” afirma Thompson.

Continua após a publicidade

Segundo LaFrance, a maioria dos sorrisos que recebemos são falsos, mas não no sentido de que eles são enganosos.

“Eles servem para múltiplas funções nas relações entre pessoas e são socialmente úteis. Um sorriso pode ter um impacto positivo sem que seja uma manifestação de sentimento positivo genuíno”.

Como diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso

De acordo com a pesquisa da psicóloga, as mulheres sorriem mais que os homens e conseguem forjar com mais facilidade a veracidade de um sorriso.

Continua após a publicidade

Isso acontece porque na maioria das culturas, espera-se que as mulheres sorriam, por isso elas tem mais facilidade.

Leia tambémPor que não se pode sorrir em fotos de documentos?

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: The Guardian, Mega Curioso

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você