Curiosidades

4 exercícios para engrossar a voz rápido

Assim como com o resto do seu corpo, algumas pessoas têm mais força vocal, enquanto outras precisam fazer exercícios para engrossar a voz.

Se você deseja entender como engrossar a voz e deixá-la mais grave, é melhor primeiro entender como ela funciona. Em poucas palavras, poderíamos dizer que a voz é o esforço resultante da coordenação habilidosa de vários elementos: a laringe, os pulmões, o pescoço, o diafragma, a boca.

Desse modo, cada vez que você diz algo, você expele ar de seus pulmões. Portanto, o ar tem uma certa pressão que depende da sua capacidade pulmonar, ou seja, que se tiver em falta lá, pode gerar problemas.

O segundo órgão a atuar compreende as cordas vocais que vão vibrar, à medida que o ar passa, para lhe dar um tom. O ator final consiste na cavidade de ressonância e envolve a garganta, o nariz e a área da boca, que é onde o tom será modulado.

Agora que está mais claro como funcional o processo vocal, vejamos como engrossar a voz com estes exercícios!

Continua após a publicidade

4 exercícios para engrossar a voz rápido

1. Bocejar para relaxar os músculos da boca

Em primeiro lugar, bocejar é um ótima maneira de relaxar os músculos da garganta e da boca. Crie o hábito de bocejar diariamente ao mesmo tempo que emite sons de vogais, como A por exemplo.

Com efeito, bocejar vai soltar os músculos tensos e dar-lhe uma voz mais grossa, mais ressonante e relaxada que você tanto deseja.

Continua após a publicidade

2. Canudo vocal

Para realizar o exercício do canudo vocal (também conhecido como exercício de sucção), imagine que você está sugando água por um canudo, inspirando e retendo o o ar para soltá-lo totalmente ao final. Você pode realizar este exercício diariamente fazendo um intervalo e bebendo água
a cada 10 repetições.

3. Zumbido

O cantarolar é um dos melhores aquecimentos vocais porque não sobrecarrega muito as cordas vocais. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes inferiores da frente e sussurre para cima e para baixo na escala maior, mantendo a boca fechada.

Continua após a publicidade

Aliás, cada nota deve soar como “hmmm” – incluindo o som “h” é menos desgastante para sua voz. Você também pode tentar emitir outros sons graves, fazendo a mesma sequência de 10 repetições.

4. Sirenes vocais

Para este aquecimento vocal fácil, faça um som “eeee” ou “ohhhh” e deslize gradualmente começando pelas notas mais baixas. Deslize para cima e depois volte para baixo. Isso fará a transição da sua voz de peito para a voz de cabeça.

Neste exercício, você ainda pode imitar o barulho da sirene ao fazer um som de “oooo”, e gradualmente vai da nota mais baixa do seu alcance para a mais alta e volta para baixo, como uma sirene de um veículo de emergência. O som é contínuo e cobre os tons entre as notas.

Por fim, preste atenção na vibração e repita este exercício de 7 a 10 vezes por dia.

Continua após a publicidade

5 dicas para engrossar a voz

Além do aquecimento vocal é preciso ficar atento a esses cuidados com o corpo e com a alimentação para ter um voz grossa e saudável.

1. Beba água

Não há nada para se surpreender em beber água suficiente para uma voz mais grossa. Isso ocorre porque a água potável pode ajudá-lo a hidratar seu corpo e sua garganta. Portanto, você deve beber pelo menos 6-8 copos de água todos os dias para se manter bem hidratado. Uma garganta seca produz uma voz aguda.

2. Consuma mel

O mel de forma alguma, moldará ou fará com que sua voz fique mais baixa. No entanto, pode ajudar a impedir que sua voz fique mais alta. Quando sua voz está relaxada, ela tem a ressonância baixa que é atraente. Portanto, tome uma colher de sopa de mel duas vezes ao dia se quiser engrossar a voz.

3. Beba chá verde ou preto

O chá verde ou chá preto ajudará a relaxar os músculos da garganta e da caixa de voz (laringe). Você deve incluir esta bebida em sua lista de dieta diária.
Por outro lado, beber água fria ou bebidas frias causará o aperto das cordas vocais.

Continua após a publicidade

4. Tome suco de frutas

O suco de frutas como o abacaxi, por exemplo, tem compostos anti-inflamatórios naturais que podem ajudar a acalmar a garganta. Também pode impedir o acúmulo de catarro na garganta. Além disso, pode umedecer e hidratar a boca e a área do esôfago.

5. Tenha uma dieta rica em fibras e proteínas

Inclua muitos grãos integrais, frutas e vegetais em sua dieta. Esses alimentos contêm vitaminas A, E e C. Eles também ajudam a manter as membranas mucosas, que revestem a garganta, saudáveis.

Ademais, a proteína é uma boa fonte de energia. Portanto, se o corpo em geral tiver energia suficiente, também aumentará seu desempenho e sua voz. Peixes, ovos e grãos são uma boa fonte de proteínas.

Essas são as mudanças de estilo de vida necessárias que você precisa para melhorar o nível de energia em seu corpo. A mesma energia refletirá em sua voz, fazendo com que você soe mais forte, grave e confiante.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber como você pode deixar a voz mais grossa? Pois, leia também: Covid-19 pode causar encolhimento do cérebro e perda de memória, aponta estudo

Bibliografia

REVISTA CIENTÍFICA DE LA UNIVERSIDAD DE CIENFUEGOS . 38 EJERCICIOS DE RESPIRACIÓN EN LA REHABILITACIÓN FONOARTICULAR. PROPUESTAS PARA LA PRÁCTICA E. 2017. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v9n2/rus38217.pdf>.

Teatro, la voz practicada. 2013. Disponível em: <http://www.artescena.cl/wp-content/uploads/2017/12/TEATRO-LA-VOZ-PRACTICADA.pdf>.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você