Curiosidades

10 dicas para quem quer estudar em casa

Durante esse período de quarentena muitas pessoas estão estudando em casa. Então veja algumas dicas de como estudar em casa.

Neste momento de quarentena, o estudante está perdido e sem saber como estudar em casa. Com toda a certeza, é um momento que, em casa, há várias distrações que o tiram do foco. Por outro lado, há a vontade de fazer diferentes atividades que não têm nada a ver com a sua rotina diária de estudar.

Então, é importante saber como estudar em casa para não se perder. Logo, algumas dicas são importantes nesse processo.

A paralisação é necessária. E é de comum acordo para pais, alunos e professores que não será um ano letivo fácil. Afinal, todos se preocupam como será a qualidade dessa educação online.

Alunos que estão na alfabetização, pais que estão de home office e se tornaram professores, ano de vestibular, ano com disciplinas práticas na universidade, entre outras preocupações que surgem diariamente.

Continua após a publicidade

Primeiramente, existem essas preocupações, que são legítimas. Mas, o momento exige que todos se adaptem à nova realidade. Enquanto a situação não é controlada, nós convidamos você para essa leitura que vai te ajudar a manter o ritmo de estudos em casa.

Portanto, viva cada momento em casa e tente não sair tanto da rotina.

Continua após a publicidade

Pronto para iniciar os estudos? Foco e determinação! Então, vamos para as dicas de como estudar em casa.

Dicas de como estudar em casa

1. Escolher o seu local de estudo

Sabe aquele cantinho da casa que você se sente bem? Então! Esse também deve ser o seu local de dedicação aos estudos.

Continua após a publicidade

Primeiramente é preciso que seja um local neutro que não te deixa confortável demais. Por exemplo, o seu quarto, pois estudar em uma cama ou ao lado dela é tentador. Seguramente você vai preferir, em alguns momentos, tirar uma soneca.

Ao escolher o local, você também deve se atentar que seja silencioso, com um bom sinal de internet, uma cadeira confortável e o computador. Eles também são bem importantes, afinal são suas ferramentas de estudo e sem eles você não consegue sair do lugar, não é mesmo!?

2. Estude sempre no mesmo lugar

Escolheu o seu local de estudos? Então faça dele a sua sala de aula diária. Aproveite este espaço apenas para estudar e nos momentos livres não fique nele. Dê preferência aos outros locais para você também não se cansar e enjoar.

Assim você já está trabalhando o seu cérebro para se habituar a nova rotina. As lembranças daquele ambiente são apenas para estudo.

Continua após a publicidade

3. Crie uma rotina

Não é porque vai ficar em casa, que você não precisa se arrumar para estudar! Em casa também é preciso ter rotina e autoestima.

Nada de ficar de pijama ou sem ter horários para a alimentação. Acorde no mesmo horário de sempre, coloque sua roupa ou uniforme, faça suas alimentações e siga seu cronograma de aulas. O descanso continua apenas para sábado e domingo.

4. Organize seu material de estudos

Depois de definir seu local de estudos, é importante sempre mantê-lo organizado. Isto porque a organização diminui o estresse que estudar em um local desorganizado causa.

Com o seu cantinho de estudos separado é muito fácil deixar tudo organizado. Deixe sempre na sua visão canetas, lápis e cadernos para anotações. Depois organize seus livros e demais materiais do dia a dia.

Continua após a publicidade

A organização é fundamental para você não perder tempo procurando os materiais, assim como para evitar distrações e postergações da atividade.

5. Organize um cronograma de estudos

Um assunto muito discutido, sem dúvida, é qual o tempo certo que uma pessia deve estudar num dia. Entretanto, isso varia de aluno para aluno, de acordo com sua facilidade de aprendizado, rotina e objetivos.

Então o importante é que você estabeleça um cronograma diário. Assim você se planeja e sabe quais são as metas a serem cumpridas em cada dia.

Essas horas de estudo também são muito influenciadas pela sua faixa etária e responsabilidades. Afinal, uma criança para estudar também depende do tempo disponível dos pais.

Continua após a publicidade

6. Evite distrações e tentações

Em casa o que não faltam são motivos para tirar a atenção, não é mesmo? Tem a cama, a televisão, comida rápido e fácil, outras pessoas, animais, vizinhos e por aí vai. Além disso você está no computador, conectado à internet e sem ninguém para brigar sobre o uso do celular.

Tentador é muito, mas é por isso que o primeiro item da nossa lista é para você escolher o seu cantinho de estudos. Assim você evita todas essas distrações e tentações.

Quando aos eletrônicos, se não estão relacionados ao seu material de estudo, desligue-os. Celular mantém a regra da sala de aula e é proibido.

7. Cumpra suas metas de estudos

Lembra do cronograma que falamos lá em cima? Aqui ele também é essencial. Cumprindo o cronograma, você cumpre suas metas de estudo diárias.

Continua após a publicidade

Mas lembre-se que para cumprir o cronograma é preciso ter metas reais. Nada de inventar e achar que consegue se desdobrar em milhões para conseguir cumprir tudo.

No início é difícil, mas aos poucos você vai adaptando até conseguir chegar no ponto ideal e cumprir 100% da meta. Mas atenção: não faça metas absurdas que podem te desmotivar.

8. Tenha horários de descanso

A nossa dica aqui é praticar um pouco da técnica de estudo pomodoro. Ela consiste em duas horas de estudo, no entanto a cada 25 minutos, você descansa 5 minutos. Completou as duas horas? Então você tem direito a 30 minutos de descanso.

Saber ouvir o seu organismo é essencial, pois estudar é cansativo e desgastante. Os alunos devem saber o limite de seus corpos e ter horários de pausa e descanso entre os horários de estudo. Afinal, é no tempo de descanso que o cérebro assimila, organiza e absorve as informações que foram estudadas no decorrer do dia.

Continua após a publicidade

Aproveite essas pausas para levantar e descansar o corpo, ir ao banheiro, beber água, lanchar e caminhe pelos ambientes da casa. Nada de celular e televisão neste tempo. O intervalo é rápido e se você usar esses eletrônicos vai querer gastar muito mais tempo, além do que vai deixar de fazer ações que realmente te ajudam a relaxar.

9. Mostre o seu momento para a família e amigos

É certo que na quarentena todos da família estão na mesma casa. E aqueles familiares ou amigos que não estão juntos, a conectividade acontece pelo celular. A tecnologia está aí para aproximar todos.

Mas todas essas pessoas sabem que sua rotina de estudos continuou normalmente? Provavelmente não. Então informe elas do seu cronograma de estudos e os momentos que você estará ausente.

Assim ninguém te perturba e nem te distrai. Com toda a certeza você vai conseguir estudar e manter suas relações pessoais.

Continua após a publicidade

Continuam insistindo em querer conversar? Você também insiste em não respondê-los. Foque nos seus estudos!

10. Ter disciplina para estudar em casa

Mantenha-se motivado, coloque seus sonhos e objetivos em mente. Conseguir estudar em casa não é fácil, mas a busca desse objetivo só depende de você.

As palavras-chave do sucesso aqui são: foque no cronograma, tenha disciplina e determinação, seja forte e não desanime.

E aí, curtiu a matéria? Confira a próxima então: Como começar a ver anime – Dicas para ver as animações japonesas.

Continua após a publicidade

Fontes: Estudar e Aprender; Guia do Estudante; Stoodi.

Próxima página »

Escolhidas para você