Curiosidades

Alho cru: principais benefícios de adicioná-lo na dieta

O alho cru é um alimento fundamental para a regulação da pressão arterial, redução dos níveis de colesterol e combate dos radicais livres.

Em primeiro lugar, o alho cru é um alimento que faz parte da medicina popular e tradicional. Nesse sentido, ainda apresenta benefícios comprovados cientificamente, sobretudo na prevenção de doenças. Basicamente, sua popularidade parte da riqueza de substâncias benéficas ao organismo em sua composição.

Desse modo, estima-se que o alho cru auxilie no controle do colesterol, na pressão arterial e também no combate de vírus, bactérias e fungos. Curiosamente, o que torna desse alimento tão rico são os flavonoides, o mineral selênio e outros fotoquímicos em sua estrutura. No geral, o poder antioxidante também é outra vantagem presente no alho.

Apesar disso, existem alguns mitos a respeito do alho cru que não são verdadeiros. Em resumo, estima-se o benefício real de um alimento por meio de comprovações científicas. Desse modo, parte da superstição envolvendo o alimento não passa de tradição popular.

Alho cru: quais são os benefícios de adicioná-lo na dieta?
Fonte: Pixabay

Como consumir alho cru da melhor forma possível?

Geralmente, a recomendação mais comum é que se consuma um dente de alho cru por dia para obter os benefícios desse alimento. Sendo assim, cerca de 5 gramas é suficiente para aproveitamento na dieta. Contudo, para absorção dos nutrientes recomenda-se amassar, triturar ou picar o alho.

Continua após a publicidade

Ademais, a maior recomendação é que ele, de fato, seja consumido cru. Desse modo, pode-se adicionar no preparo de saladas ou em cremes, assim como inseri-lo em conversas ou compotas. Mais ainda, a recomendação é que se consuma o alho cru com outros alimentos por conta do gosto forte, a fim de não causar problemas no paladar ou no estômago.

Nesse sentido, cabe ressaltar que o excesso de alho causa indigestão e alterações na coagulação sanguínea. Portanto, um limite seguro de consumo do alho cru varia entre cerca de dois dentes. Em outras palavras, entre 4 e 10 gramas de alho por dia é mais do que suficiente.

Quais são os benefícios do alho cru?

1) O alho cru é um alimento nutritivo

Alho cru: quais são os benefícios de adicioná-lo na dieta?
Fonte: Pixabay

Basicamente, uma porção de 28 gramas de alho cru contém manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio e alta concentração de fibras. Além disso, há uma quantidade significativa de substâncias como cálcio, cobre, potássio e ferro.

Por outro lado, é um alimento de baixa caloria, pois  a porção em questão apresenta somente 42 calorias. Sendo assim, há maiores benefícios para o organismo, pois auxilia na digestão e na remoção de substâncias tóxicas do corpo.

Continua após a publicidade

2) Reduz a pressão arterial

Alho cru: quais são os benefícios de adicioná-lo na dieta?
Fonte: Pixabay

Em resumo, o alho cru evita  o desenvolvimento de doenças cardíacas, como hipertensão. Sendo assim, o consumo desse alimento auxilia na regulação do fluxo sanguíneo por conta da presença de manganês e selênio em sua composição.

3) O alho cru melhora os níveis de colesterol

Alho cru: quais são os benefícios de adicioná-lo na dieta?
Fonte: Pixabay

Comumente, utiliza-se alho cru para diminuir o colesterol total e o chamado colesterol ruim, ou LDL. Desse modo, as substâncias presentes no alho atuam na quebra da gordura residual no organismo, auxiliando na eliminação de matéria não aproveitada. Ademais, a concentração de vitamina B6 e vitamina C é benéfica para a atividade cardíaca.

Continua após a publicidade

4) Previne demência e a doença de Alzheimer

Alho cru: quais são os benefícios de adicioná-lo na dieta?
Fonte: Pixabay

Sobretudo, o alho cru é rico em antioxidantes que evitam o dano oxidativo dos radicais livres no organismo. Desse modo, previne o envelhecimento precoce e protege o corpo contra os males criados por essas substâncias.

Sendo assim, o consumo desse alimento estimula a produção de enzimas antioxidantes no organismo. Ademais, reduz o estresse oxidativo e os danos produzidos a longo prazo. Como consequência, reduz a pressão arterial, o colesterol e previne males cerebrais comuns.

Continua após a publicidade

5) Aumenta a longevidade

Fotografia para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Porque atua sobre fatores de risco, como pressão arterial e colesterol, o alho cru auxilia na longevidade. Em especial, previne o envelhecimento celular e mantém o organismo em funcionamento estável. Por outro lado, fortalece o sistema imunológico e combate doenças infecciosas.

6) O alho cru melhora a saúde dos ossos

Fotografia para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Em resumo, o alho auxilia na produção de estrogênio nos seres humanos, substância fundamental para manutenção do sistema ósseo. Desse modo, como um catalisador do hormônio, auxilia na prevenção de doenças como a osteoartrite e osteoporose.

7) Contribui com o fortalecimento da pele

Fotografia para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Como citado anteriormente, o alho cru previne o envelhecimento precoce de células e combate a ação oxidativa dos radicais livres. Sendo assim, mantém a saúde da pele porque combate o aparecimento de rugas e a flacidez.

8) Auxilia na desintoxicação por metais pesados

Fotografia para ilustração do item
Fonte: Pixabay

Por fim, o alho cru reduz a concentração de metais pesados no organismo porque estimula a decomposição dessas substâncias. Sendo assim, compostos como chumbo, ferro e alumínio tendem a ser decompostos na corrente sanguínea antes que causem enfermidades.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre o alho cru? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: eCycle | Tua Saúde | Notícias ao Minuto | Viva Bem | Conquiste sua Vida

Imagens: Pixabay

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você