Saúde

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho

A solidão pode ser dolorosa e, se persistir por muito tempo, pode afetar negativamente o seu bem-estar físico e mental. Saiba como lidar com ela!

Sentir-se solitário e estar sozinho costumam ser confundidos – mas são situações muito diferentes. Em suma, a solidão ocorre como resultado de sentir-se desconectado das outras pessoas, o que pode acontecer mesmo quando você está cercado de pessoas, seja no trabalho, na escola ou em eventos sociais.

Muitas pessoas pensam que “deixar o tempo passar” irá curar sua solidão, mas nem sempre é o caso. A solidão profunda pode ocorrer dentro do contexto de nossos relacionamentos mais próximos, acenando uma bandeira vermelha digna de nossa atenção.

Certamente, alguns eventos da vida – a perda de um membro da família, uma separação ou uma mudança de cidade, por exemplo – podem desencadear a solidão, mas as pessoas podem experimentar sentimentos de isolamento a qualquer momento, especialmente quando sentem que suas interações carecem de maior profundidade.

Confira abaixo algumas dicas para saber lidar com a solidão!

Continua após a publicidade

Como lidar com a solidão?

Sempre que você antecipa o sentimento de solidão ou é lembrado de que está sozinho, você se sente abandonado e angustiado. E você também não precisa ficar sozinho – a solidão pode surgir depois de um festa rodeada de amigos ou mesmo quando você está no meio de uma multidão.

Todavia, existem algumas técnicas e atividades que você pode fazer para se livrar desse sentimento negativo, que incluem:

1. Faça uma caminhada

Fonte: Pexels

Está provado que caminhar oferece muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Contudo, qualquer forma de exercício também serviria, mas caminhar é melhor, pois permite explorar a cidade de uma forma que um passeio de carro simplesmente não oferece.

Quando você decidir caminhar, mesmo quando estiver atingindo uma meta usual, tente seguir um caminho diferente do que costuma fazer. Melhor ainda, tente escolher uma direção aleatoriamente.

Continua após a publicidade

Só a sensação de andar na rua, rodeado de outras pessoas, vai fazer você se sentir menos solitário e mais envolvido na sua própria cidade. No final, você pode até descobrir algo novo que não conhecia antes!

2. Conheça pessoas que também compartilham de sua paixão

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho
Fonte: Pexels

Todo mundo tem algum hobby ou paixão. Às vezes, compartilhar sua paixão com outras pessoas não apenas o abre para mais amizades; ou seja, pode até aprimorar seus talentos de maneiras surpreendentes!

Por exemplo, se você gosta de jogar xadrez, entre em um clube de xadrez; brincar com outras pessoas definitivamente irá aprimorar suas habilidades lógicas. Ou você pode até explorar coisas que são novas para você. Cerâmica, escrita, degustação de vinhos, dança. Estes são apenas alguns exemplos de muitos.

Se não houver clubes próximos que lhe interessem, comece um por conta própria. As chances são boas de que, se você tiver um interesse, outra pessoa na área provavelmente o compartilhe!

Continua após a publicidade

3. Tome um café com um amigo

Fonte: Pexels

Somos especialmente propensos à solidão na sociedade moderna. Mídias sociais como Facebook, WhatsApp ou Snapchat podem permitir uma comunicação mais conveniente, mas todas essas formas de comunicação negligenciam a importância da socialização face a face.

E no final, apesar dos muitos “amigos” que temos na mídia online, eles realmente não têm com quem conversar quando mais precisam de amigos.

Preferimos a comunicação online à conversa cara a cara porque a comunicação online é menos comprometida, se você não responder imediatamente, tudo bem.

Mas uma conversa cara a cara não precisa ser estressante. Quando você está com alguém com quem você pode se sentir confortável, o silêncio também é precioso.

Continua após a publicidade

Apenas tente se reconectar com seus velhos amigos, tome um café e converse com eles casualmente. Vocês podem até falar sobre todas as coisas idiotas que fizeram juntos no passado e saber como cada um está se saindo agora.

4. Adote um animal de estimação

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho
Fonte: Pexels

Ter um animal de estimação pode ajudá-lo a curar a dor ou a ansiedade decorrentes da solidão. Aliás, os animais de estimação estão sempre prontos para passar o tempo com você. Pense em todas as caminhadas, brincadeiras e outras coisas divertidas que vocês podem fazer juntos.

Inclusive, um estudo na Universidade Loyola também prova que as pessoas que recebem terapia com animais se recuperam da cirurgia com muito menos remédios para dor do que aquelas que não recebem.

Então, se você espera combater a solidão e abraçar a felicidade, considere adotar um amigo de patas!

Continua após a publicidade

5. Ofereça ajuda a outras pessoas

Fonte: Pexels

Muitas vezes, a raiz da solidão é que não nos sentimos valorizados pelos outros. Mas, na verdade, o valor próprio é conquistado. Isso significa que na maioria das vezes somos a chave para muitos problemas que enfrentamos; em outras palavras, você pode curar sua solidão.

Dar a mão aos outros como ser voluntário em algum projeto por exemplo, o ajudará a perceber seu valor, pois você descobrirá que é capaz de fazê-lo. E ajudar os outros também abre oportunidades de amizades profundas, pois muitas vezes um relacionamento profundo se constrói na adversidade.

6. Fale consigo mesmo

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho
Fonte: Pexels

Quando você se sente solitário e pensa que não tem amigos com quem conversar, você é a melhor pessoa com quem conversar.

Pode parecer estranho e insano, mas funciona. Desse modo, você pode simplesmente falar consigo mesmo mentalmente durante um banho relaxante, por exemplo. Trate-se como seu próprio melhor amigo. Conte sobre seu dia e fale sobre seus sentimentos.

Continua após a publicidade

Ademais, você pode compartilhar ideias malucas com você mesmo sem se preocupar com o que os outros pensam. Isso serve como uma oportunidade para melhorar o relacionamento consigo mesmo.

7. Faça algo aleatório para experimentar uma nova emoção

Fonte: Pexels

Outra dica de como lidar com a solidão é fazer algo completamente diferente. A solidão às vezes é acompanhada de tédio. Com efeito, alguma aleatoriedade espontânea afastaria sua tristeza.

Podem ser pequenas coisas, como pegar um caminho diferente para o trabalho, entrar em um ônibus aleatório para ir para o outro lado da cidade onde você nunca esteve ou viajar para um local que não estava em seus planos.

Essa aleatoriedade traz a você entusiasmo quando você está descobrindo algo novo. Cada minuto é novo para você e tudo se torna uma aventura.

Continua após a publicidade

8. Inicie uma conversa com pessoas novas

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho
Fonte: Pexels

Qual é a melhor coisa sobre estranhos? Eles não te conhecem e não te julgam. Mesmo que eles o julguem, você não precisa se sentir mal, pois não os verá nunca mais!

Estranhos estão por toda parte. Você pode simplesmente iniciar uma conversa com a pessoa que está sentada ao seu lado no ônibus ou com a pessoa que divide a mesa com você em uma lanchonete. Também há muitas maneiras de você conhecer pessoas online por meio de aplicativos e sites.

Falar com alguém faz você se sentir conectado, mesmo que a conexão dure apenas um pouco. E quando a conexão for perdida, você não se sentirá tão mal ou solitário, porque desde o início você já sabia que isso não duraria muito.

9. Fique longe de pessoas tóxicas

Fonte: Pexels

Pode parecer contra-intuitivo, mas ficar com pessoas tóxicas que não mostram simpatia pelos outros pode deixá-lo ainda mais solitário.

Continua após a publicidade

Supõe-se que um relacionamento frutífero o deixará contente. Porém, estando com alguém que não consegue entender você, é difícil se sentir feliz. Aliás, você pode até se sentir mais solitário se essa pessoa for um narcisista que mina constantemente o seu auto-respeito.

Portanto, considere afastar-se de qualquer pessoa que não o faça se sentir feliz ou ainda mais solitário.

10. Procure ajuda médica profissional

Como lidar com a solidão? Dicas para não se sentir sozinho
Fonte: Pexels

Por fim, para fechar a lista de como lidar com a solidão, não poderia faltar o aconselhamento médico. A solidão persistente é um indicador de depressão, e em caso de depressão, é necessário auxílio de um profissional da saúde.

Dessa forma, algumas sessões com um psicólogo ou psiquiatra irá ajudá-lo a identificar o que desencadeia sua solidão e lhe dará conselhos profissionais.

Continua após a publicidade

Lembre-se de que buscar ajuda não é uma fraqueza; pelo contrário, buscar ajuda exige muito mais força do que fingir que está tudo bem.

Então, agora que você sabe como lidar com a solidão, leia também: Cérebro apaixonado: o que acontece na cabeça de quem está amando?

Fontes: Revista Galileu, El Hombre, Personare, Vittude

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você