Curiosidades

Solidão: o que é, níveis de solidão e o que fazer ao se sentir sozinho

Já sentiu solidão alguma vez? Você soube como lidar? Esse é um caso que assola muitas pessoas hoje em dia. Por isso, vale a pena a leitura

Solidão é uma queixa comum a mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, atualmente. E, ao que tudo indica, não é preciso estar só fisicamente para que o sentimento aconteça.

Segundo especialistas, solidão emocional também é real e pode existir mesmo com muitas pessoas ao seu redor. Inclusive, esse sentimento pode ser bastante doloroso e infeliz para quem o sente.

Mesmo com a internet, a qual nos proporciona maior conexão com outras pessoas de outros países, regiões ou ambientes, os casos de solidão no mundo estão ainda mais recorrentes. Tanto é que uma pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostrou que quase metade das pessoas se sente sozinha (46%) ou abandonada (47), às vezes ou sempre.

Sobretudo, vale destacar que a solidão, em alguns períodos da vida, pode ser algo normal. Porém, se você tem esse sentimento de solidão com bastante frequência, é preciso buscar ajuda psicóloga.

Continua após a publicidade

Para dar continuidade a esse assunto, nós separamos várias informações importantes sobre a solidão. Hoje você vai entender melhor o que é ela, quais seus tipos, características e como podemos lidar com esse tipo de sentimento.

Portanto, se você se identificou com esse sentimento em algum momento da sua vida, você vai gostar de ler essa matéria.

Continua após a publicidade

O que é a solidão?

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Primeiramente, a solidão é considerada um sentimento de não pertencimento. Basicamente, as pessoas que sofrem com a solidão, mesmo que inconscientemente, sentem que não conseguem criar vínculos ou se identificar com outras pessoas.

Continua após a publicidade

Basicamente, se sentir assim é resultado de algum nível de dificuldade para se relacionar e se conectar com outras pessoas. É típico também dessa emoção a impressão de que ninguém lhe compreende, assim como o medo de ser julgado.

Inclusive, pessoas solitárias costumam ter uma força ainda maior dentro de si, que é aquele vazio existencial. De certo modo, a solidão é um sentimento inerente da nossa existência. Basicamente, é um sentimento em que a pessoa se sente constantemente desamparada.

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Entretanto, aquele episódio que você se sentiu sozinho quando se perdeu da sua mãe no supermercado, não se trata de solidão. Mesmo que a sensação desse momento tenha sido bem angustiante.

Continua após a publicidade

Em momentos como este que descrevemos, o sentimento é de vulnerabilidade, de desamparo. Contudo, ele se trata somente de um episódio de solitude, que veio e passou quando você reencontrou sua mãe. A solidão, por outro lado, é um sentimento mais constante.

Estar sozinho x solidão emocional

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

A priori, existem diferenças entre os temos que acabamos de mencionar.

Basicamente, muitas pessoas acabam associando a condição de pessoas que vivem sozinhas com a solidão. Porém, vale destacar que o fato de se sentir sozinho pode ocorrer, até mesmo quando você está literalmente ao redor de milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Além do mais, vale destacar que a solidão pode ser também provocada por conta de algum evento externo. Como por exemplo, a morte de um ente querido, ou então o término de um relacionamento. Nestes casos, aliás, é comum que você se senta solidão e angústia por um tempo.

Até porque, a solidão está ligada aos sentimentos de insatisfação, de tristeza ou de incompatibilidade. Ou seja, mesmo com muitas pessoas ao seu redor, ainda é possível se sentir desconectado e sozinho.

Portanto, a solidão emocional é muito mais profunda que possamos imaginar.

Continua após a publicidade

Contudo, de certo modo, o fato de se sentir sozinho em alguns casos da vida é extremamente normal. Até porque, os seres humanos são regidos pela subjetividade, que é uma característica de natureza particular de cada um. Portanto, é natural quando não encontramos pessoas com gostos, personalidades, valores e preferências semelhantes aos nossos.

Entretanto, não é normal quando essas diferenças não são respeitadas ou compreendidas. Pois, casos assim fazem com que a solidão se torne um mecanismo de defesa para evitar mágoas ou frustrações.

Níveis de solidão

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Vale destacar que a solidão tem três níveis, dentre eles estão:

Continua após a publicidade
  • Leve: É quando você se encontra em alguns momentos com pensamentos negativos.
  • Mediana: É quando a presença dos pensamentos negativos começam a trazer sofrimento.
  • Intensa: Esse caso é quando os pensamentos negativos começam a trazer um profundo sofrimento, junto com uma sensação de que não há esperança ou possibilidade de resolução.

Sobretudo, nesse último caso, a pessoa precisa procurar por ajuda médica.

Riscos para a saúde associados à solidão

A solidão tem diversos efeitos negativos na saúde física e mental, como por exemplo ela pode desencadear:

  • Alcoolismo e uso de drogas
  • Função cerebral alterada
  • Progressão da doença de Alzheimer
  • Comportamento antissocial
  • Doença cardiovascular e acidente vascular cerebral
  • Memória e aprendizagem diminuídas
  • Depressão e suicídio
  • Níveis de estresse aumentados
  • Más tomadas de decisões

Essas não são as únicas áreas em que a solidão cobra seu preço. Adultos solitários fazem menos exercícios do que aqueles que não o são. Assim, eles costumam ter uma rica em gordura, seu sono é menos eficiente e eles relatam mais fadiga durante o dia.

A solidão também perturba a regulação dos processos celulares do corpo, predispondo as pessoas solitárias ao envelhecimento precoce, ou seja, quem é solitário tende a envelhecer mais rápido.

Continua após a publicidade

9 formas de lidar com esse sentimento

1 – Descubra o motivo da sua solidão

Antes de tudo, para você conseguir superar o sentimento de solidão, é preciso entender sua origem. Até porque, quando descobrir a razão pela qual se sente sozinho, você pode aprender a remediá-la.

Sobretudo, pare para pensar se o que te faz se sentir sozinho é a falta de profundidade e significância em suas relações. Ou então, se é o fato de você sentir que as pessoas, inclusive os seus amigos, não te conhecem de verdade. Enfim, fazer essa auto análise é importante para você se conhecer melhor.

2 – Divirta-se sozinho

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Continua após a publicidade

Você consegue ficar em casa sozinho em um sábado á noite? Já foi no cinema sozinho?

Basicamente, muitas pessoas têm medo do vazio e do desconforto de quando estão sozinhas. Por isso, procuram sempre por companhias. Porém, devemos destacar que o fato de você se juntar aos outros como uma tentativa desesperada de estar acompanhado de alguém só te deixará se sentindo ainda mais sozinho.

Portanto, é importante que você inclua na sua rotina oportunidades de você aproveitar a sua própria companhia. Ou seja, vá ver aquele filme sozinho, visite naquela cafeteria que você sempre quis conhecer sem esperar por ninguém para isso. Ou então, faça outras coisas libertadoras, inspiradoras e significativas, que você nunca faria acompanhado de alguém.

3 – Construa amizades

Continua após a publicidade

Nada melhor que você conhecer pessoas novas e legais, não é mesmo? De acordo com psicólogos, conforme nós somos gentis uns com os outros, nos tornamos amigos das pessoas que vemos com mais frequência.

Ou seja, a proximidade e a repetição são as chaves para a construção de amizade. Até porque, uma amizade não é construída de forma instantânea. Tanto é que normalmente serem necessários de seis à oito conversas com uma pessoa para que ela realmente te considere como um amigo.

4 – Use a internet a seu favor

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Basicamente, em nossas redes sociais depositamos tudo ou quase tudo que gostamos e apreciamos. Portanto, isso pode servir como uma tática para você se enturmar com uma pessoa. Ou seja, use as informações que estão nas redes sociais para começar a interagir de forma saudável com outras pessoas.

Continua após a publicidade

Como por exemplo, responda às publicações delas quando você gostar, faça elogios, e aproveite ocasiões para combinar um encontro pessoalmente. Seja para comer um hambúrguer ou tomar uma cerveja. Não fique acanhado.

5 – Converse com desconhecidos

Calma, muita calma nessa hora. Não estamos falando para você ser também aquele sem noção que do nada pergunta ou fala coisas sem sentido e sem conexão.

Na verdade, estamos falando que pode sim ser legal se você puxar papo com aquele vizinho do seu prédio. Ou então com o porteiro. Ou seja, seja mais gentil com as pessoas ao seu redor.

Continua após a publicidade

Basicamente, você pode comentar sobre o tempo ou notícias do seu país. Após a desconstrução da vergonha da primeira conversa, você conseguirá ir aumentando a sua rede de contatos e se sentir mais seguro para se conectar com pessoas que você queira construir uma amizade.

6 – Visite sua família

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Para muitas pessoas, a família é a parte mais importante da vida. Por isso, para você não precisa ser diferente. Ou seja, comece a fazer mais visitas a casa da sua vó, da sua tia, ou daquele seu primo que mora longe. Até porque, essas pessoas podem te ajudar de uma maneira surpreendente.

Portanto, comece a rever os seus familiares e a pensar mais na importância deles para você. Pois, isso pode ter um grande impacto positivo no seu humor, de forma geral.

Continua após a publicidade

7 – Tenha um animal de estimação

Como a maioria já sabe, um cachorro pode ser o melhor amigo do homem. Mas, calma, se você não gosta de cachorros, pode escolher qualquer outro bicho de estimação. Seja ele gato, papagaio, porco ou até mesmo uma cobra.

O importante é você saber que esses animais podem te ajudar, emocionalmente falando. Até porque esses momentos ajudam na explosão de ocitocina, que é mais conhecido como o hormônio do amor.

8 – Aceite seu estilo de vida

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Continua após a publicidade

Aceitar o seu estilo de vida, é aceitar que você não é expansivo como o seu irmão, por exemplo. Você se comparar com a vida de pessoas mais extrovertidas que você fará com que tenha mais sensação de insegurança e desvalorização.

Portanto, se aceite caso você seja mais introvertido. Até porque, é normal ter um grupo de amigos menor.

E, a cima de tudo, seja verdadeiro com você mesmo. Até porque, é preferível ter um grupo reduzido de amigos, mas eles sejam verdadeiros e solidários entre si.

9 – Persiga objetivos, não pessoas

Sentimento de solidão- O que é, como lidar, níveis de solidão

Continua após a publicidade

Exatamente, comece a pensar mais em você, em conquistas pessoais, e no estilo de vida para o seu futuro. A partir do momento que você focar em assuntos que realmente são do seu interesse, encontrará pessoas em sintonia com você.

Você pode, então, começar a estudar e voluntariar-se em algo. Inclusive, uma dica é também você encontrar atividades e interesses que possam te colocar em contato com novos grupos de pessoas. Como por exemplo, se gosta de escrever, procure por cursos presenciais na sua cidade para fazer isso e assim por diante.

Além de se aperfeiçoar na escrita, você poderá também encontrar novos amigos.

A nossa matéria te ajudou?

Continua após a publicidade

Confira mais matérias: Abraços fazem bem à saúde! 5 explicações científicas para o fato

Fontes: Revista Galileu, Minha vida

Imagens: Revista Galileu, Amorc, Sentimento coaching, Universa, Psicólogo Felipe Dumond, Dolores Bordignon, Descobertas bárbaras, Vênus digital, Pousada dos chás, Amor exigente, Kairos, Notícias.uol, Mdig, Gospel prime

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você