A tosse surge como um reflexo natural do corpo humano em situações em que o pulmão está irritado. Sendo assim, antes de descobrir como acabar com a tosse, é importante saber que ela pode ser um sintoma de diferentes fatores, que vão desde reações ao clima a inflamações mais graves.
A tosse seca, por exemplo pode ser um reflexão da falta de umidade na garganta, que pode ser solucionada com algumas dicas diferentes. Já a tosse noturna, é um tipo de defesa do organismo que visa limpar as vias respiratórias.
Geralmente, os remédios para parar de tossir reúnem mais componentes do que um paciente necessita, a fim de garantir a eficácia. Entre os principais componentes, por exemplo, estão um supressor de tosse, um expectorante e um anti-histamínico. Entretanto, em muitas situações apenas hidratar a garganta ou aliviar o local com o chá pode ser suficiente.
Agravantes da tosse
Em grande parte das vezes, a tosse pode surgir como sintoma de gripes, resfriados ou alergia. Por outro lado, ela também pode ser piorada por algumas causas comuns, especialmente entre crianças.
Entre elas, é possível destacar alergias (como asma ou rinite), presença de corpos estranhos no nariz e aspiração de fumaça ou outros vapores inflamatórios. Além disso, causas não diretamente ligadas a respiração, como tensão, estresse, medo e até mesmo refluxo podem promover tosses.
Caso a tosse esteja incômoda a ponto de impedir o sono, por exemplo, ou seja muito frequente, é importante procurar um médico. A recomendação vale também para situações em que ela é acompanhada de catarro, febre, sangue ou outros sintomas.
Como acabar com a tosse
Hidratação
Uma das dicas mais simples é manter a garganta hidratada. Basta tomar um gole de água em temperatura ambiente para cumprir a função. Outras opções para hidratação são chás mornos ou leite morno adoçado com mel.
Limpeza das vias aéreas
O acúmulo de secreções no nariz favorece crises de tosse, então a limpeza a fundamental para quem quer parar de tossir. A higiene pode ser feita com um cotonete úmido – com cuidado, para evitar ferimentos – ou com um nebulizador. Caso esteja tomando um banho quente, o vapor da água também pode ajudar a obstruir o nariz.
Umidificador de ar
Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias sofrem mais, gerando crises de tosse. Dessa maneira, usar um umidificador de ar resolve o problema de forma simples. Na falta do equipamento, existem soluções caseiras com a mesma eficácia. Você pode, por exemplo, colocar um balde de água perto do ventilador ou deixar uma toalha molhada com água morna no ambiente,
Limpeza da casa
Assim como o ar seco influencia na respiração, a presença de poeira e sujeira também pode fazer toda a diferença. Por causa disso, é fundamental manter a casa sempre limpa e arejada. Procure investir em produtos sem cheiro forte, para não irritar as vias aéreas e trocar almofadas, travesseiros e outras roupas de cama com frequência.
Soluções caseiras de combate à tosse
Chá de eucalipto com mel
O eucalipto tem diversas propriedades úteis para o combate a problemas respiratórios, gripes e resfriados. Para preparar o chá, é preciso colocar uma colher de chá de folhas picadas de eucalipto em mistura com mel e uma xícara de água fervente. Em seguida, deixa a mistura descansar por cerca de 15 minutos e coe. O chá pode ser bebido de 3 a 4 vezes por dia e uma boa pedida para parar de tossir.
Chá morno de equinácea com gengibre e mel
Equinácea e gengibre também são plantas utilizadas com frequência no combate a tosse, gripes e resfriados. Para acabar com a tosse com a ajuda do chá, é só utilizar duas colheres de chá da raiz ou folhas da equinácea e cinco centímetros de gengibre fresco. Misture isso com um litro de água fervente e deixe repousar por 15 minutos. Depois de coar, o chá pode ser bebido três vezes por dia, ou quando a garganta estiver muito seca.
Xarope caseiro de mel com limão e própolis
Por fim, para preparar esse xarope, misture oito colheres de sopa de mel com oito gotas de extrato de própolis e suco de um limão médio. Em seguida basta mexer bem os ingredientes e tomar de três a quatro vezes por dia. Ele também pode ser consumido quando a garganta estiver muito seca, por alguns dias até os sintomas irem embora. Certamente irá funcionar!
Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, UOL, Lista da Saúde
Imagens: ScienceNews, dispatch, Aquaporin, Wexner Medical, maconequi, DFY Cleaner, dicas de mulher, A Longa Vida, Tua Saúde