Curiosidades

Como parar de tossir – Dicas e remédios caseiros para a tosse

Muitas vezes, acabar com a tosse pode ser mais simples do que você pensa, então separamos algumas dicas para ajudar a resolver o problema.

Por P.H Mota

A tosse surge como um reflexo natural do corpo humano em situações em que o pulmão está irritado. Sendo assim, antes de descobrir como acabar com a tosse, é importante saber que ela pode ser um sintoma de diferentes fatores, que vão desde reações ao clima a inflamações mais graves.

A tosse seca, por exemplo pode ser um reflexão da falta de umidade na garganta, que pode ser solucionada com algumas dicas diferentes. Já a tosse noturna, é um tipo de defesa do organismo que visa limpar as vias respiratórias.

Geralmente, os remédios para parar de tossir reúnem mais componentes do que um paciente necessita, a fim de garantir a eficácia. Entre os principais componentes, por exemplo, estão um supressor de tosse, um expectorante e um anti-histamínico. Entretanto, em muitas situações apenas hidratar a garganta ou aliviar o local com o chá pode ser suficiente.

Agravantes da tosse

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
dispatch

Em grande parte das vezes, a tosse pode surgir como sintoma de gripes, resfriados ou alergia. Por outro lado, ela também pode ser piorada por algumas causas comuns, especialmente entre crianças.

Entre elas, é possível destacar alergias (como asma ou rinite), presença de corpos estranhos no nariz e aspiração de fumaça ou outros vapores inflamatórios. Além disso, causas não diretamente ligadas a respiração, como tensão, estresse, medo e até mesmo refluxo podem promover tosses.

Caso a tosse esteja incômoda a ponto de impedir o sono, por exemplo, ou seja muito frequente, é importante procurar um médico. A recomendação vale também para situações em que ela é acompanhada de catarro, febre, sangue ou outros sintomas.

Como acabar com a tosse

Hidratação

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
Aquaporin

Uma das dicas mais simples é manter a garganta hidratada. Basta tomar um gole de água em temperatura ambiente para cumprir a função. Outras opções para hidratação são chás mornos ou leite morno adoçado com mel.

Limpeza das vias aéreas

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
Wexner Medical

O acúmulo de secreções no nariz favorece crises de tosse, então a limpeza a fundamental para quem quer parar de tossir. A higiene pode ser feita com um cotonete úmido – com cuidado, para evitar ferimentos – ou com um nebulizador. Caso esteja tomando um banho quente, o vapor da água também pode ajudar a obstruir o nariz.

Umidificador de ar

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
maconequi

Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias sofrem mais, gerando crises de tosse. Dessa maneira, usar um umidificador de ar resolve o problema de forma simples. Na falta do equipamento, existem soluções caseiras com a mesma eficácia. Você pode, por exemplo, colocar um balde de água perto do ventilador ou deixar uma toalha molhada com água morna no ambiente,

Limpeza da casa

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
DFY Cleaner

Assim como o ar seco influencia na respiração, a presença de poeira e sujeira também pode fazer toda a diferença. Por causa disso, é fundamental manter a casa sempre limpa e arejada. Procure investir em produtos sem cheiro forte, para não irritar as vias aéreas e trocar almofadas, travesseiros e outras roupas de cama com frequência.

Soluções caseiras de combate à tosse

Chá de eucalipto com mel

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
dicas de mulher

O eucalipto tem diversas propriedades úteis para o combate a problemas respiratórios, gripes e resfriados. Para preparar o chá, é preciso colocar uma colher de chá de folhas picadas de eucalipto em mistura com mel e uma xícara de água fervente. Em seguida, deixa a mistura descansar por cerca de 15 minutos e coe. O chá pode ser bebido de 3 a 4 vezes por dia e uma boa pedida para parar de tossir.

Chá morno de equinácea com gengibre e mel

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
A Longa Vida

Equinácea e gengibre também são plantas utilizadas com frequência no combate a tosse, gripes e resfriados. Para acabar com a tosse com a ajuda do chá, é só utilizar duas colheres de chá da raiz ou folhas da equinácea e cinco centímetros de gengibre fresco. Misture isso com um litro de água fervente e deixe repousar por 15 minutos. Depois de coar, o chá pode ser bebido três vezes por dia, ou quando a garganta estiver muito seca.

Xarope caseiro de mel com limão e própolis

Como parar de tossir - dicas e remédios caseiros para a tosse
Tua Saúde

Por fim, para preparar esse xarope, misture oito colheres de sopa de mel com oito gotas de extrato de própolis e suco de um limão médio. Em seguida basta mexer bem os ingredientes e tomar de três a quatro vezes por dia. Ele também pode ser consumido quando a garganta estiver muito seca, por alguns dias até os sintomas irem embora. Certamente irá funcionar!

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, UOL, Lista da Saúde

Imagens: ScienceNews, dispatch, Aquaporin, Wexner Medical, maconequi, DFY Cleaner, dicas de mulher, A Longa Vida, Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você