Em primeiro lugar, para aprender como plantar abacaxi precisa-se conhecer a fruta. Antes de mais nada, o abacaxi ou ananás é uma infrutescência tropical original da planta com o mesmo nome. Nesse sentido, categoriza-se como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas. Ademais, com suas folhas faz parte dos símbolos das regiões tropicais e subtropicais.
No geral, existem diversas espécies selvagens pertencentes ao mesmo gênero. Sendo assim, o fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido, e muitas vezes, adocicado. Apesar disso, dita-se que o abacaxi não é uma fruta cítrica.
Curiosamente, o termo abacaxi é oriundo da junção dos termos tupi referentes a fruto e recendente. Ou seja, que exala cheiro agradável e intenso. Porém, estima-se que a documentação dessa expressão se deu no século XIX. Por outro lado, o termo ananás é original do guarani e do tupi antigo, com documentação no português na primeira metade do século XVI. Por fim, aprenda como plantar abacaxi em casa.
Como plantar abacaxi em casa
1. Escolher o abacaxi certo
A princípio, procure um abacaxi fresco para retirar as folhas. Desse modo, a coroa deve estar bem verde, sem manchas amarelas ou castanhas. Portanto, a fruta deve estar dourada e firme, ou seja, madura.
- Primeiramente, certifique-se de que o abacaxi esteja maduro, caso contrário as chances das folhas brotarem serão menores;
- Logo em seguida, certifique-se de que o abacaxi não está muito maduro. Posteriormente, puxe algumas folhas da coroa, se elas saírem com facilidade é um sinal de que a fruta passou do ponto;
- Por fim, verifique se não há insetos nas folhas da coroa.
2. Remover a coroa do abacaxi
Em primeiro lugar, segure o corpo do abacaxi com uma mão e use o outro para pegar a base das folhas da coroa. Posteriormente, faça movimentos de torçam até que a base das folhas saia por inteiro.
- Antes de mais nada, se você está tendo problemas remover a coroa, você pode cortar o topo do abacaxi. Sendo assim, corte o excesso de fruta em torno da raiz;
- Ademais, certifique-se de que a base, a área onde as folhas se juntem, permaneça intacta.
3. Preparar a coroa retirando as folhas mais baixas
Sobretudo, retire algumas folhas mais baixas, próximas da base, para expor o caule, isso facilitará a brotação. Logo em seguida, vire a coroa de cabeça para baixo e deixe-a secar por uma semana.
4. Deixar de molho na água
A princípio, procure um recipiente em que o caule possa ser totalmente mergulhado, mas que as folhas não fiquem submersas.
- Coloque alguns palitos no topo do caule da coroa, formando uma cruz. Empurre-os o suficiente para que fiquem firmes;
- Mergulhe o caule na água. Os palitos devem evitar que as folhas fiquem submersas, mas o caule deve ficar totalmente em baixo da água;
- Coloque o recipiente em um local que haja incidência de sol, mas evite temperaturas extremas;
- Troque a água 1 vez por dia para e evitar musgos;
- Aguarde o brotamento das raízes.
5. Transferir a coroa para o solo
Assim que as raízes atingirem alguns centímetros, procure um local ensolarado e prepare o solo. Uma mistura de 30% de adubo e 70% de terra é o ideal para o cultivo de abacaxi. Neutralize a acidez do solo com pó de cinzas de madeira ou calcário.
- Certifique-se que apenas o caule seja enterrado, as folhas devem ficar acima do nível do solo;
- Regue a planta 1 vez por dia, preferencialmente pela manhã.
Pode levar vários meses, mas, eventualmente, um cone vermelho deve aparecer no centro das folhas, seguido de flores azuis e eventualmente de uma fruta. Demora cerca de seis meses para que a fruta se desenvolva completamente. O abacaxi crescerá a partir da flor, acima do solo.
E aí, aprendeu como plantar abacaxi? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fonte: Revista Globo Rural, WikiHow
Imagens: Revista Globo Rural