Curiosidades

Por que cargas d’água: origem e significado da expressão

A expressão por que cargas d'água representa uma indignação, incredulidade ou perplexidade diante de uma situação cuja causa é estranha.

Em primeiro lugar, a expressão por que cargas d’água aparece na linguagem oral sob forma interrogativa. Ou seja, geralmente se utiliza a frase para questionar uma situação ou ação. Nesse sentido, significa um desconhecimento ou ignorância sobre o motivo por trás de algo.

Em outras palavras, pode-se utilizar a expressão quando alguém se vê diante de uma situação que não compreende. Como exemplo, pode-se citar quando a pessoa fica surpresa pela atitude inesperada e negativa de algum colega. Sendo assim, a própria utilização da frase acompanha um grau de indignação e perplexidade.

Basicamente, é como se a pessoa perguntasse “por que isso aconteceu?” ou “qual o motivo absurdo por trás disso?”. Portanto, faz parte do linguajar popular, sendo uma expressão um pouco mais antiga e amplamente utilizada. Sobretudo, encontra-se essa frase em discussões.

Por que cargas d'água: origem e significado da expressão
Fonte: Pixabay

Origem da expressão por que cargas d’água

A princípio, a expressão por que cargas d’água tem origem no final do século XIII. Mais especificamente, no momento das Grandes Navegações europeias no Atlântico Norte. Nesse sentido, é um termo de origem portuguesa, pois os navegadores de Portugal iniciariam sua utilização.

Continua após a publicidade

Comumente, a região por onde navegavam costumava estar sujeita a tempestades repentinas e violentas. Sendo assim, ficaram famosas como “cargas d’água”, tornando-se uma expressão utilizada entre os viajantes para falar sobre o clima. Portanto, fazia parte das explorações que os navios chegassem a destinos imprevistos.

Ou seja, os navios que se dirigiam às ilhas açorianas, por exemplo, encontravam cargas d’água que alterava a rota completamente. Como consequência, os navios alcançavam locais diferentes, como as costas marroquinas ou senegalesas. Desse modo, a expressão por que cargas d’água surgiu como um questionamento diante dessa mudança de rota.

Continua após a publicidade

Sobretudo, culpavam as tempestades pela alteração nos planos de viagem e a chegada em um destino não planejado. Geralmente, utilizavam da frase para reclamar e demonstrar perplexidade diante da mudança de eventos. Logo em seguida, tornou-se comum adotar o termo entre outras navegações, tendo em vista que esse fenômeno era corriqueiro.

Posteriormente, adotou-se a expressão em um sentido mais amplo, indo além das navegações e fazendo parte do linguajar popular. Contudo, eventualmente substituiu-se por que cargas d’água pela frase “por que raios aconteceu isso?”. Dessa forma, tornou-se mais comum utilizar a segunda e a primeira caiu em desuso.

Continua após a publicidade
Por que cargas d'água: origem e significado da expressão
Fonte: Pixabay

Utilizações e associações

Primeiramente, dizer por que cargas d’água denota um desconhecimento e indignação diante de uma situação ou acontecimento. Sendo assim, costuma-se adotar a expressão para referir-se a momentos onde não se entende o motivo por trás de algo. Ademais, também pode exprimir uma revolta ainda que se saiba o que aconteceu e o porquê.

Nesse sentido, a principal característica da utilização do termo envolve justamente a perplexidade do falante. Portanto, ainda que se tenha presenciado todo o desenrolar das ações ou que se saiba por completo o que houve, o uso do termo é cabível. Sobretudo, trata-se de um incômodo pessoal e uma incredulidade diante do quadro completo.

Por outro lado, pode-se utilizar para referir-se a ações próprias que saíram do controle ou tiveram um resultado inesperado. Como exemplo, é possível citar situações onde uma receita não atende a expectativa ou uma ideia tem um final diferente. Sendo assim, diz-se por que cargas d’água por não entender onde no processo ocorreu o erro.

Portanto, a surpresa, perplexidade ou indignação caracterizam a utilização, o tom de voz e a aplicação dessa expressão popular em uma frase. Em outras palavras, não se utiliza a frase sem uma dose de incerteza e dúvida nos trejeitos ou na voz. Como consequência, têm-se uma interpretação que vai além das palavras e envolve a situação de fala.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu o que significa por que cargas d’água? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Só Português | Revista SuperInteressante | O Guia dos Curiosos

Imagens: Pixabay

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você