Curiosidades

Como reciclar – Aprenda a recuperar materiais que iriam para o lixo

Aprender como reciclar ajuda o meio ambiente e é super simples de fazer. Quem não consegue separar a garrafa de vidro da comida?

Atualizado em 16/08/2020

Aprender como reciclar é muito importante, além de ser algo que se deve levar para o resto da vida. A reciclagem é um processo que recupera alguns materiais ou produtos. Dessa forma eles podem ser reutilizados para criar outras embalagens e objetos.

Segundo o WWF, o nosso país está em 4º lugar no ranking dos que mais produzem lixo plástico. E sabe quanto dele é reciclado? Apenas 1%. Entretanto, já vemos algumas casas fazendo a separação do lixo orgânico e do reciclável e só isso já é uma grande vantagem.

Porém, dá para mais gente fazer isso. Então você pode aprender a como reciclar dentro de casa e reduzir a quantidade de lixo inaproveitável. Existem dicas bem simples que algumas pessoas não conheciam. Fazer a reciclagem pode, por exemplo, reduzir o lixo liberado no meio-ambiente e as enchentes causadas por poluição.

Como reciclar

Separe o lixo orgânico

Fonte: Infoescola

É a dica mais simples de todas, entretanto muita gente não segue. Ela é muito importante porque, se você já separa os lixos dentro da sua casa, tudo o que não for orgânico vai poder ser reciclado. Portanto tenha pelo menos duas lixeiras diferentes dentro de casa.

Uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável. Dessa forma você já vai ajudar muito o trabalho do pessoal que faz coleta seletiva. Aproveite para reparar em quanto lixo reciclável você costumava jogar fora sem reciclagem. Se onde você morar tiver lixeiras para cada material é ainda melhor.

Lave e seque

Fonte: Catraca Livre

Essa parte pode ser um pouco chata, mas é importante. Isso porque na reciclagem, vidros, plásticos e aquelas caixinhas de leite precisam estar limpas e secas.

Então, separe algum tempo do seu dia para lavar todo o lixo reciclável que esteja sujo. Uma boa ideia é juntar tudo e lavar de uma só vez em um dia da semana. Ou, se você tiver preguiça, pode lavar diariamente, junto com a louças da casa.

Coleta seletiva

Fazendo a reciclagem
Fonte: Eco Primos

Se a sua cidade faz coleta seletiva, todo o processo fica mais simples. Você só precisa aprender qual dia e horário ela é feita para descer o lixo. Isso porque, em alguns locais não existem lixos separados entre recicláveis e orgânicos.

Entretanto, se a sua cidade não faz essa coleta, é necessário entrar em contato com o município para aprender como é feito o recolhimento e a reciclagem desses materiais. Alguns locais possuem postos de coleta seletiva, em que você deixa o seu próprio material para reciclar no local.

Como reciclar em casa

Fonte: Separe seu lixo

Algumas coisas você consegue fazer em casa para auxiliar no processo de reciclagem. Por exemplo: amasse as latinhas de alumínio. Além de reduzir o volume do lixo, isso também já é o primeiro passo para reciclá-los.

Por outro lado caixas de papelão podem ser desmontadas e até mesmo rasgadas. E atenção em um detalhe importante, se quiser diminuir o tamanho dos papelões ou de folhas normais, sempre rasgue-os ao invés de amassar. Rasgar também facilita a reciclagem.

Por outro lado, caixas de pizza não são produtos recicláveis. Isso porque elas estão sujas de gordura. Só dá pra reciclar o que tiver limpo. Outro exemplo são as folhas de alumínio. Apesar de serem feitas do mesmo material que as latinhas, as folhas quase sempre estão sujas.

Reaproveite o que der

Fonte: Viviane Merlim

Por que jogar fora se você pode reutilizar? Por exemplo sacolas plásticas, principalmente as de supermercados, são ótimas para armazenar lixo. Então ao invés de comprar sacos de lixo e jogar as sacolinhas de mercado fora, reaproveite e ainda economize.

As garrafas PET podem servir para guardar sucos, água e até outras bebidas. Por outro lado, elas também pode servir para decorar a sua casa. Que tal fazer um vaso para uma plantinha nova? Ou então um lugar para guardar bugigangas? Dá até para fazer uma ampulheta caseira.

Gostou da matéria? Em seguida aprenda sobre outro item da sua casa que você precisa enteder: Hidrômetro, o que é? Funcionamento, tipos e cuidados

Imagens: Ecoprimos, Estudokids, Separeseulixo, Infoescola, Vivianemerlim, Catracalivre

Fontes: Iped, Sodexobeneficios, Uaulimpeza