Curiosidades

Como tirar água dos ouvidos – Dicas caseiras para solucionar o problema

É importante saber como tirar água dos ouvidos, pois o acúmulo do líquido pode causar danos ao canal auditivo como, sensação de surdez e infecções.

Verão, época mais quente do ano e nada melhor do que se refrescar em piscinas, rios ou mar. Mas, ao mergulhar você deve tomar certos cuidados para que não entre água nos ouvidos. Portanto, se isso acontecer é importante saber como tirar água dos ouvidos e assim evitar problemas futuros no canal auditivo. Por exemplo, sensação de surdez ou até infecção no ouvido, pois essas complicações podem ser temporárias ou permanentes.

Então, como tirar água dos ouvidos? Uma ótima maneira para tirar o acúmulo de água de forma rápida é inclinar a cabeça para o lado onde o ouvido está entupido. Por fim, você puxa o máximo de ar com a boca e segura, depois faça movimentos bruscos com a cabeça, levantando e abaixando até o ombro. Isso ajudará a água a descer e escorrer para fora do ouvido.

Outra maneira seria colocar uma gota de uma mistura feita de álcool isopropílico e vinagre de maça dentro do canal auditivo que está com água. Ademais, com o calor o álcool evapora dessa forma secando a água enquanto que o vinagre vai agir como uma proteção contra infecções. Mas, caso esses métodos caseiros não funcionem e os sintomas persistirem, é bom procurar por orientação médica, nunca coloque medicamentos no ouvido por conta própria.

Como saber se tem água nos ouvidos

Imagem: Super Abril

Antes de saber como tirar água dos ouvidos você deve saber quando o canal auditivo está com água. Pois, nem sempre você percebe de imediato, pois no começo pode não incomodar muito. Mas é essencial tirar qualquer água que acumule dentro dos ouvidos para evitar problema mais graves na audição.

No entanto, quando entra água nos ouvidos provoca sensações desagradáveis como, sensação de surdez e um zumbido bastante incômodo. Além de causar dor de ouvido e uma sensação incômoda de que tem líquido se movimentando se um lado para outro quando mexe a cabeça.

Também pode provocar sintomas mais comuns, tais como:

Continua após a publicidade
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Enjoo

Como tirar água dos ouvidos

Imagem: Terra

Existem algumas técnicas simples que podem ajudar a remover o acúmulo de água no canal auditivo. Por exemplo, inclinar a cabeça na direção do ouvido atingido, encher a boca de água e pular até que toda água saia, pode parecer estranho, mas, geralmente funciona.

Outra forma de como tirar água dos ouvidos é injetando no ouvido um pouco de água morna com uma seringa sem agulha. Que fará com que a região se dilate tirando a bolha de ar que se formou, permitindo que a água saia facilmente.

Imagem: Como Fazer

No entanto, se ainda não funcionar, você pode tentar outras técnicas caseiras como:

  • Colocar no ouvido a ponta de uma toalha ou papel macio, sem força-lo, para que a água seja absorvida.
  • Fazer movimentos leves puxando a orelha em várias direções enquanto inclina a cabeça na direção do ouvido entupido.
  • Com um secador de cabelo na potência mínima, coloque diante o ouvido com água para ajudar secar.
  • Bocejar ou fazer movimento de mastigação, também ajudam a tirar a água dos ouvidos.
  • Incline a cabeça na direção do ouvido entupido, coloque na palma da mão e faça uma leve pressão. O que irá criar uma espécie de vazio e ajudará a água sair.
  • Deite na cama de lado com a cabeça paralela à cama, assim a gravidade irá ajudar a água a descer.
  • Coloque algumas gotas de álcool boricado dentro do ouvido e deixe agir por 5 minutos, depois vire a cabeça e deixe todo o líquido sair do canal auditivo.

Como tirar água dos ouvidos de bebês e crianças

Imagem: Menthel

Nesses casos o mais indicado é secar apenas com uma toalha. Porém, caso o desconforto continue é necessário levar o bebê ou a criança ao pediatra para evitar que a situação se agrave.

No entanto, você pode tomar precauções para evitar que entre água nos ouvidos do bebê. Por exemplo, colocar um pequeno pedaço de algodão no ouvido e passe creme hidratante no sobre o algodão, pois a gordura do hidratante impede que a água entre. Para as crianças, o uso de tampões e toucas pode ajudar.

O que não fazer

Imagem: Freepik

Como mencionado há maneiras de como tirar água dos ouvidos de forma simples e caseira, porém, nunca coloque objetos pontiagudos ou force o cotonete no ouvido atingido. Pois podem prejudicar o canal auditivo seriamente.

Continua após a publicidade

Por isso, caso não consiga retirar toda a água dos ouvidos e os sintomas e desconfortos piorarem, procure por um médico otorrino para um diagnóstico e tratamento mais eficaz. Pois a permanência da água dentro dos ouvido podem causar infecções como otite, por exemplo. E apenas um profissional poderá retirar a água de forma adequada através de lavagem no ouvido.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Zumbido no ouvido, o que é? Causa e a importância do tratamento. 

Fontes: Biológica Net, Tua Saúde, Acurys

Imagens: Opas, Super Abril, Terra, Como Fazer, Menthel, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você