Como tirar o visto para os Estados Unidos [passo a passo]

Tirar o visto para os Estados Unidos não é nenhum “bicho de 7 cabeças”, mas muita gente não sabe por onde começar. Conheça o passo a passo.

Viajar para “terra do Tio Sam” é o sonho de muita gente. No entanto, para visitar o país não é só fazer as malas e partir. Antes de mais nada, é preciso fazer a solicitação do visto para os Estados Unidos, uma etapa que deixa muita gente morrendo de medo.

Como você já deve saber, é somente com o visto que se tem permissão para entrar e permanecer no país. Mesmo que sua viagem seja só por alguns dias, de férias, por exemplo.

O problema é que, além da fama de ser algo difícil de se ter acesso, muita gente nem imagina por onde começar para correr atrás do visto para os Estados Unidos. É por isso que preparamos a lista abaixo com o passo a passo para conseguir essa autorização legal das autoridades americanas.

Rascunho automático

Continua após a publicidade

Novas regras

As regras listadas abaixo estão todas de acordo com o novo sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos. A regra entrou em vigor em 2012, com a intenção de tornar o processo mais rápido, menos difícil e de reduzir as longas filas de espera.

Basicamente, a solicitação do visto consiste em duas etapas presenciais: o recolhimento de dados biométricos no CASV e a entrevista no consulado ou na embaixada. A seguir você entende como funciona cada uma dessas etapas.

Continua após a publicidade

Como tirar o visto para os Estados Unidos:

1. Formulário DS-160

Rascunho automático

Se você quer tirar o visto para os Estados Unidos, o primeiro passo é preencher o formulário DS-160. Ele está sempre disponível online, nesse link.

Continua após a publicidade

Ele deve ser preenchido em inglês e as informações devem ser atualizadas. No caso de algum dado irreal ou incorreto, o processo de retirada do visto volta ao zero.

Embora todas as perguntas sejam feitas também em inglês, o site conta com um mecanismo de tradução das perguntas. Isso facilita muito a compreensão de quem não domina a língua estrangeira.

A dica, nessa etapa, é sempre salvar cada uma das etapas concluídas do formulário. Isso evita que a página expire e que você tenha que preencher tudo novamente, desde o início.

2. Taxas a serem pagas

Rascunho automático

Continua após a publicidade

Para o visto de visitante sem a exigência de petição (mais exatamente dos tipos B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD), a taxa a ser paga pela solicitação (MRV) é de 160 dólares. Aqui você consegue se informar melhor sobre as taxas de outras modalidades de visto.

O pagamento da taxa pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento. Também é possível pagar por telefone ou em dinheiro, em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário.

Com o novo sistema, essa é a única taxa a ser paga. Não existe mais cobranças por agendamento ou pelo envio do passaporte.

3. Agendamento de entrevista

Rascunho automático

Continua após a publicidade

Depois de confirmado o pagamento da taxa de solicitação do visto para os Estados Unidos, já é possível agendar a entrevista. Normalmente, essa confirmação leva uns dois dias.

Para o agendamento, é preciso ter em mãos o número de identificação do boleto do DS-160, chamado “nosso número”;  e o recibo de pagamento da taxa MRV. É possível marcar a entrevista pelo telefone, no call center; ou pelo site.

Caso você opte por agendar pelo site, é preciso fazer seu cadastro antes. Nele é preciso incluir seus dados pessoais, informar o número do passaporte e escolher a forma de entrega do passaporte. O tempo de espera depende muito do local escolhido.

Você também precisa agendar a data para a coleta dos dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV). Essa etapa, aliás, é feita antes da entrevista.

Continua após a publicidade

4. CASV

Rascunho automático

O passo seguinte, então, é comparecer – da data marcada – em um dos CASVs (veja aqui alguns endereços) para a coleta dos dados biométricos. Eles vão completar a solicitação do seu visto para os Estados Unidos.

Para isso, você precisa levar o passaporte válido e a página de conformação do formulário DS-160 impressa.

Pessoas maiores de 66 anos ou menores de 15 anos estão dispensados dessa etapa. Nesses casos, é possível levar uma fotografia 5×7 e a página de confirmação do formulário impressa no centro de atendimento.

Continua após a publicidade

5. A entrevista

Rascunho automático

A entrevista é feita na embaixada ou em um dos consulados americanos. No dia, é preciso apresentar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário, com o código de barras, impressa.

Novamente, solicitantes até 16 anos ou com mais de 65 anos também não precisam passar por essa etapa. No entanto, eles podem ser convocados, caso a embaixada ou o consulado julguem necessário.

Com relação à entrevista, a dica é para que se mantenha a calma e diga a verdade sobre o que for questionado. Os dados informados também devem bater com o do formulário.

Continua após a publicidade

A boa notícia é que cada vez um número menor de brasileiros tem o visto para os Estados Unidos negado. Aliás, dados apontam que aproximadamente 96% dos pedidos hoje em dia são atendidos.

OBS: Caso você esqueça de levar o formulário DS-160 impresso ou o comprovante de pagamento da entrevista, é possível fazer a impressão em comércios próximos ao Consulado. O problema é o preço exorbitante da impressão: 20 reais por página impressa.

Ou seja, contando que o formulário tenha duas páginas e o comprovante de agendamento da entrevista tenha três, é possível que você gaste cerca de 100 reais pelas impressões. Então, cheque sua documentação antes de sair de casa nesse dia.

6. Entrega do passaporte

Rascunho automático

Continua após a publicidade

Caso seu pedido seja aprovado – e, como vimos, a maioria é -, você poderá receber o passaporte com o visto para os Estados Unidos em casa. Também é possível recolhê-lo no CASV escolhido, dependendo da opção apontada na hora do agendamento da entrevista.

A entrega do passaporte também pode ser feita por transportadora. Nesse caso o tempo costuma ser bem menor.

Nesse link aqui você confere outras informações sobre o assunto.

Mais dúvidas?

Caso a gente não tenha respondido todas as suas dúvidas, o governo americano mantém centrais telefônicas que ajudam os solicitantes. Nessa página (clique), você tem acesso aos números para os quais é possível ligar e saber mais sobre pagamento de taxas, realização de entrevistas e assim por diante.

Continua após a publicidade

Rascunho automático

Também é possível obter mais informações sobre a retirada do visto para os Estados Unidos pelo Skype. Basta você procurar pelo usuário USVISABRAZIL.

Existem também uma página com as perguntas mais frequentes sobre o assunto, na internet. Você pode acessar o link aqui.

Agora que você já sabe o que fazer, o que está esperando para tirar seu visto americano? Ou conhecer os States não está em seus planos? Comente!

Continua após a publicidade

E, falando em vistos, caso você queira viajar por outros lugares antes de ir aos Estados Unidos, esse outro post pode trazer uma boa notícia: 103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro.

Fonte: Melhores Destinos

Outras postagens

Um comentário em “Como tirar o visto para os Estados Unidos [passo a passo]