A ansiedade é um sentimento comum, contudo ela pode causa medo, apreensão, mal-estar, desconforto bem como insegurança. Isso é porque todos nós podemos desenvolver a ansiedade. Desta forma buscar formas de como controlar a ansiedade é algo almejado por todos que sofrem do transtorno.
Ou seja, em algumas pessoas esse sentimento se torna tão forte que acaba por atrapalhar a sua vida cotidiana. Assim em situações de decisões ou quando algo tão esperado está para acontecer ela pode ter crises de ansiedade. O que pode causar constrangimentos bem como problemas de saúde, como falta de ar e até depressão.
Desta forma existem muitos medicamentos convencionais que são usados para controlar a ansiedade. Mas também há outras alternativas, sendo elas naturais para lidar com a ansiedade.
15 dicas para controlar a ansiedade de forma natural
Praticar atividades físicas
Uma jeito saudável e fácil de controlar a ansiedade é praticando exercícios físicos. Isso é porque as atividades físicas elevam a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. E nem é preciso virar um louco por academia, basta caminhas três vezes por semana, por pelo menos meia hora.
Desta forma a caminhada irá lhe ajudar com a ansiedade bem como trabalhar sua mente, por meio da meditação ativa. Pois quando você anda você pensa, além de também poder ver pessoas e aproveitar a paisagem, e assim se distrair.
Reduza seu estresse diário
A ansiedade está muito ligada ao estresse, então diminuindo ele você conseguirá controlar a ansiedade. E para isso existem várias formas, como sessões de acupuntura e meditação. Além de tratamentos como a homeopatia bem como o uso de florais de Bach e massagens, sendo as orientais as mais indicadas.
Outro grande aliado para quem quer diminuir o estresse é a Yoga, que nos permite aprender como controlar mente e corpo. Assim você aprende técnicas de respiração bem como corporais e de meditação. Desta forma você aumenta a sua flexibilidade, fortalece os músculos e controla o estresse.
Aprenda a controlar a respiração
A respiração é um grande aliado na hora de controlar o sistema nervoso autônomo. Desta forma uma boa respiração pode nos ajudar em momentos de estresse bem como de ansiedade, desespero, medo, etc. E isso pode ser realizado de forma simples, basta compassar a respiração, e inspirar lentamente pelo nariz e soltar o ar pela boca.
Assim, ao inspirarmos deixamos o nosso abdome se expandir, e ao expirar lentamente expelimos o ar pela boca. Mas atenção, ao inspirar não estufe o peito, mas sim a barriga. Pois quando enchemos os nossos pulmões de ar o diafragma se expande para além do abdome.
E se estiver em ambientes calmos e silenciosos, onde é possível ficar deitado tente o método de relaxamento aliado a respiração diafragmática. Com toda certeza ele será benéfico, bem como irá diminuir a respiração ofegante, taquicardias e tremores.
Evite pensamentos negativos
Pensamentos ruins todos nós temos, mas saber como lidar com eles bem como evita-los é a melhor saída para uma melhor qualidade de vida. Por isso em episódios de alto estresse e ansiedade evite pensamentos negativos, assim tentante não agravar a situação.
Portanto o certo é não provocar nem dimensionar a gravidade da situação, nem se questionar ou superestimar. Desta forma quando pensamentos negativos surgirem tente substitui-los por outro pensamento qualquer ou uma solução. Ou até mesmo por uma solução louvável.
E claro, não será fácil, até porque a ansiedade em si já causa maus pensamentos, e por isso ela afeta a sua saúde. Mas como todos nós sabemos pensar ou fazer coisas negativas só atrai coisas negativas. Como aquele famoso ditado, tudo que vai volta, então plante bons pensamentos.
Invista em alimentos com triptofano
O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e satisfação. Então ingerir alimentos que possuem esse aminoácido irá lhe ajudar a melhor o seu ânimo. A exemplo temos a banana e o chocolate.
Outra alternativa é ingerir o triptofano em capsulas, estando ele junto com a vitamina B6 e o magnésia. Ou seja, seria como um complexo vitamínico. Também é recomendável a injeção dos aminoácidos taurina e glutamina, já que eles aumentam a disponibilidade do GABA. Sendo que ele é um neurotransmissor usado para controlar fisiologicamente a ansiedade, porém deve ser prescrito por um médico especialista.
Tome chás
Muitos não sabem, mas os chás podem ser muito benéficos para a nossa saúde. Isso é porque a maioria deles detêm substâncias que acalmam ou relaxam o nosso corpo. Assim eles poderão lhe a ajudar a controlar a ansiedade bem como aliviar o estresse e dores.
A exemplo de plantas mais eficazes para esse segmento são as passiflora, melissa, camomila e valeriana. Bem como podem ser consumidas todos os dias. Então tente inserir os chás na sua dieta, como por exemplo no café da manhã, em lanches ou antes de dormir.
Manter o foco de atenção no presente
Ao mantermos a nossa mente no presente conseguimos total capacidade de análise bem como de julgamento e nas tomadas de decisão. Desta forma, se ficarmos pensando muito sobre o passado assim como no futuro frustrações podem surgem. Além de acabar nos perdendo nas ideias e assim causando um episódio de ansiedade.
Organize-se
Um ambiente bagunçado dificulta o bem-estar assim como cria sentimentos ansiosos. Pois quem vive em um local com bagunça acaba por gastar muito tempo fazendo determinadas coisas. Então, viver em um local ordenado influencia no eu equilíbrio emocional, além de que possibilita um melhor aproveitamento do seu tempo.
Esteja rodeado de pessoas que você ama
As pessoas possuem um grande valor em nossas vidas. Desta forma conviver com quem se ama, bem como quem ama você faz toda a diferença na sua vida. Pois nelas encontramos refúgio nos momentos difíceis, confiança e apoio emocional.
Reflita sobre si
Reservar um momento do seu dia para refletir sobre o que é melhor para você, assim como os seus anseios contribui diretamente para o controle da ansiedade. Desta forma você poderá se entender, e descobrir o que quer para a sua vida, e assim saber controlar seu sentimentos e medos.
Cuide dos seus pensamentos
Como dito anteriormente, os nossos pensamentos influenciam o nosso humor. Ou seja, maus pensamentos prejudicam a nossa vida, além de gerar episódios de ansiedade e estresse. Portanto, avalie suas ideias, exclua aquelas que tem condutas negativas.
Então seja capaz de se planejar e ser forte. Tenha pensamentos leves e não leve a vida como algo tão pesado, mesmo que ela seja dura. Pois os seus pensamentos bem como as suas atitudes a partir deles que irão ditar o rumo da sua vida. Portanto seja feliz e sorria, pois, o riso faz bem para a saúde emocional e assim alivia o estresse.
Confie em si mesmo
Você é a sua melhor companhia, e só você pode (ou deveria) ditar o rumo da sua vida. Então confie em si mesmo, bem com invista em uma bela parceria com você mesmo. E desta forma você será forte para lidar com a ansiedade do dia a dia.
Seja congruente e equilibrado
Busque sempre o equilíbrio entre o que você quer e o que faz, para assim ser congruente. Pois pensar de uma forma, agir de outra assim como falar de outra pode gerar muita ansiedade e confusão de pensamentos. Então encontre uma harmonia entre essas ações e se questione: Quais as minhas intenções? Vou atender às suas reais necessidades?
Fortaleça o autoconhecimento
Se conhecer é uma das coisas mais importantes para se ter uma boa saúde mental. Desta forma você saberá respeitar os seus limites, seus medos, sua capacidade bem como se proteger. E assim você diminuirá os episódios de estresse , e como consequência terá menos ansiedade.
Se prepare bem para ir dormir
Ter uma bela noite de sono influência diretamente no seu humor. E para se ter uma boa noite de sono é preciso evitar certas coisas. Como por exemplo, ações que os levem a agitação, preocupações e desgaste. Mas é claro que nem sempre poderemos controlar esses momentos.
Então sempre que possível tente não ter pensamentos complexo como os de tomadas de decisões antes de dormir. Assim como ter conversas mais leve, ouvir músicas calmas, sempre priorizando por momento mais relaxante. Desta forma seu humor ficará melhor, assim como conseguirá controlar a ansiedade.
E você, já teve episódios de muita ansiedade?
E se gostou do nosso post confira também: Sintomas de ansiedade, 25 sinais mais comuns e como controlá-los
Fontes: Minha Vida e Nova Natural
Imagem destacada: Vittude