Curiosidades

Copa do Mundo Feminina, o que você precisa saber e como assistir online

A Copa do Mundo Feminina começou e para você ficar por dentro de tudo, nós separamos algumas informações importantes sobre o mundial.

A 8° edição da Copa do Mundo Feminina começou na última sexta-feira (07/6), na França. A expectativa é que em 2019 o torneio tenha uma maior adesão do público. A partida de abertura da competição foi entre França e Coreia do Sul.

Apesar de versão feminina do torneio já existir há um tempo considerável, ela nunca foi muito popular. Isso graças a todo histórico machista de nossa sociedade que sempre julgou o futebol como um esporte masculino.

No entanto isso tem mudado, prova disso é a existência do próprio torneio. Apesar da resistência que enfrenta quanto ao alcance do público geral, a Copa do Mundo Feminina tem conquistado o público e se tornado cada vez mais popular. Neste ano, por exemplo, os jogos terão cobertura ao vivo por uma das maiores emissoras do país.

Saiba mais sobre a Copa do Mundo Feminina

1 – O interesse do público

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

Os ingressos para o jogo entre França e Coreia do Sul, que aconteceu no Parc des Princes, em Paris foram esgotados e as jogadoras puderam contar com um ótimo público já na estreia do mundial. O preço dos ingressos ficaram em torno de 40 reais. E as donas da casa vencendo pelo largo placar de 4 a 0.

Além disso, é notável o interesse dos torcedores, de forma geral, pelo fato de os bilhetes para as semifinais e a final já terem acabado. Todas estas disputadas vão ser realizadas no Parc Olympique Lyonnais, estádio do Lyon.

Nesta edição, mais uma vez, os Estados Unidos é favorito a levantar a taça pela quarta vez. Das 7 edições, a equipe estadunidense foi campeã em 3 oportunidades. Sem falar na Olimpíadas, que o time venceu por quatro vezes.

A Alemanha, por sua vez, já venceu a Copa do Mundo em duas oportunidades e levantou a taça da Eurocopa 6 vezes. Para fechar a lista, Japão e Noruega foram campeãs mundiais uma vez cada. Contudo, apesar das americanas e alemãs formarem uma verdadeira hegemonia em Copa do Mundo Feminina, o domínio das duas seleções pode estar ameaçado.

Atualmente Inglaterra e França chegam à competição na lista das principais favoritas a levantar a taça. A seleção inglesa é a terceira no ranking mundial, enquanto a francesa vem logo atrás em quarto. Além delas, no top 15 ainda tem nomes importantes como Espanha, Holanda e Itália.

Dona da casa, a França conta com nomes de peso para ajudar a conquistar o título jogando em seu próprio território. Dentre elas, destacam-se Sarah Bouhaddi, Wendie Renard, Amel Majri, Amandine Henry e Eugenie Le Sommer. O detalhe é que todas estas jogadoras pertencem ao Lyon, um dos times de futebol feminino kais consolidadas do mundo.

2 – Quanto tempo dura e quantas equipes participam do torneio?

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo FIFA 2019 terá um mês de duração. A abertura foi no dia 7 de junho e o encerramento será em 7 de julho. O torneio teve sua primeira edição reconhecida pelo órgão máximo de futebol em 1991 e, desde então,vem sendo realizada de quatro em quatro anos.

Em 2019, o Mundial terá 24 seleções e 552 jogadoras ao total. Aa duas equipes que chegarem à final farão a última partida no Estádio de Lyon. Já a disputa do terceiro lugar vai ser em Nice.

3 – Quais são os times favoritos?

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

Os Estados Unidos, atual vencedor e recordista de títulos, três (1991, 1999, 2015) de sete edições, é o favorito a levantar a taça mais uma vez. Quem também chega com confiança é a Alemanha, que deu a volta olímpica em duas oportunidades ( 2003 e 2007). Além destas seleções, o Japão também vem forte. Campeãs em 2011, na última Copa do Mundo as japonesas chegaram à final.

Enquanto isso, a França conta com o fator casa para ter vantagem. E outras equipes que não seria uma supresa se ganhassem, seria a Holanda, a Suécia e as Inglesas e as espanholas. As quatro seleções chegam forte para o Mundial.

4 – Quem são as melhores jogadoras?

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

Marta é o nome que mais chama a atenção do mundo no futebol feminino. A brasileira é a artilheira de Copas com 15 gols. Sem falar que a camisa 10 do Brasil foi eleita a melhor jogadora do planeta por 6 vezes, feito não alcançado por nenhuma outra pessoa.

Além da Rainha Marta, nomes como da americana Megan Rapinoe; da japonesa Saki Kumagai; da francesa Wendie Renard; e da alemã Dzsenifer Marozsán, são peças de destaques de suas respectivas equipes.

Apesar de contar com a melhor jogadora do mundo no elenco, o Brasil não está na lista de times favoritos a vencer o torneio. Antes de estrear na competição, o time vinha de 9 derrotas derrotas consecutivas.

No entanto, no jogo de estreia no Mundial, contra a Jamaica, o Brasil venceu de forma consistente com três gols de Cristiane. A vitória renovou as esperanças do torcedor, que viu um time confiantes dentro de campo, mesmo sem a presença de Marta. A camisa 10 ainda não se recuperou totalmente da lesão na coxa, mas a expectativa é que entre nos próximos confrontos.

A Seleção Brasileira participou de todas as edições da competição, mas ainda não conseguiu se sagrar campeã mundial. A melhor campanha foi em 2008, quando chegou à final, mas foi derrotada pela Alemanha.

5 – Quais são as novidades da edição 2019?

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

Uma das principais novidades do torneio é o árbitro de vídeo. O VAR está sendo usado pela primeira vez na competição. No entanto, a ferramenta será manuseada por homens. Outra diferença é que a FIFA dobrou a premiação em dinheiro. A seleção campeã vai faturar 3,6 milhões de euros. Ao todo, o valor chega à 27 milhões e é distribuído pelos países participantes, de acordo com o desempenho.

Copa do Mundo Feminina: como assistir online?

Tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo Feminina

  • SportV Play

O SportV irá transmitir todos os jogos da Copa do Mundo Feminina. Por isso, para quem já é assinante da TV por assinatura, com o canal incluído no pacote, é só baixar o aplicativo do SporTV Play ( android ou iOS).

  • TV Globo, GloboPlay e Globo Esporte

A TV Globo irá transmitir oa jogos da Seleção Brasileira em canal aberto. É possível assistir a transmissão ao vico por meio do GloboPlay, gratuitamente, nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Minas Gerais. Além disso, o estado do Amazonas e Brasília também estão na lista.

Computador, smartphone, tablet, Apple TV ou Android acessam o GloboPlay. Basta clicar em “Agora na Globo” e fazer o login é a senha. O GloboEsporte.com também irá os jogos transmitir em tempo real.

  • TV Band

A Band transmitiu o jogo de abertura da Copa e também a partida de estreia da seleção brasileira contra a Jamaica.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Melhor jogador do mundo: Modrić e Marta levam título no Fifa ‘The Best’ 2018.

Fonte: DW, TecnoBlog.

Imagens: Lance, Trivela, O Tempo, BM News.

Próxima página »

Escolhidas para você