Curiosidades

Cor de olho mais rara: olho verde é o menos comum do mundo

O olho verde é a cor de olho mais rara entre as mais percebidas na humanidade e, por isso, possui algumas particularidades.

Por P.H Mota

O olho verde representa a cor de olho mais rara dentro da população mundial, entre os tons mais comuns. Isso porque somente 2% das pessoas possuem esse tom na íris, sendo a maioria (16%) de ascendência celta ou germânica.

Por conta disso, a ocorrência desse tipo de olho é muito mais comum em regiões específicas da Europa, como Irlanda, Escócia e Islândia. Dessa maneira, a cor de olho mais rara na Grã-Bretanha é, na verdade, o castanho.

No entanto, se a amostragem considerar todos os tipos de olhos conhecidos, o resultado pode ser diferente. Ainda mais raros do que os olhos verdes, estão olhos vermelhos, cinzas, violetas ou com heterocromia.

Olho verde

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
The List

A cor dos olhos de uma pessoa é determinada pela herança genética obtida do pai e mãe, por meio dos cromossomos 1, 15 e 19. A partir daí, então, a combinação entre uma dúzia de genes determina qual será a verdadeira cor dos olhos.

Ela é formada pela combinação de três pigmentos específicos: a melanina (pigmento amarelo-marrom), a feomelanina (pigmento laranja-avermelhado) e a eumelanina (pigmento marrom-escuro).

Enquanto os olhos castanhos são resultados do efeito de genes dominantes, os olhos azuis surgem pela presença de dois genes recessivos. Já os olhos verdes, ocorrem como resultado de uma combinação do meio termo.

Continua após a publicidade

Origem da cor de olho mais rara

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
Mama Natural

A presença de melanina ainda ocorre, mas em quantidades menores, o que faz que a cor de olho seja mais rara. É por isso que é comum que os olhos verdes mudem de tom dependendo do clima e da luz, já que tem doses moderadas de pigmentação.

Isso ocorre porque, na verdade, ninguém tem a íris realmente verde. O tom é percebido por conta da mistura da pigmentação marrom com tons amarelados e azuis.

Além disso, os olhos podem não apresentar essa cor logo após o nascimento da pessoa. Quando nascem, os bebês possuem olhos escuros ou azuis e só adquirem sem tom definitivo depois que os melanócitos despejam melanina na íris.

Geralmente, bebês caucasianos apresentam olhos claros no início da vida, enquanto negros, hispânicos e asiáticos tem olhos muito escuros. Durante o primeiro ano de vida do bebê, então, a pigmentação determinada pelo fator genético irá se desenvolver.

Curiosidades sobre a cor de olho

É a cor mais atraente

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
uptown eye care

A raridade dos olhos verdes também diz que essa é a cor de olhos mais atraente. De acordo com uma pesquisa da All About Vision, mais de 20% dos participantes escolheu essa tonalidade como diferencial. A lista segue com olhos azuis em seguindo (16,9% dos votos) e avelã em terceiro (16%).

Olhos verdes são mais comuns em mulheres

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
Difference Between

Ainda que a ciência não tenha descoberto o exato motivo para isso ocorrer, o olho verde é mais raro em homens do que mulheres. Segundo um estudo publicado no Journal of Statistics Education, cerca de 18% das mulheres apresentaram a cor de olho, mais rara em participantes homens – apenas 12%.

Continua após a publicidade

Podem ocorrer em todas etnias

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
Afro Culture

Os olhos verdes são mais comuns em pessoas de origem celta ou germânica, mas podem aparecer em quaisquer etnias. Em regiões da Ásia, por exemplo, existem aldeões do noroeste da China famosos por terem olhos verdes e azuis, além de cabelos claros. Da mesma maneira, é possível encontrar negros com olhos claros.

Oferecem riscos à saúde

Cor de olho mais rara - porque o olho verde é o menos comum do mundo
All About Vision

Olhos com menores quantidades de melanina são menos protegidos contra a luz ultravioleta, sofrendo com maior risco de desenvolvimento de melanoma na úvea. A condição não é típica somente dos olhos verdes, mas também de outros tons mais claros. Por causa disso, pessoas com esse tom de olho precisam ter cuidado ainda maior com o uso de óculos de sol.

Fontes: Luiz Formentin, Lenscope

Imagens: All About Vision, 100% Pure, The List, Mama Natural, uptown eye care, Difference Between, Afro Culture

Próxima página »

Escolhidas para você