5 mais raras e exóticas cores de olhos que existem

Não é novidade para ninguém que animais e seres humanos podem ter uma variedade incrível de cores de olhos. E não estamos falando apenas dos castanhos, azuis e verdes.

Como você vai ver na lista abaixo, existem muitas outras cores de olhos por aí que, embora sejam raras, são de verdade e podem ser encontradas em alguns tipos determinados de pessoas.

Agora, se você está se perguntando porque existem tantas possibilidades de cores de olhos, a resposta está em nossas características poligênicas, ou seja, aquelas que são determinadas por vários pares de genes que interagem entre si.

Mas não é só isso. As cores dos olhos também são ditadas pela concentração de pigmentos na íris dos olhos, determinada pela concentração de melanina. Para quem não sabe, essa é uma espécia de proteína que determinam o tom da pele, dos cabelos e, claro, dos olhos.

Mas, explicações científicas a parte, que tal darmos uma conferida nas cores de olhos mais exóticas que existem por aí? Você vai ficar chocado com as inúmeras possibilidades.

Conheça 5 raras cores de olhos que existem por  aí:

1. Vermelho ou rosa

Sem dúvida nenhuma, essa é uma das cores de olhos mais raras que existem por aí. Normalmente, é mais fácil ver pessoas albinas com essa tonalidade de íris, já que ela ocorre devido à falta de pigmentação. Logo, quando a luz bate, o que ela acaba refletindo é a a cor vermelha dos vasos sanguíneos que está na parte de trás dos olhos.

Quando tiramos uma foto e saímos com os olhos vermelhos, por exemplo, acontece basicamente o mesmo processo de reflexo da luz.

2. Violeta

Também produzida pela falta de pigmentação, essa tonalidade também é mais comum em pessoas muito brancas ou albinas. Nesse caso, o que o corre é que a falta de pigmento, refletindo o vermelho da retina, acaba se misturando com o pigmento reduzido da íris.

Um fato curioso é que apenas 1% das pessoas no mundo têm olhos violeta. A atriz americana Elizabeth Taylor fazia parte dessa seleta fatia da humanidade.

3. Âmbar

Apesar de não ser tão “diferentona” quanto as cores de olhos que descrevemos primeiro, olhos cor de cor âmbar são raros e exóticos, pelo menos no caso dos seres humanos.

E, embora seja bem difícil encontrar pessoas com esse tom de olhos, ele é mais frequente em pessoas que nascem na Europa, em partes da Ásia e até mesmo aqui no Brasil.

Essa tonalidade, aliás, se dá devido à maior concentração de um pigmento chamado lipocromo.

4. Verdes

Embora essa seja uma das cores de olhos com as quais estamos relativamente acostumados, a verdade é que olhos verdes são bem raros. Aliás, especialistas estimam que apenas 2% da população mundial tenha esse tom de olhos.

Pessoas com olhos verdes são mais encontradas na Europa, especialmente nas regiões Norte e Central.

Sobre a cor, ela se dá também devido à pouca melanina e a grande presença de lipocromo. Mas, claro, essa não é a única particularidade dessa cor de olhos, como você já conferiu aqui, nessa outra matéria.

5. Pretos

Pode até parecer comum, mas pessoas com olhos realmente pretos são raras. A cor intensa é o resultado de uma alta concentração de melanina na íris.

Mas essa não é somente uma cor exótica e bela, ela também é rara. Apenas 1% da população mundial conta com olhos pretos e essas pessoas costumam ser da África, da Ásia ou, no mínimo, descendentes de índios americanos.

Agora, para saber se você tem olhos castanhos intensos ou se realmente tem olhos pretos, basta fazer o teste da lanterna. Mire a luz nos olhos, em frente ao espelho, e, se eles forem realmente pretos vão continuar muito escuros.

E aí, você tem olhos de alguma dessas cores? Se não tiver, não fique triste, todas as cores de olhos têm sua particularidade e são todas lindas!

Agora, falando no assunto, você pode gostar de conferir ainda: 6 coisas que a Ciência diz sobre olhos azuis.

Fonte: Fatos Desconhecidos