Ciência & Tecnologia

5 cores de olhos mais raras e exóticas que existem no mundo

A cor dos olhos é determinada pela genética, com vários genes desempenhando um papel em sua formação, inclusive nas mais raras como roxo e preto.

Geralmente, admiramos muito as cores de olhos que são menos comuns no nosso cotidiano, por isso tendemos a apreciar, sobretudo, os olhos claros, por exemplo.

Mas sabia que existem outras cores de olhos mais raras e exóticas?

Vamos te mostrar, neste artigo, as 5 cores mais raras e exóticas que os olhos podem ter.

Cores raras e exóticas de olhos

1. Preto

Fonte: Pinterest

Já iniciamos nossa lista com uma polêmica da área, já que não há um consenso acerca da existência ou não de olhos pretos.

Continua após a publicidade

Alguns especialistas afirmam que não, que esses olhos se tratam apenas de um castanho bem escuro.

Polêmicas à parte, o que importa é que essa cor de olho (seja castanho muito escuro, seja preto) está presente em apenas 1% da população.

Além disso, a existência desse tom é proveniente de uma grande concentração de melanina, pigmento que dá origem à cor marrom e variáveis, na íris.

2. Vermelho / Rosa

Fonte: Pinterest

E você já viu olhos avermelhados ou rosados por aí? Eles são, realmente, raros. Essa tonalidade é resultado de duas condições principais:

Continua após a publicidade
  • albinismo;
  • vazamento de sangue na íris.

Embora os albinos tendam a ter olhos azuis muito claros, devido à falta de pigmento, algumas formas de albinismo podem fazer com que os olhos pareçam vermelhos ou rosados.

Isso ocorre, por causa da falta total de melanina nos olhos. Tal condição permite, dessa maneira, enxergarmos o sangue por trás dos olhos quando são iluminados.

Interessante, não é?

3. Âmbar

5 mais raras e exóticas cores de olhos que existem
Fonte: Pinterest

Os olhos com essa cor são fascinantes, já que não são encontrados facilmente. Embora se assemelhe aos olhos castanhos, os olhos âmbar são levemente avermelhados.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, é importante ressaltar que essa cor se apresenta de forma sólida e uniforme, como consequência de:

  • baixa concentração de melanina,
  • da alta concentração de lipocromo, pigmento que dá origem a cores mais avermelhadas ou amareladas.

Aliás, essa cor de olhos é muito mais frequente em animais do que em humanos.

Já viu alguém com os olhos âmbar?

Continua após a publicidade

4. Olhos verdes

Fonte: Pinterest

Apenas 2% da população mundial possui olhos verdes, ou seja, essa cor é definitivamente rara. Ela é formada da seguinte maneira:

Continua após a publicidade
  • muito pouca melanina;
  • uma explosão de lipocromo;
  • a dispersão de luz de Rayleigh, que reflete no tecido conjuntivo amarelo e pode formar uma variedade de tons de verde.

Sabia disso?

5. Violeta

5 mais raras e exóticas cores de olhos que existem
Fonte: Pinterest

Essa cor é mais frequentemente encontrada em pessoas com albinismo, pela mesma razão dos olhos vermelhos. Porém, aqui, neste caso, existe uma mistura de cores.

Combine a falta de melanina, que geralmente deixa os olhos azuis, com o vermelho da luz refletida nos vasos sanguíneos dos olhos e você terá um lindo par de olhos de cor violeta!

Os olhos violetas são os considerados mais raros e exóticos. Não há como discutir, não é?

Continua após a publicidade

Heterocromia

Fonte: Pinterest

Essa não é uma cor definida, mas sim uma condição ocular rara em que a cor de uma íris diferente da outra ou quando há uma mancha na íris de uma cor totalmente diferente do resto.

Em suma, é um tipo bastante incomum de coloração para os olhos. Embora muitas pessoas usem lentes de contato para deixar a cor dos olhos mais uniforme, sem dúvidas, é uma raridade que deveria ser ostentada.

O que determina a cor dos olhos?

5 mais raras e exóticas cores de olhos que existem
Fonte; Pinterest

Por fim, vários genes diferentes desempenham um papel na determinação da cor dos olhos. A maioria deles tem algo a ver com o transporte, produção e armazenamento de melanina.

Conforme tiver mais melanina na íris os olhos ficam castanhos ou mais escuros, enquanto menos melanina pode significar olhos verdes, azuis ou cinzas.

Continua após a publicidade

Além da quantidade de melanina produzida, a quantidade que está presente na parte frontal e posterior da íris, bem como a composição da camada de estroma intermediária, determina a cor dos olhos.

Aliás, vários genes trabalham na determinação dessas variáveis e muito sobre isso ainda está sendo investigado.

Então, você tem olhos de alguma dessas cores? Se não tiver, não fique triste, todas as cores de olhos têm sua particularidade e são todas lindas!

Agora, falando no assunto, você pode gostar de conferir ainda: 6 coisas que a ciência diz sobre olhos azuis.

Continua após a publicidade

Fonte: Newlentes, Bonde, L’Officiel, Lenscope.

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você