Curiosidades

Cores dos meses, o que são? Para que servem e importância

O nosso calendário é representado pelas cores dos meses, cujo objetivo é chamar a atenção e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde.

Você já deve ter ouvido falar em Maio Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, etc. Mas você sabe o que essas cores dos meses significam? Ao longo do ano nosso calendário é dividido em cores que representam campanhas voltadas para a conscientização e prevenção de doenças.

Ou seja, cada mês possui uma cor específica que serve para chamar a atenção sobre a importância em cuidarmos da nossa saúde e ter uma vida mais saudável.

No entanto, ainda não existe um calendário oficial sobre as cores dos meses. Porém, isso não impede que as campanhas sejam cada vez mais divulgadas e abraçadas por pessoas ao redor do mundo.

Mas, para que isso acontecesse, organizações médicas, ONGs e grupos organizados estabeleceram cores para os meses do ano e começaram a realizar campanhas em cada mês. Tendo como objetivo difundir e ampliar o alcance entre as pessoas, assim, quebrar preconceitos, conscientizar e instruir sobre como prevenir doenças.

Continua após a publicidade

Portanto, cada ação promovida por esses grupos são fundamentais para o crescimento dessas campanhas, obtendo um maior engajamento das pessoas. Por fim, conheça as cores dos meses e suas campanhas de prevenção de doenças.

Cores dos meses: Janeiro Branco

Imagem: HSVP

As cores dos meses começam com o Janeiro branco. No primeiro mês do ano, é realizadas campanhas de alerta sobre a saúde mental. Com isso, as campanhas no mês de Janeiro buscam ressaltar a importância de cuidarmos da saúde física e emocional. Buscando um total bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.

Fevereiro Roxo / Laranja

Imagem: Clínica R Sul

Entre as cores dos meses temos no segundo mês do ano o Fevereiro Roxo e Laranja. Sendo que a cor roxa significa a conscientização sobre as doenças lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer.

Já o Fevereiro Laranja, é responsável por campanhas de conscientização sobre a leucemia.

Continua após a publicidade

Março Azul Escuro

Imagem: Live Here

Durante o mês do Março Azul, são realizadas campanhas voltadas para o debate e prevenção ao câncer colorretal.

Cores dos meses: Abril Verde / Azul

Imagem: Colégio Ibituruna

É uma das cores dos meses que possui engajamento em todo o mundo. Sendo que Abril Azul é voltado para o debate sobre Autismo, pois, em 2 de Abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização  do Autismo.

Já Abril Verde trás campanhas sobre a conscientização da importância da Segurança no Trabalho.

Maio Amarelo / Vermelho

Imagem: IESP

O mês de Maio Amarelo tem como objetivo a prevenção de acidentes de trânsito.

Continua após a publicidade

Já as campanhas do mês de Maio Vermelho busca informar sobre a hepatite.

Cores dos meses Junho Vermelho

Imagem: Anasps

O sexto mês do calendário trás Junho Vermelho, que tem como objetivo a conscientização quanto à importância de doar sangue. Pois em 14 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Ademais, o Junho Vermelho é destinado à conscientização sobre como evitar e tratar a anemia.

Cores dos meses: Julho Amarelo

Imagem: O Victoriano

Em Julho Amarelo, as campanhas de saúde são voltadas para a conscientização sobre o câncer ósseo, além da prevenção de hepatite virais.

Continua após a publicidade

Agosto Dourado

Imagem: CRF- ES

Entre os dias 1 e 7 de Agosto acontece a Semana Mundial da Amamentação. Por isso, Agosto Dourado serve para ampliar a disseminação de informações sobre o aleitamento materno.

Setembro Verde / Vermelho / Amarelo

Imagem: Centro Alliance

As cores dos meses são bastante debatidas no mês de Setembro, onde o Setembro Verde tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e a prevenção do câncer de intestino.

Ademais, o Setembro Vermelho serve para a conscientização sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, buscando hábitos saudáveis para manter a saúde do coração. Já o Setembro Amarelo, tem como objetivo a prevenção ao suicídio.

Cores dos meses: Outubro Rosa

Imagem: Maré de notícias

Uma das cores dos meses mais difundida e conhecida no mundo todo é a do Outubro Rosa. Inclusive, foi à primeira campanha criada, cujo início foi nos Estados Unidos na década de 1990. Ademais, o objetivo é a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Continua após a publicidade

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa foi em 2002, quando iluminaram por inteiro o Obelisco do Ibirapuera de rosa. Então, a partir dessa data, todos os anos várias cidades do país costumam organizar vários eventos para a conscientização da doença. Por exemplo, mutirão de exames e consultas, palestras, distribuição de folhetos explicativos, corridas, etc.

Novembro Azul / Dourado

Imagem: Novo Varejo

Assim como Outubro, o mês de Novembro também é bastante conhecido. Portanto, o Novembro Azul tem como objetivo a conscientização, quebra de preconceitos e o combate ao câncer de próstata. Além do combate ao diabetes.

Ademais, o Novembro Dourado tem como objetivo a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Dezembro Vermelho / Laranja

Imagem: Hospital Chama

Portanto, para encerrar as cores dos meses temos o Dezembro Vermelho e Laranja. Sendo que o Dezembro Laranja ressalta a importância da prevenção e combate ao câncer de pele.

Continua após a publicidade

Ademais, o Dezembro Vermelho tem como objetivo difundir a necessidade de prevenir a AIDS.

Em suma, as cores dos meses do calendário buscam ressaltar a importância em cuidar da saúde e do bem estar do corpo. Além de conscientizar sobre a prevenção e tratamento de doenças. Pois, graças a essas campanhas, pessoas no mundo todo podem tomar conhecimento e ajudar a compartilhar informações e experiências.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: O significado das cores das marcas famosas.

Fontes: Conquiste sua vida, Globo

Continua após a publicidade

Imagens: Super Abril, HSVP, Clínica R Sul, Live Here, Colégio Ibituruna, IESPE, ANASPS, O Victoriano, CRF- ES, Centro Alliance, Maré online, Novo Varejo, Hospital Chama

Próxima página »

Escolhidas para você