Depois da dengue, h1n1 e zica, surgiu um novo vírus que vem causando alvoroço no Brasil. Chamado coronavírus, a pneumonia teve início na China no final de 2019. Mesmo com os esforços do governo Chinês para que a doença não se espalhasse, ela alcançou todos os continentes, e desta forma já existem casos do coronavírus no Brasil.
Ela surgiu após autoridades chinesas notificarem casos de uma questionável pneumonia na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019. Assim como o surto inicial atingiu as pessoas que tiveram contato com o mercado de frutos do mar da cidade. Ou seja, a suspeita era de que a transmissão dessa variação do coronavírus teria acontecido entre os animais marinhos e humanos.
E embora a doença tenha se manifestado a pouco tempo, com seu primeiro caso registrado pela OMS dia 31 de novembro, ela já fez cerca de 3 mil vítimas pelo mundo. E como resultado, o coronavírus no Brasil já colocou a população em alerta, com um total de 433 casos suspeitos do novo coronavírus, número esse de 02 de março.
Casos confirmados de Coronavírus no Brasil
Mesmo que o coronavírus no Brasil já tenha gerado cerca de 488 suspeitos, apenas 2 casos foram confirmados, assim sendo causado pelo vírus descoberto na China. Bem como, ambos os pacientes, homens, um de 61 anos e outro de 32 estiveram recentemente em viagem pela Itália.
O país europeu foi severamente atingido pela doença, e já possui mais de mil casos confirmados, contudo os números continuam a subir. Já no Brasil, os dois pacientes confirmados forma diagnosticados no Hospital Albert Einstein, assim como permanecem em quarentena em suas casas, por não estarem em estado grave.
E em recente estudo, divulgado nesta segunda, dia 02 de março, mostrou que o genoma do coronavírus isolado no segundo paciente se difere da do primeiro. Gerando assim uma certa preocupação sobre a evolução da doença. Desta forma os casos considerados suspeitos envolvem pessoas que estiveram em países com alto índice de transmissão.
A exemplo temos os países asiáticos, sendo a China a principal, países da Europa, como a Itália. Sendo os seus sintomas, dores de cabeça, dores musculares e febre. Sintomas esses que podem ser confundidos com outras doenças, como dengue, h1n1 assim como uma simples gripe.
Suspeitas pelo Brasil
O atual número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil reflete um aumento de cerca de 71%. Isso é porque os números não haviam sido atualizados no fim de semana, saltando assim de 252 para 433 suspeitas, na segunda-feira, dia 02 de março. Desta forma os casos até o momento registrados em cada Estado foram:
- Rondônia – 1 suspeito;
- Amazonas – 1 suspeito, assim como 1 descartado;
- Pará – 2 suspeitos, assim como 2 descartados;
- Maranhão – 1 suspeito, assim como 1 descartado;
- Piauí – 1 suspeito, assim como 2 descartados;
- Ceará – 6 suspeitos, assim como 6 descartados;
- Rio Grande do Norte – 2 suspeitos, assim como 6 descartados;
- Paraíba – 2 suspeitos, assim como 1 descartado;
- Pernambuco – 4 suspeitos, assim como 10 descartados;
- Alagoas – 3 suspeitos, assim como 1 descartado;
- Sergipe – 1 suspeito;
- Bahia – 9 suspeitos, assim como 14 descartados;
- Minas Gerais – 48 suspeitos, assim como 4 descartados;
- Espirito Santo – 5 suspeitos, assim como 6 descartados;
- Rio de Janeiro – 42 suspeitos, assim como 27 descartados;
- São Paulo – 163 suspeitos, assim como 48 descartados e 2 confirmados;
- Paraná – 7 suspeitos, assim como 8 descartados;
- Santa Catarina – 36 suspeitos, assim como 4 descartados;
- Rio Grande do Sul – 73 suspeitos, assim como 10 descartados;
- Mato Grosso do Sul – 6 suspeitos, assim como 1 descartado;
- Mato Grosso – 5 suspeitos;
- Goiás – 3 suspeitos, assim como 7 descartados;
- Distrito Federal – 12 suspeitos, assim como 3 descartados.
Dados do dia 02/03/2020
O coronavírus pelo mundo
Ásia – a maior preocupação
Um dos continentes mais afetado pelo coronavírus foi o asiático, assim como sua origem deu-se na China. Desta forma outros países asiáticos registraram saltos gigantescos nós números de infectados. Assim como a Coreia do Sul registrou o segundo maior número de pacientes, e no todo já são cerca de 3.736 infectados pelo novo coronavírus no país.
Igualmente, com altos números temos o Irã com 978 pessoas contaminadas, o Kuwait com 46. Assim sendo a maioria por pessoas que estiveram em território iraniano, bem como contraíram a doença por contato.
Além de que vários países já cancelaram eventos, para assim tentar deter o crescimento da doença. A exemplo temos o Catar, que cancelou a corrida de abertura da temporada de moto, chamada MotoGP, que ocorreria dia 08 de março.
Outros países
A Itália é o país fora da ásia com o maior número de infectados, passando dos mil casos registrados. Assim como o primeiro caso de Covid-19 da República Dominicana é de um cidadão italiano, de 62 anos, que chegou ao país dia 22 de fevereiro. E assim o vírus está se alastrando pelo mundo.
Desta forma a França já registrou ceca de 130 casos, a Alemanha 117, assim como San Marino e a República Tcheca já confirmaram seus primeiros diagnósticos. E como resultado, países como a Tailândia e até a Austrália já registraram vítimas fatais da doença. Assim como o coronavírus no Brasil já foi confirmado em 2 pacientes.
Origem do Coronavírus
Este novo vírus é uma variação da família coronavírus, sendo os primeiros identificativos em meados de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde. Assim como a variação originada na China recebeu o nome de COVID-19, pela OMS, no dia 11 de fevereiro.
Além de que no passado existiram outras variações do vírus, como o SARS-CoV e o MERS-Cov, que são bem conhecidas no meio cientifico. Contudo ainda não há um entendimento claro de como ocorreu a sua mutação, que permitiu o surgimento de um novo coronavírus. Sendo que ele já foi detectado por vários países, assim como no Brasil.
Sua transmissão de origem para os humanos também é desconhecida, sendo a maior suspeita sendo de animais silvestres. Assim como a primeira hipótese é que o novo vírus esteja vinculado a animais marinhos. Isso é porque esse novo surto do coronavírus teve início em um mercado de frutos do mar, em Wuhan, na China.
Precauções a serem tomadas
A doença se espalha assim como uma gripe, por contato físico, por gotículas, bem como por lugares frequentados ou contaminados por pessoas infectadas. Então as recomendações são simples:
- Lavar as mãos (sendo ideal esfrega-las por cerca de 15 a 20 segundos), sempre que chegar em casa, manipular alimentos, após usar o banheiro.
- Em ambientes públicos, não toque na boca, nariz ou olhos sem antes lavar as mãos.
- Uso do Álcool em gel.
- Uso de máscaras em lugares com altos índices de contaminação.
- Sempre manter o ambiente limpo e higienizado.
- Higienizar objetos de uso constante, como celulares.
Pesquisas sobre a doença no Brasil
Em apenas 48h, do primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil, pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do vírus que havia chegado ao país. Desta forma, a pesquisa foi realizada por cientistas do Instituto Adolfo Lutz e do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford.
Tal descoberta irá ajudar a entender como a epidemia funciona. Além de que a conquista ocorreu de forma muito rápida, enquanto em outros países as pesquisas levam em média 15 dias. Desta forma a mostra retirada do primeiro paciente mostrou que o vírus veio da Itália. Assim como é geneticamente semelhante ao genoma encontrado no da Alemanha.
Ou seja, conhecer os genomas completos dos vírus permitirá a compreensão de como se dá a sua dispersão. Além de detectar possíveis mutações e evoluções da doença. Assim, podendo contribuir para o desenvolvimento de vacinas ou possíveis tratamento parra o coronavírus.
Vale lembrar que a doença está em constante crescimento, e desta forma os cientistas estão em uma verdadeira corrida contra ela. Desta forma a todo momento o dados são atualizados, sempre que surge alguma nova suspeita ou alguma confirmação.
E se gostou do nosso post confira também: Infecção pela dengue pode proteger contra o Zika vírus
Fonte: Estadão, G1 (TEXTO 1, TEXTO 2, TEXTO 3)e UOL
Imagem destacada: Catraca Livre
Um comentário em “Coronavírus no Brasil – Origem, casos confirmados e doença no mundo”